Gusto by Heinz Beck: o único restaurante de um Chef com Três Estrelas Michelin em Portugal.
Sabia que em Portugal temos um restaurante de um chef com três estrelas Michelin? Chama-se Gusto e está no Hotel Conrad no Algarve. O Chef é Heinz Beck um alemão franzino com um sorriso tímido que vive e trabalha em Roma mas que vem com bastante frequência a Portugal. Conheci o Chef Beck no passado mês de Julho (2014) quando organizou um especialíssimo jantar de 20 anos de comemoração do seu restaurante La Pérgola no Cavalieri Hotel Hilton, em Roma, com o qual ganha, ano atrás ano, as cobiçadas três estrelas Michelin, a mais alta distinção no mundo da gastronomia internacional.
Em Portugal, Heinz Beck orienta o restaurante Gusto no Hotel Conrad. Escolhe com grande precisão todos os pratos do menu que são confeccionados estritamente segundo as suas receitas originais: “Não varia nem um grama de parmesão, as minhas indicações são seguidas à risca” conta-nos. Na cozinha premium do Gusto praticamente só se ouvem ordens em italiano: o chef executivo Ivan Tronci, os seus souchefs, os pasteleiros e os ajudantes, estiveram em Itália a fazer uma exigente formação com o Chef Beck.
No restaurante do Conrad Algarve espera-nos uma carta gourmet de toque mediterrâneo ambientada numa atmosfera moderna de inspiração escandinava, um tributo a Augustus, o pai de Conrad Hilton. No entanto, basta sair ao lounge exterior para sermos invadidos pelos perfumes da vegetação algarvia, o contorno dos montes de Almancil e Loulé ou a temperatura amena da Quinta do Lago, para sabermos (orgulhosamente) que estamos em Portugal.
Os "Fagottellis", um amor (gastronómico) de perdição!
É quase impossível provar os “Fagottellis” sem fechar os olhos.
Das várias vezes que visitei o Gusto preferi ficar na mesa alta que está perto do balcão da cozinha. Sou uma apaixonada pela arte gastronómica e fico hipnotizada pelo vai-e-vem na cozinha, uma espécie de baile onde cada detalhe conta. Os chefes estão concentrados numa espécie de batalha contra o tempo, o exercício inglório da captura de todos os sabores numa pequena porção gourmet, onde tanto conta o elaborado conteúdo, como a pormenorizada decoração.
A carta vai variando ao longo do ano, consoante as estações mas existem alguns pratos-estrela de Heinz Beck que se mantêm fiéis no menu. Os “Fagottellis” são uma dessas pequenas maravilhas que apenas se podem entender quando se provam. Finos pedaços de massa fresca que se desfazem na boca soltando um delicioso creme de parmesão líquido. É quase impossível provar os “Fagottellis” sem fechar os olhos. Creio, aliás, que é um ritual necessário, pois só assim podemos isolar-nos do mundo que nos rodeia e concentrar os cinco sentidos na degustação deste momentum gastronómico. Outro prato extraordinário é a bola vermelha de gelado: ao tocar-se com a colher desmancha-se revelando-se completamente oca por dentro. O concentrado sabor dos frutos vermelhos funde-se num molho intenso de chocolate. Magia e performance que se desenham no prato de sobremesa. Recomendo ainda os seguintes pratos: “Lagosta Atlântica com salada do campo, funcho e mango”; “Camarões grelhados com cous-cous de açafrão e verduras de Pinzimonio” ou ainda os “Tortellinis vermelho com beringela e queijo ricotta”.
O desenho interior do Gusto contempla um bar elegante com mural de fogo e confortáveis sofás lounge para desfrutar de cocktails antes ou depois do jantar. Uma recheada garrafeira em metal e vidro separa de forma elegante o bar da zona das refeições. Podemos escolher entre as mesas altas, localizadas perto da “open-kitchen” para poder acompanhar as minuciosas preparações dos pratos com receita Michelin, ou as mesas individuais com bancos confortáveis e cadeiras de desenho nórdico para um jantar mais privado. No teto baloiçam candeeiros-globo em papel chinês que difundem uma luz suave e romântica.
Beck nasceu em 1963 em Friedrichshafen, uma pequena cidade no sul da Alemanha perto do Lago Bodensee. Mas a Itália é hoje a sua pátria do coração, “para isso contribui muito o amor pela minha mulher italiana” revela. Beck entrou para o estrelado céu Michelin em 2001, ao conquistar diretamente duas estrelas com o seu trabalho no restaurante “La Pérgola” do Cavalieri Hotel Hilton em Roma, e em 2005 conseguiu a terceira estrela - distinção que manteve até hoje.
O simpático sorriso do Chef Heinz Beck
A íngreme ladeira de formação e aprendizagem como Chef começou bem cedo. Frequentou a escola profissional de cozinha de Passau e o primeiro trabalho foi numa empresa de catering no Mónaco. Começou depois uma longa formação em restaurantes com tradição Michelin, como o Hotel Colombi, em Freiburg, o Tantris do Mónaco, o Tristan em Maiorca, na vizinha Espanha ou o Residenz Heinz Winkler em Aschau na Alemanha. Um longo e esforçado caminho que culminou em 1992, com a obtenção do grau de "Mestre de Cozinha" na prestigiada escola de Hotelaria da Bavária (Alemanha), a “Hotelfachschuhle Altötting” em Alzgern.
É em 1994 que inicia a epopeia gastronómica no “La Pérgola” do Cavalieri Hotel Hilton em Roma e o reconhecimento Michelin chega em 2001, com duas estrelas e em 2005 com as três estrelas. Em 2009, o Chef Heiz Beck abriu o seu primeiro restaurante em Londres, o “Aspleys – A Heinz Beck Restaurant”, no Hotel The Lanesborough e recebeu apenas cinco meses depois da abertura, a primeira estrela Michelin. Em 2012 no Conrad Algarve, o prestigiado Chef abre em Portugal o “Gusto by Heinz Beck”. E no ano passado (2014), Beck abriu mais um projeto, o “Taste of Italy” no Waldorf Astoria Dubai Palm Jumeirah, no Dubai.
Esperemos que muito em breve consiga mais uma estrela Michelin, para o Gusto no nosso Algarve. Uma coisa é certa, está no bom caminho. E você, já foi experimentar o “Gusto”? Não deixe de ir, vale mesmo a pena!
Para mais Informação e Reservas:
Gusto By Heinz Beck
Direção: Estrada da Quinta do Lago, 8135-106 Almancil, Algarve, Portugal
Tel: +351 289 350 700
Está aberto de Quarta a Domingo das 19.00 - 23.00
Recomenda-se reserva (especialmente em época alta)
Preço: $$$
O Chef Heinz Beck concentrado na cozinha do Conrad Algarve.
Alguns dos pratos do restaurante.
No Taste Portugal 2015. Chef Ivan Tronci (esquerda), Avenida Chique e Chef Heinz Beck (direita)
Comments