top of page

Maldeçoade. A maldita tentação da Hamburgaria de Olhão.

Quando se dá uma dentada a fundo num bom hambúrguer devemos esperar uma viagem de sabores. O paladar deve ser estimulado pelo pão fofo, a salada crocante, a fatia fresca e adocicada do tomate. Depois desta primeira onda de sabores, a experiência deve ser interrompida com algo desconcertante, como o picante de uma cebola roxa ou um pepino avinagrado. Este elemento surpresa também pode ser conseguido com o recurso a algum ingrediente especial, como uma cama de pimentos verdes grelhados, funcho salteado com vinagre balsâmico ou cebola caramelizada.

Depois vem o ator principal, o hambúrguer. A tradição reza por um naco de carne de novilho picada grosseiramente (para ainda oferecer mordida) e grelhada até atingir o ponto certo: suculenta por dentro e tostada por fora. A criatividade dos chefs de cozinha leva-nos hoje a contar com hambúrgueres de frango, bacalhau, salmão e até tofu (queijo de soja fermentada)...

Finalmente chega o elemento que une tudo isto num concerto harmónico, o molho. Se pensava que o molho é suplementar, enganou-se, ele é essencial para unir todos os ingredientes de forma a que não se desconjuntem quando levamos o hambúrguer à boca. E também aí podemos encontrar laivos da genialidade do chef: os clássicos são a maionese, o ketchup ou até um toque de mostarda... mas que tal adicionar um toque fumado com um molho meloso de barbeque, um ritmo exótico com caril amarelo ou um tártaro com uma macedónia de pickles, ervas e cebolinha?

Sim, tudo isto acontece numa só dentada num bom hambúrguer. E depois desta, vem outra e outra, momentos plenos de satisfação e prazer gastronómico.

Menu do Maldeçoade, Hamburgaria em Olhão

O menú é um tributo ao dialeto algarvio

Seleção Super Bock, cerveja artesanal

Sai uma Munich!

Agora, proponho elevar o nível do jogo e entre cada dentada , dar um golo numa cerveja fresca, fresquíssima com um manto branco de gelo fino a cobrir o copo. E não há de ser uma cerveja qualquer. Para harmonizar com um hambúrguer artesanal, a cerveja também deve ser especial... que tal uma seleção da Super Bock com cinco variedades de sabores, especiarias e intensidade?

Encontrei o lugar indicado para ceder a esta tentação, o Maldeçoade, a nova hamburgaria artesanal em Olhão.

Espírito Urbano na Maldeçoade

Já por aqui tinha dado a notícia da abertura deste restaurante urbano no Real Marina Hotel & Spa, mas só ontem tive a possibilidade de ir lá experimentar. Quando publiquei o post da abertura recebi logo mensagens privadas de leitores do blog a comentarem a sua experiência pessoal. Obrigada Gilda, Márcio, António e Filipa, pelas recomendações, realmente este é um sítio especial.

O restaurante está localizado no Real Marina Hotel & Spa mas numa lateral com acesso direto da rua, portanto não é preciso entrar no hotel de cinco estrelas.

Lenda do Marin, Olhão, Maldeçoade, Hamburgaria

Quadros inspirados nas lendas de Olhão

A decoração é urbana e lança um tributo especial à arte de rua que carateriza a cultura contemporânea olhanense e ao imaginário mítico da cidade, as lendas da Ria Formosa.

O menu e as denominações dos pratos recorrem a palavras e expressões do dialeto algarvio. A decoração mistura o retro design e o toque indie com materiais como o micro cimento, candeeiros e painéis de parede em cobre reluzente - em Olhão há a tradição dos tachos, cataplanas e alambiques em cobre - e quadros inspirados em quatro lendas autóctones: o Arraúl, o Menino de Olhos Grandes, o Marim e o Mouro Encantado. Não, hoje não vou contar essas estórias do imaginário olhanense, porque prefiro que vão lá, ao restaurante para as descobrir em primeira pessoa. Não ia estragar a surpresa, não é?

entradas no Maldeçoade, Hamburgaria, Real Marina Hotel Spa

Aros de Cebola e Nachos

"Pa incetar", ou seja para começar, pedimos Aros de Cebolas crocantes com maionese de manjericão e molho agridoce e uns Nachos com Húmmus (mousse de grão de bico), Guacamole (mistura mexicana com abacate, lima, coentros e malagueta) e Picadinho de Tomate.

Depois passámos às tentações, um hambúrguer de carne de novilho em bola portuguesa de mistura, queijo edamer derretido, cebola caramelizada, cogumelos Portobello assados, rúcula e tomate. Esta criação de fazer crescer água na boca chama-se "Estaferme" e veio servida com chips de batata doce e um dip de alioli. Todos os hambúrgueres podem ser personalizados com quatro tipo de pães e diferentes acompanhamentos.

Estaferme, hamburguer Olhão

Estaferme

E porque estávamos em maré de prova, pedimos os sliders "Pequenines", quatro hambúrgueres (de pequeninos não tinham nada) que são uma boa mostra dos sabores da carta. Os sliders são compostos por um hambúrguer de Tofu grelhado com cebola, beringela, curgete, abóbora, rúcula, tomate fresco e pesto italiano; um hambúrguer de Frango envolvido em pão de caco, pimento verde assado, alface, tomate e molho alioli com toque de caril; um hambúrguer de Salmão com funcho salteado em vinagre balsâmico, mel e rúcula e ainda (o meu favorito) um hambúrguer de Novilho em fofo brioche, cebola caramelizada, tomate e molho de bbq fumado.

Pequenines, sliders hamburgueres Olhão

Sliders "Pequenines"

À prova dos hambúrgueres somou-se a degustação das cervejas artesanais da seleção 1927 da Super Bock. A primeira foi a Munich, uma cerveja preta com toque fumado, a chocolate, alfarroba, malte e frutos secos. Depois, provámos a Bengal Amber, de cor avermelhada e sabor a frutos tropicais e cítricos. Finalmente, experimentámos a Bavaria Weiss, com distinto sabor a cravinho, especiarias e fruta cristalizada. Ficaram duas variedades de cerveja por testar, disciplina que aprovaremos numa próxima ocasião. Para refrescar a noite de estio, o Sr. Diogo, o mixólogo do Maldeçoades trouxe-me uma deliciosa limonada com melancia e gelo.

Seleção Cerveja Super Bock

Munich Super Bock e Limonada com melancia e hortelã

O chef responsável por este festim para os sentidos, chama-se Dino Sousa, é madeirense, mas vive há bastante tempo no Algarve.

Esta noite de malditas tentações - ora, agora já sabe porque se chama Maldeçoade -, ia terminar por aqui, mas a Sra. Marta, uma das empregadas de mesa mais simpáticas que me lembro, insistiu em fazer a apresentação das sobremesas. E trouxe, orgulhosa, um tabuleiro com quatro boiões de vidro repletos de bondades: o Zacoto, emulsão de natas, avelãs e bolo de chocolate; uma Panna cotta de Manga; uma Mousse da Bananas com framboesas e ainda uma Mousse de leite condensado, café e chocolate. Eu mantive-me estóica mas o meu marido não aguentou e atacou às colheradas a Mousse de Leite Condensado...

Marta, Maldeçoade, Real Marina Hotel & Spa, Hotéis Reais

Marta e as sobremesas

Para mais informação e reservas:

Maldeçoade - Hamburgueria Artesanal

Horários: Maldeçoade - aberto todos os dias, entre as 17h e as 01h

Direção: Av. 5 de Outubro, Olhão - Hotel

Página web: Real Marina

Telefone: (+351) 289 091 320

Créditos Fotográficos: Avenida Chique e Hotéis Real

Maldeçoade, Hamburgaria Artesanal Olhão

Comments


Sobre o Blog

Sobre Mim

Um blog sobre a essência do bom viver. O Avenida Chique é um blog português sobre viagens, turismo e gastronomia para quem desfruta com os grandes prazeres da vida: restaurantes de eleição, hotéis e spas, os melhores vinhos e cocktails, viagens cá dentro e lá fora, artes e cultura. 

Seja muito bem vindo/a ao 

Avenida Chique!

  • Facebook Clean Grey
  • Instagram Clean Gris
  • Google+ Clean Gris
  • Twitter limpio gris

Advertisement / Publicidade

Posts Relacionados

bottom of page