top of page

  TASTE PORTUGAL 2015, Conrad Algarve

       A Homenagem à Primavera feita por 11 Chefs Michelin e Sommeliers

O Taste Portugal reuniu este fim de semana no Algarve a grandes nomes da gastronomia portuguesa e internacional: mais de 11 Chefes com estrela Michelin e Sommeliers de prestígio. O evento decorreu no Conrad Algarve e constou de dois acontecimentos, uma Kitchen Party (no sábado, dia 28) e um jantar de gala (no domingo, dia 29). Na festa da cozinha participaram: Chef José Avillez (Belcanto); Chef Vincent Farges (Fortaleza do Guincho); Chefes Chris e Jeff Galvin (La Chapelle); Chef João Rodrigues (Feitoria); Chef Ricardo Costa (The Yeatman); Chef Heinz Beck (Gusto), Chef Graham Hornigold e Chef Henrique Pessoa (Hakkasan e Alma) e os Sommeliers,  Miguel Martins, Ricardo Morais, António Lopes, Gil Pinto, Donatilia Rodrigues, Sérgio PereiraSérgio Marques...

 

Eu participei na Kitchen Party, um evento dinâmico e original. Aconteceu no sábado à noite e acudiram mais de 120 pessoas, portanto, festa gastronómica da rija! Os nove Chefs Michelin e os sete Sommeliers apresentaram um exclusivo menu gourmet intitulado “Desire – A culinary Homage to Spring”, composto por miniaturas dos seus pratos-assinatura, harmonizado com vinhos portugueses de excelência.

 A sala do restaurante gourmet do Hotel Conrad Algarve foi transformada numa mini arena Michelin. O espaço foi dividido em sete estações de trabalho correspondentes a cada Chef Michelin (ou duplas de trabalho, como os irmãos Galvin ou Pessoa e Hornigold). Ao lado de cada estação encontrava-se a mesa do Sommelier com o vinho que harmoniza os sabores do prato. O “jantar dançante” abriu às 19:00 e os comensais foram convidados a conversar com os chefs, ver a preparação dos pratos e finalmente provar os seus sabores exclusivos com o vinho adequado.

 

Chef José Avillez

A primeira estação gourmet pertenceu ao português Chef José Avillez, recentemente galardoado com duas estrelas Michelin pelo seu trabalho no restaurante Belcanto, em Lisboa. Apresentou um prato homenagem à costa algarvia, um “Ceviche de Gambas” servido sobre uma meia lima e adornado com chili e ervas frescas. Para provar o espírito do acepipe, era preciso apertar ligeiramente a meia lima para libertar o sumo e emulsionar todos os sabores. O resultado? Uma fantástica experiência! O “Ceviche de Gambas” foi harmonizado pelo Sommelier Miguel Martins com um Barranco Longo, branco, colheita de 2013, composto por Arinto e Chardonnay. Para começar, prato de inspiração algarvia bem harmonizado com um dos melhores vinhos da região, o Barranco Longo.

 

 

Chef Vincent Farges

Na estação seguinte esperava-nos a mestria da cozinha francesa do Chef Vincent Farges, que recebeu novamente uma estrela pela oferta gastronómica de excelência no restaurante Fortaleza do Guincho, em Cascais. Curiosamente, há pouco mais de duas semanas estive lá a jantar e provei a versão original do prato “Vieiras salteadas, kombu e limão meyer confitados, pérolas de coral e aipo crocante, geleia leve perfumada com rauram” (veja o post aqui). A versão servida no “Taste Portugal 2015” era mais pequena, mas como foi montada em direto também teve a sua graça... As vieiras do Chef Farges foram harmonizadas com a escolha do Sommelier Ricardo Morais, um vinho branco da região de Colares, Viúva Gomes Genuino de 2011. Como o próprio nome indica, este vinho vem de Colares, uma das denominações mais singulares do mundo e bem perto de Lisboa. No copo apresenta uma cor amarelo dourado, com aromas de maresia e iodo e na boca apresenta-se fresco com notas minerais, textura seca e acidez delicada. Outro par perfeito: restaurante de Cascais e vinho de Lisboa!

 

Brindando com Marcianos

Galvin Brothers

Passamos à estação número três, a dos famosíssimos “Galvin Brothers”. Conhecer a esta dupla que acumula duas estrelas Michelin no restaurante La Chapelle em Londres, é toda uma experiência. Para quem, como eu, adora a gastronomia, o poder trocar algumas frases com estas sumidades da cozinha é algo indescritível. A proposta trazida pelo Chef Chris Galvin e o seu irmão Chef Jeff Galvin constou de um “Salmão curado com pickle de pepino abaunilhado e Jus marinheiro com maionese de wasabi”. Os sabores do prato foram potenciados pela escolha do vinho, a cargo do Sommelier-mor, António Lopes, organizador de toda a equipa dos sommeliers do “Taste Portugal 2015”. Lopes que foi eleito recentemente pela Revista Wine como o “melhor Sommelier do ano” escolheu um vinho branco do Dão, 2013, produzido pela americana Julia Kemper e que se intitula “Julia Kemper Curiosity”. Reparem na curiosa figurinha do extraterrestre que se assoma no rótulo da garrafa... o vinho foi batizado em homenagem ao rover “Curiosity”, um robot todo terreno da NASA destinado a explorar a superfície de Marte como parte da missão Mars Science Laboratory. Supostamente, se tivéssemos encontrado um marciano, estaríamos agora a brindar com ele com um copo de Julia Kemper! À parte da história engraçada o “Curiosity” apresenta-se no copo com uma cor púrpura, e aroma a rosmaninho e violeta, no paladar sentem-se frutos do bosque, frutos secos e um ligeiro toque de tosta. Embora a herdade da família Kemper produza vinho há mais de 400 anos, apenas começou com a comercialização há sensivelmente 12 anos. Utilizam técnicas de produção orgânica, sem adição de químicos e carvão para o processo de tosta. As vinhas situam-se em zonas altas, algumas no sopé da Serra da Estrela. Como não se colocam pesticidas, o controlo de pragas é feito de forma artesanal, com a plantação de rosais entre as vinhas e a pastorícia de ovelhas. Também toda a vindima é feita cuidadosamente à mão... Não sei vocês, mas parece-me um vinho bom demais para ser enviado a Marte... o melhor é consumi-lo por cá, em terras lusas!

 

Chef João Rodrigues

Na estação número quatro, esperava-nos o Chef João Rodrigues, do restaurante alfacinha Feitoria”, cujo trabalho sério já é reconhecido com uma estrela Michelin. Em conjunto com o Sous-Chef Mickael Moreira, o Chef Rodrigues fez uma homenagem à gastronomia tradicional portuguesa apresentado uma “Pá de Cordeiro de leite cozinhado a baixa temperatura com pérolas de cevada e chouriço ibérico”. Os sabores do cordeiro chamavam um vinho tinto bem sólido. A escolha do Sommelier portuense Carlos Pinto, do DOC by Rui Paula,  recaiu num Robustus Douro Tinto de 2009, do reconhecido produtor vinícola do Douro, o Niepoort.

 

De Lisboa passamos a Vila Nova de Gaia, à estação do Chef Ricardo Costa, distinguido com uma estrela Michelin pela epopeia gastronómica que desenvolve à beira rio, no restaurante do Hotel The Yeatman. Para o “Taste Portugal 2015” o Chef Costa preparou-nos um “Rabo de toro estufado com pistáchios caramelizados e molho de vinho da madeira”. A escolha do vinho foi feita pela única sommelier mulher do certame, Donatília Rodrigues, da Herdade do Esporão. Trouxe-nos um vinho da sua casa, um belo tinto alentejano de 2011, o Esporão Private Selection, com um blend de Alicante Bouschet, Aragonês e Syrah e um aroma que nos conquista pelos perfumes das especiarias e dos frutos vermelhos, com discretas notas a madeira.

 

Heinz Beck e o seu Chef executivo Ivan Tronci

E para fechar em grande as estações dos “savoury”,  encontramos os pratos do Chef alemão Heinz Beck, um dos mais respeitados chefs no céu gastronómico europeu. Heinz Beck e o seu Chef executivo Ivan Tronci, deixaram-nos dois pratos de sonho: os “Fagottellis” e o “Sottobosco” receitas criadas originalmente no restaurante La Pérgola no Cavalieri Hotel Hilton, em Roma, onde o Chef Heinz Beck é premiado, ano atrás ano, com três estrelas Michelin, a mais alta distinção no mundo da gastronomia internacional. Os “Fagottellis” são uma dessas pequenas maravilhas que apenas se podem entender quando se provam. Finos pedaços de massa fresca que se desfazem na boca soltando um delicioso creme de parmesão líquido. É quase impossível provar os “Fagottellis” sem fechar os olhos. Creio, aliás, que é um ritual necessário, pois só assim podemos isolar-nos do mundo que nos rodeia e concentrar os cinco sentidos na degustação deste momentum gastronómico. Outro prato extraordinário foi o “Sottobosco” uma floresta de sabores composta por mousse de foie-gras, diferentes texturas de cogumelos, esponja de pistáchio e casca de Topinambu. (Para ler mais sobre o trabalho de Heinz Beck veja o Post dedicado ao Gusto)

A responsabilidade do wine-pairing para estas requintadas criações de três estrela Michelin, foi feita pelo Somellier Sérgio Pereira. Escolheu um vinho verde do Palácio da Brejoeira Alvarinho 2006, produzido na sub-região de Monção e Melgaço, com base na casta Alvarinho.

 

Um Doce Final

Graham Hornigold e Henrique Sá Pessoa

E eis que chegamos à estação mais doce, a degustação das sobremesas, assinada pela dupla fantástica de Graham Hornigold e Henrique Sá Pessoa, Chefs galardoados com estrelas Michelin no grupo Hakkasan em Londres e no Alma em Lisboa (que reabrirá brevemente no Chiado). A harmonização dos vinhos foi feita  por Sérgio Marques, o Sommelier do único restaurante madeirense com estrela Michelin, o “Il Gallo d’Oro” do Hotel The Cliff Bay, no Funchal.

Sá Pessoa e Hornigold tiveram a grande responsabilidade de fechar com chave de ouro este Taste Portugal 2015, oferecendo a degustação de 5 sobremesas extraordinárias: Uma “esfera densa de chocolate negro sublinhado com arroz crocante”; uma “mousse chocolate branco com Yuzu (limão japonês) e Matcha (chá verde)"; um “macaron de cássis”; um “sorbet de manga asiática” e um “churro de ananás com especiarias e lima salgada”.

Para potenciar os sabores destas doces criações, Sérgio Marques, o sommelier do “Il Gallo d’Oro” selecionou quatro vinhos de sobremesa da Madeira. O Barbeito Bual - 10 anos para potenciar o sabor intenso da esfera de chocolate negro e da mousse de chocolate branco; o Blandy’s Sercial -10 anos para degustar com os “Macarons de cássis”; o Blandy’s Colheita de Malmesy, ano 2006, para refrescar em conjunto com o sorbet de manga; e finalmente um Barbeito Colheita Tina Negras, de 2003, para realçar as especiarias do “churro de ananás”.

 

Sem dúvida um grande evento gastronómico. A repetir! Espreite por aqui todas as fotografias...

Sobre o Blog

Sobre Mim

Um blog sobre a essência do bom viver. O Avenida Chique é um blog português sobre viagens, turismo e gastronomia para quem desfruta com os grandes prazeres da vida: restaurantes de eleição, hotéis e spas, os melhores vinhos e cocktails, viagens cá dentro e lá fora, artes e cultura. 

Seja muito bem vindo/a ao 

Avenida Chique!

Ler Mais...

Espreite o nosso Facebook

Siga-nos no Instagram

Fique a par das Novidades!

Newsletter

Receba "em primeira mão" os posts do Avenida Chique no seu e-mail!

Parabéns! Sua assinatura foi concluida. Já pertence ao Club do Avenida Chique!

Sugestão Gourmet?

Check back soon
Once posts are published, you’ll see them here.

Vamos cuidar de nós?

Check back soon
Once posts are published, you’ll see them here.

Livros Recomendados:

As joias do Algarve...

Check back soon
Once posts are published, you’ll see them here.

Advertisement / Publicidade

Nota:

         Uma estrela Michelin

              Duas Estrelas Michelin

bottom of page