Rooftop do Hotel Faro. O lugar mais "hot" na cidade.
A gastronomia e a mixologia são expressões artísticas. Um prato ou um cocktail podem ser formas de comunicar e transmitir emoções, plataformas para resgatar memórias ou criar momentos de prazer, sem que seja preciso dizer uma só palavra. O trabalho criativo de chefs e barmen(1) pode ser comparado, sem nenhum pejo, ao de um artista plástico. Também eles, transformam matérias, recriam-nas, exercem magia sobre os mais quotidianos dos produtos, e conseguem, quase sempre, surpreender-nos com algo novo e inesperado.
Piscina infinito no rooftop do Hotel Faro
Ontem, no Hotel Faro estive na apresentação da nova carta do restaurante Ria Formosa e na inauguração do bar Cosmopolitan. Pegaram nesta analogia entre a arte e a gastronomia-coquetelaria para apresentarem os novos pratos e cocktails como se se tratassem de verdadeiras obras de arte. Na vernissage com direito a cocktail social e música jazz tocada ao vivo, as criações sibaritas do Chef Pedro Ruivo e do Sous-chef Miguel Silva, foram apresentadas como peças de arte aninhadas em cetim verde e dispostas no alto de colunas alabastrinas.
Vistas panorâmicas sobre a cidade
Caldeirada de Peixe, Restaurante Ria Formosa
O cenário para esta apresentação não poderia ter sido mais deslumbrante. O rooftop do Hotel Faro é um daqueles lugares que nunca poderemos esquecer. Uma verdadeira suite sobre a cidade com vistas arrebatadoras da Ria Formosa. Podemos afirmar, sem dúvida, que estamos perante a melhor vista da cidade, e quem sabe, até do melhor rooftop do Algarve. Talvez seja esse azul intenso, o tremelicar de luz nas ondinhas mansas da Ria, o vai e vem dos aviões, o baile dos barcos... essa paisagem sempre viva que inspirou os Chefs Pedro Ruivo e Miguel Silva a criar a nova coleção de aromas e sabores algarvios.
Apresentação da nova carta e do novo conceito do bar
Da nova carta do Restaurante Ria Formosa destaca-se o Risoto de Lavagante Azul, o Raviolli de carabineiro, a reinventada caldeirada de Peixe, o Naco de Novilho maturado, o Carré de Borrego, ou a conjugação de sabores de Tártaro de peixe, Coco e Citrinos. Ontem não consegui provar de tudo, mas garanto que o Risoto de Lavagante e o Naco de Novilho maturado irão satisfazer o paladar dos mais exigentes.
Espelho meu, espelho meu... haverá em Faro, melhor vista que esta?
Momento da apresentação no Hotel Faro
Cosmopolitan – o novo Bar de Cocktails
No rooftop do Hotel Faro foi inaugurado o Cosmopolitan, um bar de cocktails de assinatura, onde nos espera a arte da mixologia de João Roque (Head-Barman) e André Fernandes (Sub-chefe). A coquetelaria era, aliás, um dos calcanhares de Aquiles do rooftop, que agora ficou solucionada com uma oferta de nível criativo bem alto.
O novo Cosmopolitan bar no rooftop do Hotel Faro
O menu - em formato aviãozinho de papel - está inspirado numa volta ao mundo em avião, onde cada cocktail é um tributo a uma companhia aérea. Por exemplo, o cocktail “British Airways”, servido em taça de chá, é uma mistura de Gin Hendrick’s, Toranja, Pepino, Chá Earl Grey e Flor de Sabugueiro. O cocktail “WOW”, inspirado na companhia aérea islandesa que voa com frequência ao Japão, é uma composição nipónica de Sake, Lichia, Yuzu, Kumquat e Manjerona.
Wilson Pires, João Roque e André Fernandes
Cocktail British Airways, Bar Cosmopolitan, Hotel Faro
As ideias e as misturas para esta carta foram assessoradas por um grande nome da mixologia nacional, agora a viver em Amsterdão, o bartender Wilson Pires, que já conhecíamos do seu excelente trabalho no Gusto by Heinz Beck do Conrad, na Quinta do Lago.
Cocktail "WOW", Bar Cosmopolitan, Hotel Faro
E aqui ficam, neste feriado ensolarado, duas sugestões imperdíveis para o próximo fim de semana, ou porque não, para as suas férias no Algarve. Aponte por aí: O Restaurante Ria Formosa e o Bar de cocktails Cosmopolitan ficam no Rooftop do Hotel Faro.
Com a querida Margarida Vargues, do blogue Pano pra Mangas.
Flashmob, um momento divertido durante a apresentação
(1) barmen é o plurar de barman, soa estranho, mas é verdade...
Comentários