Barco Casa Ria Formosa. Uma experiência inesquecível
Uma experiência única. Um barco-casa nas calmas águas da Ria Formosa.
Logo de manhã, as nuances de cores da Ria Formosa impressionam.
Cheguei à vila da Fuzeta a meio da tarde. Os termómetros marcavam 29 graus e o sol do Verão algarvio ainda andava alto no céu. Por aqui cantam as cigarras, gritam as gaivotas e cheira a sal, algas e ervas aromáticas. O Algarve tem um perfume especial, um pot-pourri de aromas marinhos e de arbustos atlânticos que sempre me impressionou. Quando era pequena e vinha cá passar férias, ao abrir a porta do carro ficava estonteada com este aroma único. E mesmo agora, passadas umas décadas e com passaporte algarvio, há dias em que este perfume rodopia no ar com tamanha intensidade que me embriaga de felicidade...
Caminho pelo cais de pesca da Fuzeta entre cascos pintados de cores intensas, redes e boias. Ao perfume algarvio soma-se o cheiro a churrasco de carvão do restaurante o Corvo. Numa fileira de casitas de madeira paralela ao cais, os pescadores, velhos de sal e mar, consertam com paciência as armadilhas dos polvos. O farrusco, o cão do Cubanito, um bar épico com as suas jardineiras gigantes dá-me uma lambidela e leva-me (coincidência ou não) ao quiosque do Passeios Ria Formosa. É aí o ponto de encontro para o início de uma aventura marinha única. Hoje vou dormir num sitio muito especial, uma verdadeira suite flutuante ancorada no meio do Parque Natural de Ria Formosa. O meu destino é um Barco Casa fundeado na praia da Barra Velha, ou seja, o paraíso na terra.
[para ver as fotografias em tamanho completo, faça click na galeria de imagens]
A empresa responsável por esta brilhante ideia é a Passeios Ria Formosa e no folheto prometem que o Barco Casa é mais que uma experiência e têm razão... são poucos os sítios onde é possível estar rodeado de tamanha beleza natural, em comunhão com as calmas ondas do mar e os poéticos raios de sol.
Depois de um check-in rápido acompanham-me ao táxi-barco. De ali até à ilhota da Barra Velha são 6 minutos de passeio sulcando as águas azul turquesa e acenando aos bandos de aves migratórias que levantam voo quando passamos por elas.
E eis que chegamos ao meu refúgio. Um oásis de tranquilidade a flutuar em paz. Aqui não há mais nada, só o Barco Casa, eu e a inefável beleza da Ria Formosa.
[para ver as fotografias em tamanho completo, faça click na galeria de imagens]
Uma suite de luxo na água... por 250 euros
Este verdadeiro hotel flutuante tem capacidade para quatro pessoas, mas como o espaço a bordo é limitado, aconselho a viver esta experiência a dois. Existem duas camas individuais no porão e uma maravilhosa cama de casal (160 x 200) com vistas para a água. Está incluído o serviço de roupa de cama, toalhas de banho, toalhas de rosto e de praia, por isso, o único com que terá que preocupar-se é mesmo trazer o protetor solar e o banhador (mas só se fizer mesmo questão)... O preço por noite é 250 euros e inclui a estancia e o transporte de ida e volta em taxi-barco.
O Barco Casa tem uma cozinha equipada com vários eletrodomésticos como microondas, frigorífico, bancada, placa elétrica e até um forno! Também estão incluídos no serviço da reserva uma garrafa de água, gelo, chá, café e as boas laranjas algarvias. A ideia é podermos preparar refeições leves a bordo ou trazer já um pic-nic. Para quem quiser tornar esta experiência ainda mais especial pode-se contratar através da empresa Passeios Ria Formosa o serviço de um chef privado para preparar uma refeição sibarita, sushi ou até uma churrascada.
Na parte superior há um maravilhoso solário, uma mesa de refeições e um sofá. Esta foi a minha zona favorita do barco e poderia ter-me afincado por ali para o resto do Verão...No final deste post coloquei um vídeo onde pode visitar virtualmente o barco por dentro...
Aqui pode-se dormir embalado pelas águas da Ria Formosa.
Jantar no deck com vista para a Ria... melhor é difícil.
Por do sol no paraíso. O melhor segredo do Algarve.
Entardecer impressionista e a noite baixo um manto de estrelas
Ao chegar ao Barco Casa havia maré alta e algum vento de entardecer. Esta brisa marinha, um fenómeno térmico conhecido pelas gentes da região, fez levantar algumas ondinhas rebeldes. Depois, a brisa acalmou e o mar virou um espelho infinito. Com o entardecer, no céu apareceram pinceladas de laivos rosados e no horizonte, o Cerro de São Miguel desenhava-se com toques impressionistas. A vila da Fuzeta acordou para noite transformando-se num presépio vivo. Essas longínquas luzes do casario e as centenas de estrelas no céu, foram a única companhia de uma noite calma.
Depois do jantar, cobertos com um manto de estrelas e embrulhados no silêncio escuro da noite, eu e o meu marido entrelaçamos os dedos das mãos e tentámos guardar no coração esse raro momento de completa felicidade.
Deitada na cama no convés do barco a sensação é que estou tão perto, tão perto, que se estender a perna ou o braço sou capaz de tocar a água com a ponta do dedo... não temam, medrosos... é só uma sensação, é absolutamente seguro. Adormeci embalada pela ondulação suave e as gorgoladas de água que batucam por debaixo do casco. Não há ruído igual, dormir num barco é uma sensação única.
Ao longe, as luzes da Vila da Fuzeta vão aparecendo à medida que o manto da noite cobre a Ria.
Pensativa, a olhar para o horizonte marinho... viajar é também uma viagem ao nosso interior.
Banho matinal entre os azuis da Ria
Um dos momentos que mais me impressionou foi acordar nesse espelho de água com garças a sobrevoar um céu azul intenso. Saí da cama e sem pensar atirei-me à água da Ria. Há algo de sagrado nesse banho matinal, onde o frescor marinho desentorpece as nossas pernas amolecidas pelo calor da noite, faz a circulação formigar nas pontas das mãs e dos pés... não é só um mergulho no mar, é um despertar para a vida.
Sozinha... mas não tanto
Esta pode ser a experiência mais parecida com aquele filme dos anos 90, o "Lagoa Azul", lembra-se? Ficamos realmente sozinhos, mas não perdidos no meio do Oceano. O Barco Casa está ancorado apenas a 50 metros da costa da praia da Barra Velha e para quem precisar de ter contato com "terra firme" existe um dinghy, um barquito a remos que se pode utilizar para pequenas excursões à praia.
Logo de manhã chegaram os pescadores de polvos e os apanhadores de amêijoa. Foram a minha companhia durante umas horas, em que, tive a oportunidade de observar a difícil faina deste grémio. Conheço poucos trabalhos tão árduos como o de apanhador de amêijoas, esgravatam horas e horas na lama de areia e algas debaixo de um sol abrasador.
Ao lado do Barco Casa há um segundo barco da mesma empresa, recém inaugurado e com a capacidade para 10 pessoas (6 adultos e 4 crianças). Este novo barco "Barra Velha" foi inaugurado no dia 17 de Junho deste ano e é perfeito para umas férias tranquilas em família. O preço ronda os 400 euros por dia, com um mínimo de duas noites de estância.
Apanhador de Amêijoas na Ria Formosa
Amigo do Ambiente
Esta pequena suite flutuante é energeticamente sustentável com painéis solares e baterias que geram suficiente eletricidade para alimentar o frigorífico e outros pequenos eletrodomésticos. O barco está fundeado, por tanto, os motores não estão em funcionamento não havendo risco de contaminar o fundo marinho com combustível e outros resíduos.
Um espelho de azuis. A Ria e o céu.
Atividades
Eu por mim, por uma vez que me encontro "desligada" do mundo, sem televisão, internet e com todo o tempo do mundo para conversar com o meu marido, nadar, apanhar sol, ler um livro ou simplesmente meditar na proa do barco, não preciso de mais animação... é um luxo ter tempo para nós e para viver momentos de pura tranquilidade... mas, tudo bem. Eu percebo que há pessoas que começam a "subir pelas paredes" na perspetiva de não ter nada para fazer... não temam meus "action-addicted" há uma panóplia de atividades e excursões que se podem combinar com a Passeios Ria Formosa. Que tal um passeio em barco (a motor, não este que está ancorado) pela Rota do Sol ou Rota do Levante? Pode-se ainda fazer uma excursão marítima para Observar Golfinhos, Cavalos-Marinhos ou até Pesca Desportiva... Também é possível dar um passeio em veleiro ou com caiaques... para manter a sua agenda cheia com estas atividades, não se esqueça de marcar antes da sua visita.
Não há WIFI, mas a cobertura de rede é 4G por isso, se for realmente importante ler os emails do trabalho, não desespere, sempre tem a opção de ligar o telemóvel...
Se recomendo?
Fiquei apaixonada por esta experiência... Este é o lugar indicado para fazer algo tão importante nos dias de hoje: DES-LI-GAR. E se para isso é preciso evadir-nos a um barco no meio do paraíso, assim seja. Há demasiada beleza neste mundo para inspirar e absorver e esta é uma forma fantástica para o fazer...
Como Chegar
Para cá chegar, lembre-se que o ponto de embarque, na Fuzeta, (entre Olhão e Tavira) está apenas a 24 km do aeroporto internacional de Faro e a 800 metros da estação de comboio regional CP.
Ponha no GPS as seguintes coordenadas: 37º03’13,57’’N / 07º44’36,54’’W
Tianica da Fuzeta mas com Z
Se vier de carro e procurar Fuzeta no GPS, lembre-se que Fuzeta tem duas grafias, uma com z e outra com s. No meu Gps, mapas e cartéis da estrada aparece com a designação oficial com "s", ou seja, Fuseta. Porém, eu estou do lado dos autóctones que reivindicam a escrita da palavra Fuzeta com "z". Esta Fuzeta com z, cantada pela voz do povo na célebre modinha "Tianica, tianica da Fuzeta" provém da expressão vila da Foz da Eta, um ribeirinho que terá existido em tempos anteriores... e é devido a essas caraterísticas históricas que deveriam respeitar-se os desígnios da população.
Olá, olé a Fuzeta é com Z!
Para mais Informação:
Passeios Ria Formosa
Urbanização Atalaia Mar Lote M2.1 Bias do Sul, 8700-129 Moncarapacho Tlm.: (+351) 962 156 922 / (+351) 961 189 857 Fax: 289 793 262 / 289 798 625 E-mail: reservas@passeios-ria-formosa.com Stands de vendas: Olhão: Avenida 5 de Outubro (em frente ao Real Marina Hotel) GPS: 37° 01'21,01"N / 07°50'50,77"W Fuseta: Avenida Dr. César Oliveira (junto ao porto de pesca) GPS: 37º03’13,57’’N / 07º44’36,54’’W
Santa-Luzia: Avenida Eng. Duarte Pacheco GPS: 37º06’00,08’’N / 07º39’42,92’’W Cabanas de Tavira: Avenida 28 de Maio GPS: 37º08’09.15’’N / 7º35’50.94’’W
Créditos Fotográficos: Avenida Chique e Passeios Ria Formosa
Aqui está o video:
e agora... toca a reservar, que temos que apoiar o que é nosso! Deixem-se lá de Maldivas ou Caribe... isto aqui é bem melhor!
Comments