A Kitchen Party do ano
Fine Wines & Food Fair, no Vila Vita Parc.
A grande exuberância gourmet no Algarve.
O opulento cardápio incluiu dezassete pratos e cinco sobremesas, a degustação de seis produtos gourmet e mais de vinte cinco variedades de vinhos e bebidas espirituosas. Advirto-a já, depois de ler este post vai ficar com, pelo menos, mais meio quilinho! Mas não se preocupe, será um pneuzinho composto pelas melhores iguarias gourmet que encontrei na Kitchen Party, 2015, do festival Fine Wines & Food do Vila Vita Parc. Leia aqui, no Avenida Chique, a informação mais relevante sobre este interestelar evento gastronómico, que deixa uma indelével marca de excelência no turismo gastronómico português.
Ontem, estavam lá todos. A maioria dos chefes de destaque do panorama gastronómico atual português e internacional, grandes convidados, críticos gastronómicos famosos e todos os jornalistas e bloggers da área do fine-dinning. Um total de 25 chefes, 33 estrelas Michelin, cerca de 300 convidados e uma energia especial no ar. Até "São Pedro" ajudou brindando-nos com uma noite algarvia quente e aromática, certamente um bom prenúncio para esta nova estação turística que acaba de começar.
Para desfrutar de uma boa “Kitchen Party” é preciso reunir uma série de ingredientes e utensílios, a saber: pegue numa boa mão de Chefs de luxo, adicione produtos gourmet de altíssima qualidade e bebidas à descrição, um toque de bom gosto e deixe marinar. Antes de passar à opulenta degustação, beberique um copo de champanhe Vranken Diamant no jardim do Vila Vita Parc, a ser possível, em boa companhia. Quando entrar em estado de bom humor etílico, então é o momento de artilhar-se com o avental personalizado preparado pela organização do Fine Wines & Food e de passar à zona de degustação do grandioso menu composto por dezassete pratos e cinco sobremesas.
Depois é passear com apetite pelas diferentes estações de cozinha ao vivo, identificadas com o nome do Chef, restaurante, zona geográfica e o número de estrelas Michelin. Em cada estação os chefs e os sous-chefs preparam afincadamente degustações dos seus pratos assinatura. Qualquer curioso da cozinha deixa-se impressionar pela valsa minuciosa de movimentos e a quantidade de preparados que envolve a criação de um prato. Em plena performance artística os chefs vão dispondo os diferentes ingredientes, com uma rapidez e precisão impressionantes, para depois apresentar criações plenas de sabor e com um cuidado empratamento. E porque uma criação gastronómica, só está completa quando é harmonizada com o vinho certo, ao lado das estações dos chefs aguardavam as mesas dos produtores de vinho.
O jantar volante contou com pratos assinados por mais de 25 chefes de renome, ou distinguidos com estrelas Michelin, provindos das diferentes regiões de Portugal e também de Alemanha, Bélgica, Itália e Reino Unido.
Representando o mundo gastronómico português estavam os chefes com duas estrelas Michelin, Chef Hans Neuner do Ocean - Vila Vita Parc e o Chef Dieter Koschina do restaurante e hotel Vila Joya. Com uma estrela Michelin encontrámos o Chef Joachim Koerper do Eleven, o Chef Miguel Laffan do L’And Vineyards (hotel e restaurante); o Chef Pedro Lemos do restaurante Pedro Lemos; o Chef Vincent Farges do restaurante e hotel Fortaleza do Guincho; o Chef Leonel Pereira do restaurante São Gabriel; o Chef João Rodrigues do restaurante Feitoria; o Chef Vitor Matos do Largo do Paço; o Chef Ricardo Costa do restaurante e hotel The Yeatman e os Chef Benoit Sinthon e Chef Yves Michoux do restaurante madeirense Il Gallo D’Oro, no Funchal. O cantão gastronómico português contou ainda com a presença do mediático Chef Rui Paula, dos restaurantes DOC, DOP, Casa de Chá da Boa Nova e Recife, que atualmente integra o júri do programa Master Chef e os chefes do Vila Vita Parc: Chef Raúl Cachola, Chef Manfred Kickmaier e o Chef Paulo Fortes.
O panorama gastronómico da Alemanha estava representado com todos os graus de classificação Michelin: com uma estrela os Chef Alfons Schuhbeck e o Chef Martin Fauster; com duas estrelas Michelin, o Chef Karlheinz Hauser; e o aclamado três estrelas Michelin, o Chef Juan Amador, do restaurante Amador.
Da Bélgica, veio o jovem Chef Gert De Mangeleer, com três estrelas Michelin, do restaurante Hertog Jan. Itália enviou um dos seus chefes mais mediáticos, o Chef Roland Tretll, do restaurante homónimo. Representando o Reino Unido, na Kitchen Party do Fine Wines & Food estiveram o Chef Yoshinori Ishii (com uma estrela) e o Chef Masato Nishihara, ambos do restaurante UMU e ainda o Chef Russell Bateman do restaurante Colette’s, no Hotel The Grove.
A Kitchen Party do Fine Wines & Food contou com um exuberante cardápio de 22 pratos, dos quais cinco sobremesas, todos eles absolutamente deliciosos e com uma cuidada apresentação. Destaco pela complexidade do sabor, a proposta do chef alemão Martin Fauster, uma “cavala com pepino, coco e coentro”. A surpreendente experiência em boca de cada garfada apresentava sabores frescos e originais, graças aos distintos ingredientes usados na guarnição do filete de peixe. Martin Fauster foi distinguido com uma estrela Michelin pelo trabalho realizado no restaurante Königshof, em Munique na Alemanha.
Cavala com pepino, coco e coentro, do Chef Martin Fauster
O mediático Chef Rui Paula dos restaurantes DOP, DOC, Casa de Chá da Boa Nova e Recife, e júri do programa Master Chef apresentou uma admirável “variação de lulas e arroz” cujo empratamento destacava pelo jogo bicolor da zebra de lula, composta por tinta de choco, um arroz crocante frito e desidratado e um fundo de molho bordalês, elaborado com vinho tinto de Bordéus. A reinterpretação do tradicional arroz de lula em tinta do Chef Rui Paula chamou à atenção pelo seu visual apelativo e contemporâneo, mas em boca surpreendeu por apresentar todos os sabores esperados desta iguaria da cozinha tradicional portuguesa.
A surpreendente "Variação de Lulas e Arroz" do Chef Rui Paula
Outro dos pratos mais interessantes foi o foie-gras do Chef Vítor Matos do restaurante Largo do Paço, em Amarante. O foie-gras é uma das iguarias mais trabalhadas em alta-gastronomia e é por isso uma tarefa árdua apresentar novas interpretações ou criações que consigam surpreender o paladar dos públicos mais exigentes. Porém, esta inspirada combinação de “creme de foie-gras, gelatina de moscatel com vinagre balsâmico de modena, lasca de beterraba, ruibarbo confitado, figo, pinhões, sorbet de ruibarbo, espuma de beterraba e miscelânea de germinados com amores perfeitos” foi um dos pratos que mais sensações positivas me deixou. O foie-gras experimenta-se em todo o seu esplendor se harmonizado com o vinho moscatel de 2003, da produtora Dalva, de Vila Nova de Gaia, com um blend escolhido pelo próprio Chef Vítor de Matos.
Um soneto gastronómico, a majestosa criação de foie-gras do Chef Vítor Matos.
A degustação de produtos gourmet foi composta por chocolates de vinho da Cacao diVine, uma seleção de queijos da Queijaria Cheese Shop & Bar, pães da Boulangerie, presunto ibérico premium da Joselito (Iguarias de Excelência), charutos da Casa Havaneza e os muito nacionais, Água das Pedras e Delta Cafés. Depois da “Kitchen Party” seguiu-se uma “after-party” de gin tonic, mas confesso que já não consegui manter-me acordada, depois de tão copiosa experiência gastronómica!
Leia o próximo post com as descrições dos pratos.
O Avenida Chique deseja agradecer o convite à organização do “Fine Wines & Food Fair” e ao Vila Vita Parc.
Sobre o Blog
Um blog sobre a essência do bom viver. O Avenida Chique é um blog português sobre viagens, turismo e gastronomia para quem desfruta com os grandes prazeres da vida: restaurantes de eleição, hotéis e spas, os melhores vinhos e cocktails, viagens cá dentro e lá fora, artes e cultura.
Seja muito bem vindo/a ao
Avenida Chique!