top of page

Mercado do Petisco - Naschmarkt em Viena

O Naschmarkt, ou melhor, o mercado do petisco de Viena é um dos lugares de visita obrigatória para todos aqueles que apreciam o contato com a vida local e as especialidades gastronómicas. Este é um mercado ao ar livre, no meio da cidade, composto por duas alas com casitas de madeira e postos de venda ambulante do princípio do século XIX. Este é um mercado de alimentos e especiarias, mas também um ponto de reunião social para os vienenses que frequentam os diferentes restaurantes, cafés e bares a qualquer hora do dia.

Naschmarkt, o mercado do petisco em Viena

Naschmarkt, o mercado do petisco

Há frutas e verduras, vinhos, vinagres, peixes, salsichas, vestidos tradicionais, artesanato, frutos secos, azeitonas, baklavas, doçaria... um pouco de tudo e um pouco de nada, misturado com a alegria efusiva das gentes e do brindar da cerveja.

Chamam-lhe o mercado do “petisco” porque por ali se pode comprar de tudo um pouco, os vendedores oferecem-nos sempre algo para provar e nos restaurantes é possível comer desde uma refeição completa até petiscos como uma cerveja com salsicha vienesa, especialidades turcas, gregas, russas, húngaras ou alemãs.

Este é um dos mercados mais frequentados em Viena e está aberto todos os dias. Eu fui do centro, da praça de Santo Estevão (Stephens Platz) até ao Mercado do Petisco em velocípede por 10 euros e regressei caminhando em menos de 10 minutos.

O mercado embora pareça ser recente, porque os edifícios de madeira estão bem conservados, conta com 200 anos de história. O Naschmarkt foi reconstruído várias vezes, e teve a sua origem num mercado de leite e queijos que se realizava numa praceta próxima, Freyung, junto ao mosteiro de Schottenstift. Ao longo do tempo e acompanhando o crescimento da cidade, o mercado foi-se deslocando para a zona sul, consolidando-se no princípio do século XIX na sua localização atual, a Wienzeile. As casas de madeiras e postos de venda foram desenhados em 1916 por Friedrich Jäckel e têm vindo a ser preservados com rigor histórico mantendo a estrutura e personalidade original.

Como sou uma apaixonada por mercados e passeios sensoriais entre produtos, cores e perfumes, não dispensei esta visita. E valeu a pena. Gostei especialmente dos postos de especiarias e especialidades turcas e húngaras. Os vendedores são muito expressivos, oferecem-nos um pouco dos seus produtos para “petiscar” e conversam animadamente. Mesmo que não compremos nada ou apenas alguma ninharia, são sempre muito amáveis. A mistura de povos e influências de diferentes países recorda-nos que a Áustria, hoje um país relativamente pequeno, foi em tempos o ponto nevrálgico do grande Império Austro-Húngaro.

Dica: Descubra a loja dos vinagres aromáticos e traga consigo algumas garrafinhas. Em Viena os vinagres são menos ácidos e mais suaves que os portugueses e são aromatizados com várias essências naturais. Quando voltar a casa, sempre que se temperar a sua salada vai-se transportar à bela cidade de Viena...

A rua que separa as duas alas do mercado. No Rosenkönigin vendem-se especialidades russas.

A rua que separa as duas alas do mercado. No Rosenkönigin vendem-se especialidades russas.

Nachmarkt, o mercado do petisco em Viena

Desde uma refeição completa a um pequeno petisco. Há de tudo no Naschmarkt.

Vinho austríaco? Experimente os Riesling da região de Wachao (tipo Alvarinho).

Vinho austríaco? Experimente os Riesling da região de Wachao (tipo Alvarinho).

Doçaria típica austríaca, os Marillen Zelten  (alperce) ou Apfel Zelten (maçã e canela).

Doçaria típica austríaca, os Marillen Zelten (alperce) ou Apfel Zelten (maçã e canela).

O pão austríaco é uma delícia, existem diversas receitas com sementes e massas-madre. A maioria é cozido a forno de lenha e apresenta um crosta crocante... delicioso!

Os diferentes cogumelos dos bosques austríacos são uma tentação...

Naschmarkt Viena, Não deixe de experimentar os vinagres aromáticos, são uma delícia!

Não deixe de experimentar os vinagres aromáticos, são uma delícia!

Especiarias turcas e húngaras

E que tal um vestidinho típico? Estes são os famosos "Dirndl". Claro que aqui no mercado só encontrará a versão turística, por 50 euros. Para adquirir um "verdadeiro" tem que ir a uma loja da especialidade e os preços começam a partir dos 300 euros.

O que mais devo fazer ou visitar em Viena?

Existem muitas possibilidade de passeio em Viena e pode organizar a sua agenda, segundo os seus interesses pessoais: história, arte, música, etc... Incontornáveis, são naturalmente, os palácios da famíla de Habsburgo, um passeio em carruagem pela cidade, a pé pelo parque de Volksgarden ou uma ida à Ópera... aqui ficam 12 lugares essenciais que deve visitar em Viena:

1 - Palácio de Schönbrunn (residência de Verão da família Habsburgo)

2 - Palácio Imperial Hofburg (residência central da família Habsburgo e Museu de Sissi)

3 - Palácio da Câmara Municipal (Rathaus)

4 - Passeio em Carruagem pela Cidade

5 - Visita à Escola de Equitação Espanhola (Spanishe Hofreiteschule)

6 - Parque do Povo Volksgarden e a estátua de Sissi

7 - Mercado do Petisco - Naschmarkt

8 - Prater - Parque de Atrações e Roda Gigante 9 - Tumbas Reais no Mosteiro dos Capuchinhos

10 - Catedral de São Estevão (Stephansdom)

11 - Casa-Museu de Mozart

12 - Taberna típica em Heuringer

Sobre o Blog

Sobre Mim

Um blog sobre a essência do bom viver. O Avenida Chique é um blog português sobre viagens, turismo e gastronomia para quem desfruta com os grandes prazeres da vida: restaurantes de eleição, hotéis e spas, os melhores vinhos e cocktails, viagens cá dentro e lá fora, artes e cultura. 

Seja muito bem vindo/a ao 

Avenida Chique!

  • Facebook Clean Grey
  • Instagram Clean Gris
  • Google+ Clean Gris
  • Twitter limpio gris

Advertisement / Publicidade

Posts Relacionados

bottom of page