Mercado do Petisco - Naschmarkt em Viena
O Naschmarkt, ou melhor, o mercado do petisco de Viena é um dos lugares de visita obrigatória para todos aqueles que apreciam o contato com a vida local e as especialidades gastronómicas. Este é um mercado ao ar livre, no meio da cidade, composto por duas alas com casitas de madeira e postos de venda ambulante do princípio do século XIX. Este é um mercado de alimentos e especiarias, mas também um ponto de reunião social para os vienenses que frequentam os diferentes restaurantes, cafés e bares a qualquer hora do dia.
Naschmarkt, o mercado do petisco
Há frutas e verduras, vinhos, vinagres, peixes, salsichas, vestidos tradicionais, artesanato, frutos secos, azeitonas, baklavas, doçaria... um pouco de tudo e um pouco de nada, misturado com a alegria efusiva das gentes e do brindar da cerveja.
Chamam-lhe o mercado do “petisco” porque por ali se pode comprar de tudo um pouco, os vendedores oferecem-nos sempre algo para provar e nos restaurantes é possível comer desde uma refeição completa até petiscos como uma cerveja com salsicha vienesa, especialidades turcas, gregas, russas, húngaras ou alemãs.
Este é um dos mercados mais frequentados em Viena e está aberto todos os dias. Eu fui do centro, da praça de Santo Estevão (Stephens Platz) até ao Mercado do Petisco em velocípede por 10 euros e regressei caminhando em menos de 10 minutos.
O mercado embora pareça ser recente, porque os edifícios de madeira estão bem conservados, conta com 200 anos de história. O Naschmarkt foi reconstruído várias vezes, e teve a sua origem num mercado de leite e queijos que se realizava numa praceta próxima, Freyung, junto ao mosteiro de Schottenstift. Ao longo do tempo e acompanhando o crescimento da cidade, o mercado foi-se deslocando para a zona sul, consolidando-se no princípio do século XIX na sua localização atual, a Wienzeile. As casas de madeiras e postos de venda foram desenhados em 1916 por Friedrich Jäckel e têm vindo a ser preservados com rigor histórico mantendo a estrutura e personalidade original.
Como sou uma apaixonada por mercados e passeios sensoriais entre produtos, cores e perfumes, não dispensei esta visita. E valeu a pena. Gostei especialmente dos postos de especiarias e especialidades turcas e húngaras. Os vendedores são muito expressivos, oferecem-nos um pouco dos seus produtos para “petiscar” e conversam animadamente. Mesmo que não compremos nada ou apenas alguma ninharia, são sempre muito amáveis. A mistura de povos e influências de diferentes países recorda-nos que a Áustria, hoje um país relativamente pequeno, foi em tempos o ponto nevrálgico do grande Império Austro-Húngaro.
Dica: Descubra a loja dos vinagres aromáticos e traga consigo algumas garrafinhas. Em Viena os vinagres são menos ácidos e mais suaves que os portugueses e são aromatizados com várias essências naturais. Quando voltar a casa, sempre que se temperar a sua salada vai-se transportar à bela cidade de Viena...
A rua que separa as duas alas do mercado. No Rosenkönigin vendem-se especialidades russas.
Desde uma refeição completa a um pequeno petisco. Há de tudo no Naschmarkt.
Vinho austríaco? Experimente os Riesling da região de Wachao (tipo Alvarinho).
Doçaria típica austríaca, os Marillen Zelten (alperce) ou Apfel Zelten (maçã e canela).
O pão austríaco é uma delícia, existem diversas receitas com sementes e massas-madre. A maioria é cozido a forno de lenha e apresenta um crosta crocante... delicioso!
Os diferentes cogumelos dos bosques austríacos são uma tentação...
Não deixe de experimentar os vinagres aromáticos, são uma delícia!
Especiarias turcas e húngaras
E que tal um vestidinho típico? Estes são os famosos "Dirndl". Claro que aqui no mercado só encontrará a versão turística, por 50 euros. Para adquirir um "verdadeiro" tem que ir a uma loja da especialidade e os preços começam a partir dos 300 euros.
O que mais devo fazer ou visitar em Viena?
Existem muitas possibilidade de passeio em Viena e pode organizar a sua agenda, segundo os seus interesses pessoais: história, arte, música, etc... Incontornáveis, são naturalmente, os palácios da famíla de Habsburgo, um passeio em carruagem pela cidade, a pé pelo parque de Volksgarden ou uma ida à Ópera... aqui ficam 12 lugares essenciais que deve visitar em Viena:
1 - Palácio de Schönbrunn (residência de Verão da família Habsburgo)
2 - Palácio Imperial Hofburg (residência central da família Habsburgo e Museu de Sissi)
3 - Palácio da Câmara Municipal (Rathaus)
4 - Passeio em Carruagem pela Cidade
5 - Visita à Escola de Equitação Espanhola (Spanishe Hofreiteschule)
6 - Parque do Povo Volksgarden e a estátua de Sissi
7 - Mercado do Petisco - Naschmarkt
8 - Prater - Parque de Atrações e Roda Gigante 9 - Tumbas Reais no Mosteiro dos Capuchinhos
10 - Catedral de São Estevão (Stephansdom)
11 - Casa-Museu de Mozart
12 - Taberna típica em Heuringer