UNIKO. Carnes maturadas na Marina de Vilamoura
Venha daí. Hoje, vamos jantar à Marina de Vilamoura ao restaurante de carnes premium maturadas UNIKO, ver o sol a pôr-se devagarinho atrás dos barcos e passear pela multidão de veraneantes que enchem de alegria o passeio marítimo mais desejado do país. E porque está de férias, reais ou imaginadas, pediremos um gin tónico fresquinho, preparado a preceito para brindar à vida. Sim, porque ela é curta e os bons momentos passam a correr...
Entrada e Terraço do Restaurante UNIKO, na Marina de Vilamoura
A minha proposta de hoje vai ao encontro de vários emails que tenho recebido: onde jantar na Marina de Vilamoura? A realidade é que existe uma incrível oferta de restaurantes e bares, algumas verdadeiras joias da gastronomia, outros nem por isso (e fiquemos por aqui). Eu percebo a inquietude dos leitores, para quem vem muito esporadicamente ao Algarve, - por vezes até só aqueles 15 diazinhos no Verão-, é difícil escolher entre tantos restaurantes. Por isso, aqui fica mais uma boa recomendação para jantar na Marina de Vilamoura.
Já falei aqui, muito recentemente, no LUNA ROSSA, um restaurante italiano com uma oferta de receitas tradicionais deliciosas que vale mesmo a pena provar. A alguns metros do Luna Rossa, direção Este, fica a minha sugestão de hoje, um restaurante de carnes premium maturadas. De seu nome UNIKO, está situado no passeio da Marina de Vilamoura, possui uma zona interior de restaurante e conta com um belo terraço com uma varanda sobre a linha de água e os barcos.
Terraço com vista privilegiada sobre a Marina de Vilamoura
Estive no UNIKO esta semana e adorei sentar-me com os olhos perdidos na água, entretida com a entrada dos iates que regressavam das excursões do dia. Do outro lado, no passeio da Marina, desfilavam famílias inteiras, grupos de amigos, casais de namorados, de todas as idades e nacionalidades. Uma verdadeira "torre de babel", onde se ouve falar todas as línguas e se reconhecem diferentes feições, etnias e raças. Será curiosidade social, isto de observar a diversidade de pessoas que caminham por aqui, bronzeadas e felizes e imaginar as suas histórias e circunstâncias.
Gins, cocktails e uma seleção vínica digna de coleção
O terraço do UNIKO é, pois, uma suite previlegiada para observar o dinamismo da paisagem humana, mas também da vida na Marina de Vilamoura, do vai e vem dos seus barcos e os voos das gaivotas. Pedimos um gin tónico para celebrar o entardecer e a escolha recaiu num fresco e aromático Tanns, servido com casca de limão, framboesas, gelo e água tónica.
O terraço está decorado com cadeiras douradas e conta com um bar central, em tons de madeira clara, onde preparam diversas criações de “mixologia”. A carta conta com mais de 13 gins e as suas respetivas sugestões de preparação e 15 cocktails clássicos como o "Cosmopolitan" ou o "Porn Star Martini" e de assinatura, como o "UNIKO by Night", uma curiosa mistura de vodka, amargo cítrico, licor de amêndoa algarvio, Curacao azul, sumo de limas frescas e champagne.
A carta de vinhos apresenta uma surpreendente seleção de mais de 70 referências de brancos, tintos e champagnes nacionais e internacionais, onde tanto se pode encontrar um leve Alvarinho "Ponte da Barca" da região Douro, como um seleto "Mirabilis" branco, Douro, 2015. Se gosta de tinto, saiba que para além de referências de jovens ou encorpados, existe ainda uma seleção especial onde desfilam os famosos "Ferreirinha Reserva Especial", um "Legado", 2011, ou o extraordinário "Barca Velha".
Gin tónico Tanns, na Marina de Vilamoura. Haverá melhor forma de celebrar o entardecer?
Carnes premium maturadas
A seleção vínica do UNIKO pede um menu a preceito. O conceito da cozinha assinado pela Chef brasileira Bianca Damasceno e o Chef executivo italiano Giovanni Foscarini, aposta em carnes premium, maturadas com mais de 28 dias. A natureza destas carnes importadas do Uruguai e o tratamento de maturação controlada, assegura uma textura especial - mais suave - e um sabor mais intenso. Poderíamos facilmente argumentar que com produtos desta qualidade é fácil criar sabores que agradem. Mas a verdade é que trabalhar com carnes premium exige um conhecimento específico e uma destreza com a grelha e o forno. No UNIKO trabalham-se as carnes num forno-grelhador com carvão vegetal, o que ajuda a realçar os sabores da carne.
A carta recomenda-nos diversas sensações, desde as "costeletas de borrego" com toque de hortelã, o tenro "piano de porco", onde a carne se desfaz entre o entrecosto e o molho BBQ, o delicioso "bife do acém", o tenríssimo "lombo" e ainda, a estrela dos pratos de carne, o "T-Bone" um corte que oferece a experiência de duas texturas, a vazia e o lombo, numa só peça. Melhor que um "T-Bone" só mesmo um "Tomahawk", o Ferrari dos cortes que faz a boca do amante das carnes salivar de luxúria...
Tomahawk, prato assinatura do UNIKO, Steakhouse na Marina de Vilamoura
Um "Tomahawk", por favor!
A nossa escolha recaiu num gigantesco "Tomahawk" de meio quilo, digno representante do tempo das cavernas e que foi apresentado a rigor por Mónica, a chefe de sala do UNIKO. A peça veio servida à mesa numa pedra quente e foi desossada e cortada à nossa frente em finas fatias.
À medida que iam fatiando a carne, podia-se apreciar a textura e a suculência do bocado e adivinhar os sabores intensos que iríamos descobrir em boca. Embora a carne fosse muito tenra, serviram-nos umas facas de bife especiais da "Tramontina", que assustariam a qualquer! A experiência de carne foi ótima, lembrando as “steakhouses” americanas, mas em versão mais light, própria para um lugar de férias à beira-mar. Recomendo!
Apresentação de luxo: o Tomahawk de carne maturada, com molhos, legumes e saladas.
Corte à mesa, para delírio dos comensais.
Tomahawk já fatiado, pronto para degustação
A nossa refeição incluiu ainda uma pequena entrada de "Lulas frescas" de Quarteira salteadas com alho, chilis e gengibre e como prato principal, provámos também um "Robalo grelhado", aberto pelo lombo e sem espinhas, recheado com uma concassé de legumes, que estava muito saboroso.
Robalo com concassé de legumes
Este festim gastronómico terminou em apoteose com uma sobremesa muito gulosa. Atenção, amigos dos doces, este prato é para vocês: "Éclair de Café". Um éclair caseiro e enorme, recheado sem medo com creme de mascarpone, pedaços de chocolate negro e redução de moka. Eu só provei um bocadinho (bem pequenino) porque a sobremesa foi imediatamente devorada pelos meus familiares... Do que provei, posso asseverar que a delicadeza da massa do éclair e a frescura cremosa do queijo italiano combinam na perfeição. Nem quero imaginar a conta calórica, mas se é para pecar, que seja assim...
O preço de uma refeição média, com entrada partilhada, prato principal e sobremesa, ronda os 50 euros por pessoa. O "tomahawk" pensado para duas pessoas tem um razoável preço de 60 euros por peça.
Para além da qualidade dos produtos e a localização mesmo no coração da Marina de Vilamoura, recomendaria o UNIKO pelo serviço dedicado e profissional. A nossa empregada (Sra. Mónica) cuidou exaustivamente de cada detalhe e esteve sempre preocupada se estávamos a gostar da comida ou se faltava alguma bebida. Para ela, vai o nosso reconhecimento muito especial!
Éclair de Café, especialidade doce do UNIKO
Para mais informação e reservas, por favor, consulte:
Restaurante UNIKO
Endereço: Marina de Vilamoura, 8125-401 Vilamoura
Telefone: (+351) 289 302 232
Página Web: https://unikorestaurant.com
Email: info@unikorestaurant.com
Facebook: https://www.facebook.com/unikovilamoura/
Horários: todos os dias de 10:00 a 23:00
[Para ver as fotografias em tamanho completo, faça click na galeria]
Créditos Fotográficos: Avenida Chique
#GrupoThai #Restaurantes #CrónicasGastronómicas #LunaRossa #RestauranteItaliano #MarinadeVilamoura #VilamouraWorld #BlogdeGastronomia #BlogdeViagens #BloguePortuguês #BlogsobreoAlgarve #ThaiBeach #ThaiMarina #Uniko #SteakHouse #RestauranteUniko #Steakhouse #Tomahawk #GiovanniFoscarini #BiancaDamasceno