Exuberantes criações de alta-gastronomia. Delicie-se com os pratos do exclusivo evento “Kitchen Part
E hoje volto com detalhes do cardápio daquela que foi a “Kitchen Party” do ano, o evento Fine Wines & Food que reuniu a mais de 25 chefs nacionais e internacionais e a degustação de vários produtos gourmet, vinhos e bebidas espirituosas, no Vila Vita Parc, no passado fim de semana.
O jantar volante decorreu nos belíssimos salões e terraços-jardins do Vila Vita Parc, onde cada chef tinha a sua estação de cozinha ao vivo. O repto para os comensais estava em conseguir provar todas as iguarias, pois mesmo servidas em pequenas doses, a oferta primou pela fasta abundância. Um cardápio de luxo composto por 22 pratos, dos quais cinco sobremesas, distribuído por diferentes salões e ambientes, por onde se passeavam os convidados, interatuando com os chef, e ao som do swing da banda de jazz ou do pop-dance do DJ.
Estação do Chef Leonel Pereira, do São Gabriel.
Ontem já destaquei algumas das composições gastronómicas, mas tantas outras ficaram por descrever. De entre o conjunto dos pratos-assinatura ou de tributo ao Algarve, destaco pela leveza e complexidade do sabor a “cavala com pepino, coco e coentro” do alemão Martin Fauster. Trata-se de uma surpreendente experiência em boca, onde cada garfada apresenta sabores frescos e originais, graças aos distintos ingredientes usados na guarnição do filete de peixe (foto). o Chef Fauster foi galardoado com uma estrela Michelin pelo trabalho realizado no restaurante Königshof, em Munique, na Alemanha.
Cavala com pepino, coco e coentro, do Chef Martin Fauster.
O algarvio Chef Leonel Pereira, reconhecido com uma estrela Michelin e diversos outros prémios atribuídos pela crítica nacional, apresentou uma conversa entre sabores da terra e mar que se materializada em “endívia, lagostim e os tradicionais pezinhos de porco”, e que pode ser degustada também no novo menu do restaurante São Gabriel, em Vale do Lobo.
Atraídos pelo aroma da sopa de cebola chegámos à estação do chef italiano Rolland Trettl , que trouxe uma interpretação deste clássico francês, com queijo gruyère, chalotas e crosta de pão feita ao forno.
Talvez ideado no promontório marítimo da Fortaleza da Guia, no Guincho, chegou-nos o prato do francês Chef Vincent Farges (uma estrela Michelin), os “rojões de porco preto estufado em molho de cerveja preta, puré de batata com trufa branca e crocante de pele de porco”. Um prato reconfortante que ligava bem com o pinot-noir Gevrey Chambertin, 2011 da Maison Chanson Pére et Fils, da região francesa de Côte de Nuits (foto).
A estação de prova do francês Gevrey Chambertin, 2011.
O Chef alemão Joachim Koerper, afincado há muitos anos em Lisboa e galardoado com uma estrela Michelin no restaurante Eleven, apresentou uma vieira com “ketchup de pepino” e caviar de limão (foto). O portuense Chef Pedro Lemos do restaurante homónimo trouxe um dos seus pratos-assinatura, o salmonete com molho de assado e vinagre velho, mármore de tinta de choco e ervilhas (foto) que harmonizava com champanhe francês de bolha fina, o Diamant da Vranken Pommery.
Vieira com ketchup de pepino e caviar de limão, Chef Joachim Koerper
O salmonete do portuense Pedro Lemos
O Chef Russel Bateman serviu uma vieira complementada com uma suave pannacota de espargos ingleses, menta, erva-vinagreira e ervilhas.
Juan Amador, o chef com três estrelas Michelin de ascendência castelhana mas que está a singrar profissionalmente na alta-gastronomia alemã com o restaurante “Amador” em Mannheim, perto de Frankfurt, apresentou uma “lagosta com puré de coco, quadradinhos de manga e o doce-amargo do alcaçuz” (foto).
O jovem Chef Gert de Mangeleer, que com apenas 33 anos conseguiu a mais alta distinção gastronómica do mundo - as tão desejadas três estrelas Michelin, trouxe a Portugal um amuse bouche do seu restaurante Hertog Jan, um capuccino de espuma de batata com café moído, óleo de baunilha e queijo mimolette (foto). A criação do jovem prodígio belga harmonizou com um tinto português de grande caráter, o Manoella 2012, da região do Douro que inunda com o perfume das amoras e do chocolate negro (foto).
Capuccino de três estrelas Michelin.
No terraço exterior e com as idílicas vistas noturnas ao jardim e ao lago, encontrámos a estação dos chefes de ascendência japonesa e que brilham com uma estrela Michelin, no restaurante UMU em Londres. Yoshinori Ishii e Masato Nishihara (foto) apresentaram um tataki de atum (Bonito Atlântico) fumado ligeiramente com ervas no barbecue “The Green Egg” e servido com um aromático molho ponzu e alhinho frito com salada japonesa.
Numa das cozinhas com DJ ao vivo e iluminação vanguardista, esperava-nos a alma gastronómica do Yeatman de Vila Nova de Gaia, o Chef Ricardo Costa com a interpretação pós-moderna do leitão à bairrada, uma crocante talhada de leitão assada a baixa temperatura, com molho de cabidela, croquete e geleia de laranja. Fantástica! Na mesma estação esperava-nos outra boa surpresa, a criação marinha do Chef João Rodrigues, do restaurante Feitoria do Hotel Altis, em Lisboa. O chef que queria ser biólogo marinho cristalizou a sua paixão pela natureza e o mar num arroz de “baixa-mar” de Alcácer do Sal, com toque de algas e salicórnia, percebes e navalhas.
Chef Ricardo Costa e o leitão pós-moderno :)
O Chef Alfons Schubeck na Alemanha é o equivalente ao Chef Rui Paula em Portugal, em termos de mediatismo televisivo quero dizer. Há vários anos que Schubeck tem uma agenda mediática preenchida, com participações diversas em programas de gastronomia e concursos culinários, conquistando o público alemão, não apenas com a sua arte, mas também pela sua vibrante personalidade. O chefe já galardoado com uma estrela Michelin no seu restaurante “Schubeck” na bela cidade de Munique, desmarcou-se de todos os outros chefes nesta “Kitchen Party”, apresentando um prato simplíssimo, uns spaghettinis perfumados com manteiga, chili e trufa negra (foto). Mas era preciso ver (e provar) a opulenta montanha de trufa ralada que crescia sobre cada pratinho de spaghettinis. Uma performance portanto bem estudada, cuja intenção era quiçás demostrar que apesar de todas as técnicas laboratoriais, o mais importante em cozinha, é e sempre será, o sabor autêntico da matéria prima.
O Chef Alfons Schubeck concentrado com os spaghettinis.
Pura indulgência, mais trufa que pasta...
E já que referimos o mediático Chef Rui Paula, recordemos também o prato que apresentou na Kitchen Party. Uma “variação de lulas e arroz” (foto) cujo empratamento destacava pelo jogo bicolor da zebra de lula, composta por tinta de choco, um arroz crocante tufado (frito e desidratado) e um fundo de molho bordalês, elaborado com vinho tinto de Bordéus. A reinterpretação do tradicional arroz de lula em tinta chamou à atenção pelo seu visual apelativo e contemporâneo, mas em boca surpreendeu por apresentar todos os sabores esperados da cozinha tradicional portuguesa.
Variação de lulas e arroz do Chef Rui Paula
De todas as iguarias (e perdoem-me queridos chefes) há sempre uma que nos marca mais. E neste evento, tenho que reconhecer que fiquei gastronomicamente apaixonada pelo trabalho do Chef Vítor Matos, do restaurante Largo do Paço, em Amarante. Matos trouxe um creme de foie-gras de ganso harmonizado com um vinho Dalva Moscatel 2013, assinado pelo próprio chefe. O foie-gras é um produto clássico em alta-gastronomia e todos os grandes chefes já apresentaram versões que ficaram na história da Michelin ou da Gault Millau. Por isso considero uma tarefa árdua e arriscada, apresentar novas interpretações ou criações que consigam surpreender o paladar dos públicos mais exigentes. Porém, esta inspirada combinação de “creme de foie-gras, gelatina de moscatel com vinagre balsâmico de modena, lasca de beterraba, ruibarbo confitado, figo, pinhões, sorbet de ruibarbo, espuma de beterraba e miscelânea de germinados com amores perfeitos” (foto) foi um dos pratos que mais sensações positivas me deixou. Este creme de foie experimenta-se em todo o seu esplendor se harmonizado com o vinho moscatel de 2013, da produtora Dalva, de Vila Nova de Gaia, com um “blend” escolhido pelo próprio Chef Vítor de Matos.
Creme de Foie-gras do Chef Vítor Matos
E termino o post de hoje com o prato do anfitrião, Chef Hans Neuner, galardoado com duas estrelas Michelin pela arte desenvolvida no Ocean, o restaurante gourmet do Vila Vita Parc. Conhecido pelas suas criações ligadas ao mar, Neuner surpreendeu ao apresentar um gigante e saborosíssim “entrecosto de porco preto” elaborado com carne alentejana da Herdade dos Grous. Naturalmente que este prato foi harmonizado pelo somellier Luis Duarte, com um bom copo de reserva tinto de Herdade dos Grous, com notas de fruta madura, especiarias e folha de tabaco.
E hoje fico por aqui, pois para amanhã guardo a descrição das (surpreendentes) sobremesas doces e salgadas e das delicatessen que deleitaram os mais de trezentos convidados. Certamente são eventos deste tipo que posicionam Portugal como destino turístico de excelência e que elevam a imagem dos chefs e produtores nacionais, colocando-os lado a lado dos melhores profissionais internacionais da sua área. E para mim, enquanto amante da arte culinária, poder provar todas estas iguarias representa uma alegria tão grande, como levar uma criança pequena à Disneyland! Isso sim, esta semana tenho que fazer mais visitas ao ginásio para contrabalançar a disparatada ingestão de calorias... Mas, o que seria desta vida sem os prazeres da mesa? Muito mais triste, com certeza!
O Avenida Chique deseja agradecer o convite à organização do “Fine Wines & Food Fair” e ao Vila Vita Parc.
#VilaVitaParc #KitchenParty #delicatessen #algarve #Algarve #EstrelasMichelinnoAlgarve #Turismo #TurismoGastronómico #KitchenParty2015 #FineWinesFooddoVilaVitaParc #KitchenParty2015FineWinesFood #FineWinesFoodFair #turismodoalgarve #turismodeportugal #ChefRuiPaula #DeltaCafés #ÁguadasPedras #IguariasdeExcelência #Joselito #Boulangerie #QueijariaCheeseShopBar #CacaodiVine #ChefRaúlCachola #ChefKarlheinzHauser #ChefDieterKoschina #ChefYvesMichoux #ChefBenoitSinthon #ChefAlfonsSchuhbeck #ChefJoãoRodrigues #ChefRicardoCosta #ChefJuanAmador #ChefRolandTrettl #ChefMartinFauster #ChefRusselBateman #ChefLeonelPereira #ChefVincentFarges #ChefGertDeMangeleer #ChefPedroLemos #ChefMiguelLaffan #ChefJoachimKoerper #ChefHansNeuner #variaçãodelulasearroz #cavalacompepinococoecoentro #LargodoPaço #LargodoPaçoAmarante #moscatelDalva #KurtGilig #AnaMúsico #pt