La Piazza. Um restaurante italiano para amar e chorar por mais.
Lembra-se do filme "Eat, Pray and Love" - traduzido em Português "Amar, Comer e Orar"- com Julia Roberts? Tem na memória aquele momento em que a protagonista está sentada na esplanada de um restaurante italiano e pede um prato de spaguetti com molho de tomate? Aquele momento efémero, quando a primeira garfada de pasta vai à boca e todas as memórias sensoriais são ativadas... esse instante tão bem captado pela lente de Rian Murphy, nunca abandonou a minha memória. Às vezes são as coisas simples que nos produzem os mais inesperados momentos de prazer. Hoje, venho falar-vos do La Piazza, um restaurante italiano, simples e autêntico, onde cada um de nós pode recriar esse momento de puro hedonismo... aqui mesmo, no Algarve.
Eat Pray Love (2010), Julia Roberts. O prazer do simples.
A história da boa gastronomia não se escreve só com o pó das estrelas Michelin, nem com a técnica e a genialidade dos chefs de alta-cozinha. Há o outro lado. O lado dos restaurantes familiares, de toalha de papel e sabores autênticos, de receitas herdadas de uma avó ou de uma mãe que nos conquistam pela sua simplicidade. Nestes lugares não há chefs, há cozinheiros. Não há Jospers, Bimbis ou Pacojets. Há panelas de alumínio e ferro em plena ebulição de amor sofrido e sincero pela gastronomia.
La Piazza, um restaurante na bela aldeia de Santa Bárbara de Nexe
Os nomes destes restaurantes não chegam nunca às páginas dos jornais, nem são considerados nos prémios das guias de restauração. Este restaurantes não têm nenhuma agência de comunicação a trabalhar as relações públicas do chef, nem estes entram em Rotas ou Festivais gastronómicos. Isso pertence a uma outra galáxia. Aqui a realidade é bem diferente. Nos restaurantes familiares há quase sempre uma mãe ou um pai que partilham sangue e suor na cozinha, sem dias livres, feriados ou férias, com horas acumuladas de trabalho enquanto os filhos, ou talvez um irmão ou um primo, servem à mesa. Só quem pertence a uma dessas famílias consegue perceber bem o sacrifício, as semanas sem dias de descanso, as noites e madrugadas sem fim dedicadas a um dos ramos mais duros, a restauração. E tudo isso se faz com o coração na mão, porque, o que realmente conta é servir bem e deixar o cliente feliz.
Entrada do La Piazza
Jantar al fresco no terraço do La Piazza
Hoje, no Avenida Chique, trago uma história deste outro lado da gastronomia a que tanto respeito, o dos restaurantes familiares. Chama-se La Piazza e é um dos melhores restaurantes italianos que conheço no Algarve. Fica na bela e despretensiosa aldeia de Santa Bárbara de Nexe, uma povoação tipicamente algarvia onde o tempo ainda passa devagar. Para quem nunca ouviu falar, Santa Bárbara fica apenas a 10 minutos de Faro, 7 minutos de Loulé ou a 15 minutos de Vilamoura. Se não conhece bem a zona, só precisa de chegar ao novo IKEA, de aí ao restaurante são cinco minutinhos. O passeio vale a pena porque a aldeia é pequenina mas tem um charme muito próprio: uma bela igreja e uma rua principal com casas antigas e fachadas em azulejos. Se vier durante o dia, provavelmente encontrará um banco onde o mesmo grupo de velhotes se reúne diariamente para discutir as novidades. Exato, o Facebook de outrora.
Angelo, 15 anos de boa disposição à frente dos fogões do La Piazza.
O La Piazza é um restaurante gerido por duas gerações de italianos, o papá Angelo, a mamã Francesca e o filho Fábio. Na cozinha, encontramos o pai e a mãe. Já o filho coordena o serviço das mesas. Existem outros empregados, mas o núcleo familiar é essência do La Piazza.
O restaurante existe há 15 anos e é uma absoluta delícia. De Verão, as mesas são dispostas no terraço à sombra da parra da videira e das buganvílias iluminadas com grinaldas de luzinhas românticas. De Inverno, as mesas reunem-se no espaço interior junto à lareira. Faça chuva ou faça sol, de Verão ou de Inverno, esta família está por ali. E por ali cozinham-se receitas que pertencem à sua história familiar, maravilhando os sentidos dos seus comensais.
Da ficção à realidade: o Spaguetti de Eat Pray and Love em Santa Bárbara de Nexe.
O receituário do La Piazza é influenciado pela região de Campobasso, perto de Púglia, no sul de Itália, a terra-mãe de Angelo. A carta é extensa mas destacam-se as pastas frescas, a lasanha de carne com camadas grossas a escorrer queijo e tomate, os tortellini de carne com manteiga e salva, o rotolo di zucca e ricotta no forno ou o spaguetti a la arrabiata. Peça de entrada umas bruschettas de tomate e uns figadinhos de frango caramelizados com cebolas. O molho de tomate caseiro que utilizam na base dos molhos de pastas e pizzas é de comer e chorar por mais. Há sempre pratos especiais, como um prato de pasta com feijões servido com uma focaccia de alecrim ou um carré de borrego com redução de vinho e chalotas.
Tudo depende do que se encontra no mercado e da inspiração de Francesca e Angelo. Todos e cada um dos pratos são confeccionados com amor, cuidado e respeito à tradição italiana. Deixe-se surpreender pelos especiais do dia... são sempre uma boa surpresa... nunca sabemos o que surgirá da cozinha da mãe Francesca e do papá Angelo...
Este meu amor descarado pelo La Piazza já tem alguns meses. Fui uma e outra vez, até acabar rendida a cada receita e a cada composição.
E eu que até nem sou de sobremesas, devo dizer que por ali se come um Tiramisù que faria o Jamie Oliver escrever um novo livro, um pecaminoso cheesecake de limão e lima, ou uma desavergonhada panna cotta de baunilha regada com molho de morangos e framboesa.
Sobremesas italianas de chorar por mais... Tiramisù, cheesecake e panna cotta
A carta de vinhos está bem recheada com títulos nacionais, em especial do Alentejo e do Algarve.
Desfrutar de um jantar no La Piazza uma viagem dos sentidos à Bella Itália. Sente-se o sol, os perfumes do campo e a autenticidade das receitas da mamma ou da nonna a cada garfada. Da próxima vez que vier ao Algarve atreva-se a sair dos circuitos turísticos e adentre-se nas povoações de interior ou um pouco mais afastadas do bulício comercial. Há todo um mundo de surpresas gastronómicas por descobrir...
Mais Informação:
Restaurante La Piazza
Direção: Rua Vicente de Brito 1,
8005-497 Santa Bárbara de Nexe, Faro
Telefone: 289 999 430
Página web: http://restaurantelapiazza.pt
Etiqueta: Casual
Reservas: Recomendado em Julho e Agosto
Créditos Fotográficos: Avenida Chique | com Iphone
Comments