top of page

A Andaluzia, no sul de Espanha é uma excelente alternativa de viagem para nós, portugueses. Primeiro, é uma região que nos está muito próxima, é facilmente acessível em carro, permite escapadas curtas de fim-de-semana, ao mesmo tempo que oferece diversidade suficiente para passar temporadas mais longas.  

 

Para quem não queira conduzir até Sevilha, existem alguns voos diretos entre Lisboa e Sevilha e também entre Porto e Sevilha, mas as ligações não são frequentes, não são baratas e ainda é necessário adicionar o valor do carro de aluguer. Por isso, considero que a melhor forma de descobrir a Andaluzia é realizar o percurso em carro próprio. E como atualmente a gasolina está muito mais barata em Espanha, encher o depósito é uma alegria para o orçamento...

 

Segundo, a cultura dos andaluzes é marcada pelo “salero”, essa alegria de viver tão genuína, temperada pela mistura eclética de influências moçárabes, romanas, castelhanas e ciganas. Para quem quer conhecer as principais cidades andaluzas e dispõe de pouco tempo, recomendo, com veemência, uma escapada de 6 dias dividida em estâncias curtas de dois dias pelas principais cidades: Sevilha, Granada e Córdoba.

 

Esta proposta inclui um dia e meio de visita em cada cidade, e meio dia para viagens e mudanças de hotel. É um percurso perfeito para as férias da Páscoa, ou para qualquer altura do ano. Porém, abstenho-me de visitar esta região de Espanha em Julho e Agosto, pois as temperaturas são muito altas, chegando a ultrapassar os 45 graus.  Eu e o meu marido fizemos este trajeto em Janeiro e gostámos tanto que voltaremos a repeti-lo quando nos seja possível.

 

Aqui ficam as orientações gerais para o percurso. Cada lugar  tem direito a um post específico. Faça click no link para aceder à respetiva crónica de viagem. 

 

 

 

Sevilha, capital da Andaluzia.

 

O que fazer? (Itinerário pensado para um dia e meio de visita)

 

1 - Passeio em charrete de cavalos pela zona histórica incluindo a visita ao Parque de Maria Luísa, a Praça de Espanha e aos principais Pavilhões da Exposição Universal.

(duração:  uma hora, preço por charrete 45 euros);

 

2 - Visita à Catedral de Sevilha e a Torre da Giralda

(planeie pelo menos uma hora e meia);

 

3 - Visita ao Palácio Real de Alcázar, um conjunto histórico com mais de mil anos e um dos palácios mais antigos de Espanha. Reserve pelo menos duas horas para visitar o Alcázar. (ler mais)

 

4 - Visita aos Bairros Típicos “Santa Cruz” e “Triana”

A cidade de Sevilha é muito agradável, por isso recomendo o passeio pela zona histórica em especial pelo “Barrio de Santa Cruz”, um bairro muito típico com casinhas de traça andaluza, ruas empedradas perfumadas com laranjeiras e “páteos” com flores e azulejos de coloridos. Outra bela experiência é o “Paseo de las Delícias”, maravilhar-se com os edifícios junto ao rio de Guadalquivir. É interessante descobrir as diversas influências arquitectónicas, as judiarias e os diferentes ambientes, as lojas típicas, atravessar a ponte e descobrir o típico e irreverente “Barrio de Triana”.

 

5 - Noite de Flamenco na Casa Anselma

Se quiser assistir a uma autêntica noite de flamenco, fuja dos lugares turísticos. A minha recomendação é visitar o “tablao” tradicional da Casa Anselma (calle Pagés del Corro 49). Fica no genuíno Bairro de Triana, do outro lado do rio Guadalquivir. Asseguro-lhe que vai viver uma noite muito especial, pois este lugar é apenas frequentado por sevilhanos ou espanhóis amantes do flamenco. (ler mais)

 

6 - Ir de tapas por Sevilha. A nossa recomendação gastronómica recai sobre o Mercado de La Lonja aberto há pouco mais de um ano, trata-se de um antigo edifício do princípio do séc. XX transformado num belo mercado gastronómico. Cada lojinha oferece uma experiência gastronómica que maravilha os cinco sentidos. É também muito frequentado por celebridades da tauromaquia e da sociedade sevilhana. (ler mais)

 

Alojamento recomendado: Sevilha dispõe de uma boa oferta hoteleira da qual destacamos os cêntricos Hotel Meliá Colón ***** (ler mais) e  o mítico Hotel Alfonso XIII ***** (ler mais).

 

 

 

Granada 

 

O que fazer?

 

1 - Visitar o conjunto de Palácios da Alhambra e Generalife com os seus luxuriantes jardins e fontes (reserve pelo menos duas horas).

 

2 - Dar um passeio pelas colinas e bairros da cidade: Albaicín, Realejo, Alhambra e Centro . Tomar chá numa “teteria típica”, por exemplo, a Kasbah (calle Caldería Nueva).

 

3 - Visitar o Mirador de San Nicolás (se possível ao anoitecer para ver o maravilhoso pôr-do-sol, as vistas sobre a Alhambra e a Serra Nevada e as luzes que transformam Granada num idílico belém).

 

4 - Visitar o mercado árabe. Perda-se nas ruelas e deixe-se contaiar pelos aromas das especiarias e as cores vivas dos tecidos. Parece mesmo que estamos num exótico mercado do norte de África.

 

5 - Passear à noite pelas atribuladas avenidas comerciais da cidade. Os granadinos são pessoas cheias de vida, gostam de conviver e de sair. As lojas estão abertas até tarde e é impressionante ver como as ruas comerciais se enchem de gente e de sorrisos. A agitação e o rebuliço sentem-se especialmente nas noites de sexta e sábado.

 

6 - Passar uma noite flamenca numa das várias famosas grutas ciganas as “Cuevas  de Sacromonte”. Ali canta-se e dança-se um flamenco de raça cigana, a “Zambra”, numas salas de baile cavadas na rocha, usadas há vários anos como habitações ilegais das famílias ciganas de Granada. Antigamente, as colinas de “Sacromonte” eram bairros perigosos, cheios de mistério onde nem a polícia se atrevia entrar. Ali reinava a lei e ordem cigana. Hoje, transformou-se num ponto de atração turística da cidade. Se só tiver um dia disponível para visitar Granada, durante o dia maravilhe-se com a arquitetura e a história dos Palácios de Alhambra e Generalife e à noite perda-se no ritmo das zambras numa das Cuevas de Sacromonte. Depois do espetáculo, suba ao mirador de San Nicolás e despeça-se de Granada em grande. (leia mais)

 

7 - Descobrir uma experiência gastronómica de excelência. A nossa recomendação é o Restaurante La Fábula, do Chef Ismael Delgado. (leia mais)

 

Alojamento escolhido Hotel Hospes Palácio dos Patos ***** (leia mais)

 

 

 

 

Córdoba

 

O que fazer? 

 

1 - Visitar a Mesquita-Catedral e se possível realizar uma visita guiada noturna.

 

2 - Passeio em charrete de cavalos pela cidade antiga.

 

3 - Realizar a visita dos pátios "páteos" andaluzes, motivo de orgulho dos cordobeseses.

 

4 - Passear na Ponte Romana e ver o Arco de Triunfo.

 

5 - Comer umas tapas num dos muitos bares junto à Catedral. 

 

6 - Tomar um gin tonic junto ao rio.

 

 

Recomendação de Alojamento: Hotel Hospes Palácio del Bailio, *****

 

 

 

 

 

Andaluzia Mítica.

À descoberta de Sevilha, Granada e Córdoba...

Check back soon
Once posts are published, you’ll see them here.
Check back soon
Once posts are published, you’ll see them here.
Check back soon
Once posts are published, you’ll see them here.
Sobre Mim

Um blog sobre a essência do bom viver. O Avenida Chique é um blog português sobre viagens, turismo e gastronomia para quem desfruta com os grandes prazeres da vida: restaurantes de eleição, hotéis e spas, os melhores vinhos e cocktails, viagens cá dentro e lá fora, artes e cultura. 

Seja muito bem vindo/a ao 

Avenida Chique!

Sobre o Blog

Espreite o nosso Facebook

Advertisement / Publicidade

Fique a par das Novidades!

Newsletter

Sugestão Gourmet?

Vamos cuidar de nós?

Livros Recomendados:

As joias do Algarve...

Receba "em primeira mão" os posts do Avenida Chique no seu e-mail!

Parabéns! Sua assinatura foi concluida. Já pertence ao Club do Avenida Chique!

Check back soon
Once posts are published, you’ll see them here.
bottom of page