Preparar a viagem ao Japão
Por muito que uma pessoa goste de ir à aventura, há viagens que devem ser preparadas. A nossa próxima visita ao Japão (sim, é já na sexta-feira!!!) está a ser uma viagem muito planeada e com muito trabalho prévio de investigação. Primeiro, porque vamos com poucos dias e queremos aproveitar ao máximo para ver os pontos de interesse turístico, almoçar e jantar em sítios especiais que precisam ser reservados com alguma antecipação e ter os transportes e hotéis organizados sem problema. Segundo, porque vamos a conhecer vários sítios com importância histórica e cultural e gosto de ler alguma informação de enquadramento. E porque os preparativos também já nos fazem sonhar com a próxima viagem, aqui fica este post informativo...
Estou a contar com a ajuda da Agência de Viagens American Express para organizar voos, reservas de hotéis e transportes, mas mesmo assim, quiz ser eu a fazer todo o roteiro e a escolher, um a um, todos os lugares que iremos visitar.
Podem apontar que fui bastante clássica na escolha da agenda de viagem, é certo. Mas como é a nossa primeira visita, decidimos fazer uma viagem pelos postais turísticos mais importantes e deixar para uma próxima viagem a descoberta de sítios menos convencionais.
Como prometi que ia narrar todos os nossos passos e porque o "pré" é também viagem, aqui ficam algumas recomendações que me foram úteis e que vos podem ajudar na organização da vossa futura viagem.
Guias de Viagem Visuais
Escolhi o guia DK da Aguilar Ócio "Japão", porque contém imensa informação, apresentada de uma forma lúdica e interessante. Este vai ser o nosso livrinho de cabeceira e que nos guiará durante toda a viagem. Naturalmente que estou a criar o meu próprio guião, mas esse roteiro será por lá testado e depois, aqui publicado em posts para vos ajudar nas vossas excursões (reais ou virtuais) pelas paisagens nipónicas.
Passaportes e Vistos
Atualmente, não é preciso nenhum visto. Os europeus em geral e os portugueses em concreto, só precisam do passaporte em vigor, com uma validez mínima de seis meses para a data de regresso e com duas páginas em branco consecutivas. A Embaixada do Japão em Portugal diz que nenhum Português precisa de Visto se a sua estadia for inferior a 90 dias.
Vacinas
Não é preciso nenhum procedimento específico, nem vacinas especiais. (uff.... adeus Loja do Viajante)
População
A população do Japão supera os 127 milhões de habitantes. A maioría reside em zonas urbanas de alta densidade populacional. A capital do país é Tóquio e tem 12 milhões.
Código de Etiqueta e Sapatos
As pessoas são muito educadas, merecem e esperam respeito por parte do turista. Por isso, seguindo a cultura japonesa é aconselhado (às mulheres) evitar decotes pronunciados. Roupa e sapatos confortáveis durante o dia. Em muitos templos, hotéis (ryokan) e restaurantes é costume tirar os sapatos e deixá-los à entrada, por respeito e tradição. Existem chinelos disponíveis para usar dentro dos hotéis ou restaurantes, embora existam chinelos específicos para usar a casa de banho. Se o seu quarto de hotel tem um tatami (colchão) não deve caminhar com chinelos em cima, só mesmo descalço.
Etiqueta... à mesa
Os pauzinhos são para ser tratados com respeito e devem ficar sempre na posição perpendicular ao prato. Segundo a etiqueta de mesa, os pauzinhos são considerados armas de arremesso e por isso não se devem apontar a ninguém. É considerada falta de educação.
Os nigiris do sushi mergulham-se no molho de soja no lado do peixe e não no lado do arroz, como fazemos habitualmente no Ocidente. A razão é óbvia, se mergulharmos no lado do arroz podem cair bocadinhos no molho...
Falar no Metro
Não está bem visto falar ou deixar o telemóvel tocar de forma estridente (se formos bem a ver, aqui na Europa também não, mas somos mais permissivos).
Fumar no Japão
É proíbido fumar na rua e está muito mal visto socialmente. O valor da multa é de 20 euros. Algumas ruas têm zonas habilitadas só para fumadores.
Lixo
Não há caixotes de lixo na rua, por isso é importante trazer uma bolsinha connosco e tirar o lixo no hotel ou nos restaurantes.
Máscaras
Os níveis de poluição em grandes cidades ultrapassam, por vezes, os níveis do aceitável. Diz-me uma amiga que vive em Tóquio que é habitual usar máscaras de proteção tipo hospitalar. É uma forma de proteção contra o smog, mas também como forma de evitar as bactérias. Não dos outros como seria de esperar aqui no Ocidente, mas sim, para evitar contagiar as outras pessoas com as "nossas" bactérias. Mais uma lição de civismo importante...
Caminhar... sim, mas pela esquerda
Num país com 127 milhões de habitantes é imperativo uma certa ordem social. Para evitar andar "contra" a multidão, especialmente em zonas de densidade populacional alta é aconselhado circular pela esquerda.
Cartão de visita
Quando nos apresentam a alguém, especialmente no contexto de negócios, é importante segurar o cartão de visita com as duas mãos e não o guardar enquanto a pessoa estiver na nossa presença (ou fazê-lo cuidadosamente).
Diferença Horária
Durante o horário de Verão há uma diferença horária entre Portugal e Japão de mais oito horas. Ou seja, lá, já é amanhã!
Moeda
A moeda japonesa é o ien (yen). Há moedas de 1 ien, 5 ienes,100 ienes e 500 ienes. As notas são de 1.000 ienes; 2.000 ienes; 5.000 ienes ou 10.000 ienes.
Cartões de Crédito
As grandes cidades, em especial os hotéis, lojas e bancos aceitam cheques de viagem e cartões de crédito internacional como American Express, Visa, Diners Club, MasterCard e JCB.
Multibanco
Nas caixas multibanco (as ATM) japonesas não se aceitam cartões de débito ou de crédito estrangeiros. O mais indicado é utilizar as caixas multibanco nos correios ou os da Seven Bank.
Gorjeta: dar ou não dar
Em vários de blogs de viagens e guias é aconselhável não dar gorjeta, porque os japoneses podem levar a mal. Seria o primeiro país onde tal acontece, vou investigar esta questão "in situ".
Eletricidade
A corrente elétrica é de 100 vóltios de corrente alterna, mas existem duas frequências possíveis, 50 Hz no Japão de Leste e 60 Hz no Japão de Oeste. As fichas são triplas, é necessário levar um adaptador próprio.
Água Potável
Não há risco (conhecido) por isso é possível beber água corrente em qualquer lado do Japão.
Palavras e Frases Básicas de conversação Português - Japonês
Obrigado: Arigato
Muito obrigado: Arigato gozaimasu
De nada: Douitashimashite
Por favor: Douzo
Desculpe: sumimasen, shitsurei shimasu
Bom dia: Ohayou gozaimasu
Boa tarde (até as 6): Kon-nichiwa
Boa tarde: Konbanwa
Boa noite: Oyasuminasai
Não entendo: Wakarimasen
Que horas são ?: Nanji desuka.
Como se dize isto em [Japonês]?: Kore wa [nihongo] de nan to iimasuka?
Com licença (ao chamar alguém): Sumimasen
Com licença (ao interromper): (chotto) gomen kudasai
Com licença (ao entrar): Shitsurei shimasu
Desculpe-me: Gomennasai
Como está? Doo desu ka
Como tem passado? Gokigen ikaga desu ka
Estou bem, obrigado: Genki desu arigato
Prazer em conhecê-lo: Hajimemashite
Parabéns: Omedeto gozaimasu
Já vou (ao despedir-se): Itte kimasu
Vá bem, “Vá com Deus”: Itte irashai
Cheguei!: Tadaima!
Bem vindo: Okaeri!
Agradecimento antes das refeições: Itadakimasu
Estou satisfeito (após as refeições): Gotisso sama
Boa viagem: Gokigen yo sayonara
Até já: Dewa mata
Até logo: Sayonara/ bai bai
Socorro: Tasukete!
Atenção!: Abunai!
Olá: Kon-nichiwa
Adeus: Sayounara
Qual é o seu nome?: Anata no namae wa nan to iimasu ka?
Fico feliz em vê-lo: O-ai dekite ureshii desu.
Como estás?: O-genki desu ka
Qual é o preço?: Korewa ikura desuka.
O que é isto?: korewa nan desuka.
Fico com este: Sore wo kaimasu.
Eu gostaria de comprar…: Sore wo kaitai nodesu.
Você tem…?: … wa arimasuka.
Aceitam cartão de crédito?: Kurejiti to kahdo de kaemasuka.
É caro: Takai desu
É barato: Yasui desu
Onde está…?: … wa doko desuka.
Qual o valor da tarifa?: Unchin wa ikura desu ka.
Uma passagem para…, por favor: Kippu wo ichimai onegaishimasu.
Onde você vai?: Dokoe
さようなら Sayōnara, Adeus !
Créditos Fotográficos: Avenida Chique | Visit Japan
#Japão #VisitJapan #Japan #Tóquio #PortugalnoJapão #ViagemaoJapão #Mutante #BlogdeViagens #BloguedeViagens #TravelBlog #TravelWriter #EscritoradeViagens #NarrativasdeViagens #Oriente #Konichiwa #Tokio #Hiroshima #Fukuoka #Sendai #CastelodeOsakaJapão #さようならSayōnara #HotelRitzCarlton #HotelRitzCarltonOsaka #ObservatoriodeUmedaSkyBuilding #JardimFlutuantedeOsaka #RestauranteKikusuiro #RestauranteTheGardenOrientalOsaka #TemploTodajiNara #GrandeBudaNara #ParquedosCorvosSagradosNara #Quioto #TemploTenryujiQuioto #BosquedeBambúQuioto #TemploKinkakujiQuioto #EmbaixadadoJapão #RestauranteGankoTankasegawaNijo #TemploKiyomizuderaQuioto #RestauranteSodhoHigashiyama #CombóioBalaNozomi4 #TheRitzCarltonOsaka #ParkHyattTokyo #IlhadoSolNascente #JapanEndlessDiscovery #JapanOfficialTravelGuide #VistosJapão #JadeTravel #Trivago #Momondo #Booking #ViajesElCorteInglés #EtiquetaJapão