O restaurante mais bonito de Sevilha: Casa Manolo León.
Casa Manolo León e o seu mágico pátio-jardim.
43 graus em Sevilha. Sente-se um calor seco que nem deixa os olhos pestanejar e torna cada movimento corporal num desafio. São as nove da noite e as temperaturas teimam em não baixar. Eu já sabia que vir a Sevilha em pleno Julho ia ser o mesmo que descer ao Inferno, pelo menos em termos de temperatura, mas não contava com uma onda de calor extraordinária, que faz secar o suor nada mais ele aparece na testa.
Saímos do hotel Meliá Colón determinados a enfrentar com boa cara a adversidade climatérica e demos ao taxista a direção do restaurante Casa Manolo León, na Calle Guadalquivir, número 12. Encontrámos este restaurante depois de uma cuidada pesquisa na Internet em vários blogues de gastronomia espanhóis e confirmámos com os comentários do The Fork.
Curiosamente, com tantos amigos e colegas de trabalho em Sevilha, nunca ninguém nos tinha falado deste lugar. Íamos, portanto, muito curiosos com a nossa escolha.
Entrada de cinema
A viagem em táxi, desde o centro até ao Bairro de San Lorenzo fez-se num fechar de olhos. Eu estava tão bem, ao fresquinho do ar condicionado, que fiquei ligeiramente contrariada com a chegada ao restaurante. O carro parou numa antiga casa senhorial do século XIX, reformada e mantida com gosto andaluz. Detrás de uma porta alta abria-se um hall de entrada em verde-água digno de um filme. Belos azulejos andaluzes, um arco em ferro forjado e vidro, um cintilante candeeiro tipo Versailles e dois empregados de mesa impecavelmente uniformados receberam-nos com um caloroso “Bienvenidos”.
A antiga casa mantém uma arquitetura senhorial com influências mouriscas e detalhes contemporâneos. Logo à entrada, do lado esquerdo há um bar repleto de bebidas dos cinco continentes, e à direita abre-se uma ala para um salão decorado com papel de parede às flores e riscas.
Um pátio-jardim mágico
Mas o nosso empregado conduziu-nos ao coração do restaurante, um jardim mágico guardado pelas quatro paredes de um “páteo” andaluz, cascadas de trepadeiras e flores, pratos de cerâmica, espelhos, fontes, candeeiros e um sistema de aspersão que criava nuvens de frescura na nossa cabeça.
Fiquei maravilhada, ou melhor, embascada com a beleza do sítio. Não sei se foi o calor que me toldava nesse dia o pensamento, mas tenho a sensação de ter estado num restaurante digno do Alice no País das Maravilhas. Felizmente tenho as fotografias que fiz com o telemóvel e por isso posso comprovar que não foi um sonho. Leviandades de escritora à parte, este é com certeza, um dos restaurantes mais bonitos de Sevilha e situa-se, no topo da minha lista pessoal de restaurantes mais bonitos do mundo.
A “Casa Manolo León” foi inaugurada em 1986 pelos irmãos Agustín e Manolo León e desde então, transformou-se numa referência na gastronomia da cidade. Este é um restaurante tão bonito, que eu atrevo-me a recomendá-lo para ocasiões especiais, como um primeiro encontro inesquecível, um pedido de casamento, ou qualquer outra desculpa que permita transformar uma noite normal, num evento romântico extraordinário... Percebo agora porquê nenhum dos meus colegas de trabalho me tinha indicado o Manolo León, este é um sítio para vir desfrutar do lado íntimo e pessoal da vida...
A antiga casa senhorial foi transformada em restaurante, mantendo grande parte das suas divisórias originais e por isso, em vez de ser um espaço aberto, o Manolo León é composto por dois andares, vários salões decorados de forma única e um maravilhoso pátio-jardim. Não sei como será jantar nos salões, mas a experiência al fresco no pátio é única. As paredes do edifício de mais de 10 metros de altura estão forradas por um vergel luxuriante, onde as flores caem em cascada. O aroma das “damas de noite” ou jasmins noturnos dança no ar e as velas e as luzes indiretas criam um ambiente fantástico.
Gastronomia autêntica, plena de sabor
Como chegámos por volta das nove e dez, fomos literalmente os primeiros a chegar ao restaurante e pudemos fazer algumas fotografias (como se nota que ainda não nos habituámos aos horários espanhóis). Mais tarde, o restaurante começou a encher e o pátio acabou por ficar repleto de casais enamorados de todas as idades. O calor intenso e abafado dessa noite de Verão transformou-se numa miragem, já que o sistema de aspersão de água fornecia nuvens de frescura e humidade.
Na carta encontrámos várias propostas tentadoras, entre elas as “alcachofras crocantes com presunto” uma das especialidades da casa, as “croquetes de presunto e guisado” e um ceviche de peixe com sabor cítrico e fresco, perfeito para uma noite quente. Depois, provámos o leitão “cochinillo” assado a baixa temperatura, que nos fez lembrar o célebre leitão do Chef Rui Paula, no restaurante DOC no Douro. Os pratos revelaram-se uma boa surpresa gastronómica, produtos de qualidade, boa execução com tempos de cozedura corretos e sabores plenos. Talvez a apresentação seja ainda um pouco caseira, mas não nos importámos com esses detalhes, porque os olhos já tinham, com o luxuriante jardim, suficiente alimento para a alma.
A barriga atraiçoou-nos e acabámos por não conseguir provar as sobremesas. Ficou a vontade para outra ocasião: toucinho do céu, flan de queijo com framboesas, tarte de banana com toffee e nata e ainda umas trufas de chocolate negro com creme pasteleiro.
E com o estômago satisfeito e os olhos enamorados, a noite acabou em absoluto delírio gastronómico.
[Para ver as fotografias em tamanho completo, faç click na galeria]
Para mais informação e reservas, contate:
Restaurante Casa Manolo León
Calle Guadalquivir, nº 12,
41002 Sevilla
Página Web: http://www.manololeon.com
Telefone: (+34) 954 37 37 35
Créditos Fotográficos: Avenida Chique
Comments