Mar a Mais. Um bar, uma praia, um sonho.
Quantas vezes já pensou em abandonar tudo e dedicar-se ao seu sonho?
A Sofia e a Andrea são as minhas heroínas de hoje. Há 10 anos deixaram Lisboa e tudo o que tinham para trás, para dedicarem-se ao sonho das suas vidas: O Mar a Mais.
Aquilo que era uma simples barraquinha de praia de pescadores na Ilha do Farol, é hoje, um dos bares mais referenciados e bonitos de todo o Algarve. Todos os anos, antes de começar a temporada, as irmãs dedicam-se dias e dias a renovar o bar com um novo visual que sempre surpreende. O ano passado, foi um tributo às casinhas de cores da Praia de Ílhavo. Este ano a escolha recaiu num verde coral com flores de hibisco bem coloridas. No interior mantêm-se os dizeres inspiradores nos cartazes, o teto de palhinha, e os banquinhos e cadeirões às cores onde é possível fazer as pazes com a vida e perder o olhar nos azuis hipnóticos do Oceano Atlântico.
O “Mar a Mais” é muito mais que um bar. Simboliza a história de resiliência de duas irmãs. Duas mulheres que decidiram dar a volta por cima. Sofia tinha acabado de cumprir 40 anos e muitos sonhos por realizar. Andrea, saída de um divórcio, precisava de dar um giro na sua vida. O que é que fizeram? Voltaram-se para um antigo sonho da juventude construído com as memórias dos grandes verões. Regressaram à Ilha do Farol na Ria Formosa, onde desde pequenas passavam férias com os pais. Sofia conta que tudo aconteceu muito rápido: “Viemos para cá, sem um plano, vínhamos só passar umas férias, carregar energias. Mas no Ferry, encontrámos a antiga dona desta barraquinha de praia. Disse-me que estava muito cansada e velha para o negócio, que o queria passar a alguém. Nessa noite, nem eu, nem a minha irmã conseguimos pregar olho. De manhã tínhamos a decisão tomada.”
E desde então, passaram-se 10 anos. 10 anos a olhar o mar, a fazer clientes felizes e a ser feliz. O lugar é paradisíaco, um espaço de evasão. O bar oferece uma vista panorâmica sobre a Praia do Farol e o azul intenso do mar. A música reggae e o bossa-nova preenchem os sons das ondas a rebentar na praia. Os mojitos, as caipirinhas, as pequenas refeições e os petiscos são feitos com amor. Os “Luaus” as festas de verão à luz da lua cheia, são já uma referência obrigatória na agenda hedonística algarvia.
O nome “Mar a Mais”, é um jogo de palavras, conceitos e ideias entre o mar e o verbo amar. Significa o amor das duas irmãs pelo mar, pela vida e pela família.
Mas não pense que no paraíso é tudo fácil. Nos primeiros cinco anos não havia casa de banho ou água potável e foi necessário reformar o bar várias vezes. E houve um ano em que o mar decidiu galgar a praia e destruir tudo. Dessa grande tempestade em 2005, a única coisa que se aproveitou foi um poster, que guardam bem emoldurado no coração do bar. Premonitoriamente diz “Um aplauso para aquele que deixou tudo e montou um bar na praia”. Por isso, Sofia e Andrea, um grande aplauso para vocês, mulheres de força que estão a viver o vosso sonho!
Se ainda não conhece o “Mar a Mais” está a perder uma grande experiência. Para chegar à Ilha do Farol, na Ria Formosa, existem barcos que saem de Faro ou de Olhão. Pode fazer a viagem por pouco mais de 1 euro em ferry ou alugar um táxi-barco que custa entre os 25 e os 30 euros e que transporta até 5 pessoas. Vá, toca a apontar na agenda!
Sofia e Andrea, as irmãs resiliência. Atrás, o poster que lhes mudou a vida.
Mar a Mais, o look de 2015. Verde coral e flores de Hibisco.
"Mar a Mais". Um espaço de pura evasão.
Aqui os dias passam-se felizes ao som do "reggae" e da "bossa nova".
Esses hipnóticos tons de azul Atlântico...
A força da primavera a irromper até junto à praia.
Ontem, toda eu era sol. Sol no vestido, sol na pele, sol na alma!
Quem é que não se quer perder por aqui?
"Um aplauso para aquele que deixou tudo e montou um bar na praia".
O farol que dá nome à Ilha, guarda a traseira do "Mar a Mais".