Feitoria, The Yeatman e La Pérgola destacam no Taste Portugal 2015
Na estação número quatro, esperava-nos o Chef João Rodrigues, do restaurante alfacinha “Feitoria”, cujo trabalho sério já é reconhecido com uma estrela Michelin. Em conjunto com o Sous-Chef Mickael Moreira, o Chef Rodrigues fez uma homenagem à gastronomia tradicional portuguesa apresentado uma “Pá de Cordeiro de leite cozinhado a baixa temperatura com pérolas de cevada e chouriço ibérico”. Os sabores do cordeiro chamavam um vinho tinto bem sólido. A escolha do Sommelier portuense Carlos Pinto, do DOC by Rui Paula, recaiu num Robustus Douro Tinto de 2009, do reconhecido produtor vinícola do Douro, o Niepoort.
De Lisboa passamos a Vila Nova de Gaia, à estação do Chef Ricardo Costa, distinguido com uma estrela Michelin pela epopeia gastronómica que desenvolve à beira rio, no restaurante do Hotel The Yeatman. Para o “Taste Portugal 2015” o Chef Costa preparou-nos um “Rabo de toro estufado com pistáchios caramelizados e molho de vinho da madeira”. A escolha do vinho foi feita pela única sommelier mulher do certame, Donatília Rodrigues, da Herdade do Esporão. Trouxe-nos um vinho da sua casa, um belo tinto alentejano de 2011, o Esporão Private Selection.
E para fechar em grande as estações dos “savoury”, encontramos os pratos do Chef alemão Heinz Beck, um dos mais respeitados chefs no céu gastronómico europeu. Heinz Beck e o seu Chef executivo Ivan Tronci, deixaram-nos dois pratos de sonho: os “Fagottellis” e o “Sottobosco” receitas criadas originalmente no restaurante La Pérgola no Cavalieri Hotel Hilton, em Roma, onde o Chef Heinz Beck é premiado, ano atrás ano, com três estrelas Michelin, a mais alta distinção no mundo da gastronomia internacional. Os “Fagottellis” são uma dessas pequenas maravilhas que apenas se podem entender quando se provam. Finos pedaços de massa fresca que se desfazem na boca soltando um delicioso creme de parmesão líquido. É quase impossível provar os “Fagottellis” sem fechar os olhos. Creio, aliás, que é um ritual necessário, pois só assim podemos isolar-nos do mundo que nos rodeia e concentrar os cinco sentidos na degustação deste momentum gastronómico. Outro prato extraordinário foi o “Sottobosco” uma floresta de sabores composta por mousse de foie-gras, diferentes texturas de cogumelos, esponja de pistáchio e casca de Topinambu. (Para ler mais sobre o trabalho de Heinz Beck veja o Post dedicado ao Gusto)
A responsabilidade do wine-pairing para estas requintadas criações de três estrela Michelin, foi feita pelo Somellier Sérgio Pereira. Escolheu um vinho verde do Palácio da Brejoeira Alvarinho 2006, produzido na sub-região de Monção e Melgaço, com base na casta Alvarinho.
Para ler a reportagem completa do Taste Portugal 2015 e ver todas as fotografias, veja a Galeria Taste Portugal 2015.
Fagottellis, o prato-assinatura criado no "La Pergola" em Roma.
O simpático sorriso do Chef anfitrião do Taste Portugal 2015. Heinz Beck, galardoado com três estrelas Michelin.
#estrelasmichelin #Michelin #michelin2015 #restaurantesmichelin #visitalgarve #visitportugal #algarve #QuintadoLago #conradalgarve #ChefVincentFarges #avenidachique #ChefHeinzBeck #ChefJoséAvillez #ChefRicardoCosta #ChriseJeffGalvin #ChefJoãoRodrigues #TheYeatmanHotel #ChefHenriquePessoa #ChefGrahamHornigold #juliakemper #JuliaKemperCuriosity #GalvinBrothers #ViúvaGomesGenuino #Collares #Colares #SommelierRicardoMorais #HotelTheCliffBay #IlGallodOro #SérgioMarques #BarbeitoColheitaTintaNegras #BlandysColheitaMalmesy #BarbeitoBual #BlandysSercial #ChefMickaelMoreira