top of page

Quem quer jantar com o Papa (dos Vinhos)? Bordeaux Imperial abre o Fine Wine & Food Fair no Vila

Quase que coincidia com a visita do Papa a Portugal! Dia 15 de Maio, na noite de estreia do Fine Wines & Food Fair celebra-se o evento gastronómico "Bordeaux Imperial" um jantar vínico dirigido por René Gabriel, famoso autor e crítico alemão, conhecido internacionalmente como o "Papa dos Vinhos".


Se a gastronomia fosse religião, René Gabriel seria considerado um dos apóstolos porque escreveu "A Bíblia dos Vinhos". É um dos grandes conhecedores de vinho a nível mundial e portanto, um cicerone de eleição para um evento inédito em Portugal, dedicado aos excecionais vinhos de Bordeaux. Pela primeira vez no nosso país um restaurante servirá uma seleção de 6 garrafas Imperial de vinhos Bordeaux (seis litros de elixir em garrafas raríssimas) servidos em copos Gabriel-Glas e acompanhados pelas magníficas criações sibarita de cinco chefs de eleição. Imagina provar, numa mesma noite, oito dos melhores "Châteaux" de Bordéus? Châteaux Climens de 2007, Château Le Gay 2005, Château Monbousquet 1999, Château Ducru-Beaucaillou 1996, Château Mouton-Rothschild 2001, Château Cos D'Estournel, Château Smith Haut Laffite Blanc 2010, Château Palmer...


E o que são os Gabriel-Glass? Trata-se de um copo criado em conjunto com o criador de vidro Siegfried Seidl, com um desenho especial que se adapta a todos os tipos de vinho. Prático para quem não quer ter dezenas de copos em casa ou centenas e centenas nos restaurantes, mas também um prodígio (dizem) do desenho. Eu não tive o prazer de experimentar, por isso não posso atestar...

René Gabriel, o Papa dos Vinhos.



Mas isto não é tudo, prepare-se porque vêm aí uma chuva de estrelas. Os chefs convidados para realizar pratos que sublimem o sabor e os aromas dos vinhos de Bordeaux são Eckart Witzigmann, também conhecido como o "Chef do Século" do Hangar 7 em Áustria (3 estrelas Michelin), Silvio Nickol do restaurante austríaco Palais Coburg (2 estrelas Michelin), os "nossos" Dieter Koschina do Vila Joya (2 estrelas Michelin), Florian Ruehlmann do Restaurante Ocean do Vila Vita Parc (2 estrelas Michelin) ambos residentes no Algarve, Stefan Peroutka e Oliver Dubreuil do The Venetian em Las Vegas.


Este que será o primeiro evento da Fine Wines & Food Fair, tem um preço de 38o euros por comensal e lugares limitados. Aqui fica o perfil detalhado dos diferentes chefs que colaborarão neste "Bordeaux Imperial":




Dieter Koschina

Dieter Koschina

2 estrelas Michelin - Vila Joya - Algarve, Portugal


Chef Dieter Koschina nasceu em Dornbirn, na Áustria, a 6 de maio de 1962. Após entrar para o Vila Joya em 1991, Koschina alcançou a sua primeira estrela Michelin em 1995 e a segunda em 1999. Dieter Koschina e o Vila Joya foram, durante 13 anos, o único Chef e restaurante com duas estrelas Michelin. O reconhecimento profissional de Dieter Koschina teve origem na sua experiência e passagem pela Souvretta House(1981-1982), o Hotel Panoramique (1982-1983), o Hotel Imperial & Bristol (1983-1986), o Tantris (1986-1987), o Tristan (1987-1988) e o Hilton Vienna Plaza (1988-1989). A cozinha de Dieter Koschina no Vila Joya tem sido alvo de várias distinções ao longo do tempo, sendo a mais recente o prestigiado prémio de nº 22 na lista "Os 50 Melhores Restaurantes do Mundo", tendo sido o primeiro restaurante em Portugal a ser incluído entre os melhores 50. O que faz de Dieter Koschina um Chef tão bem sucedido é uma frequente questão bastante fácil de responder: em primeiro lugar o seu talento e paixão extrema pelo seu trabalho e em segundo lugar a sua inspiração, criatividade e o vício de tentar sempre alcançar o sabor perfeito. O Chef Koschina gosta de aceitar pedidos especiais anunciando à sua equipa “it’s John Wayne Time”. Cozinhar ao estilo John Wayne significa abrir o frigorifico, dar uma vista de olhos ao que está no interior e começar a cozinhar pratos que não estejam no menu. De acordo com o Chef Koschina, um restaurante sem clientes é como um rei sem um reino. As raizes do seu sucesso são os seus clientes e o seu objetivo é sempre o de satisfazer os seus desejos gastronómicos da melhor forma possível.




Eckart Witzigmann

Eckart Witzigmann

3 estrelas Michelin restaurant Ikarus - Hangar 7, Salzburg, Austria


Eckart Witzigmann nasceu na Áustria em 1941 e cresceu em Bad Gastein. Treinou nos melhores restaurantes do mundo e o seu talento extraordinário foi enaltecido pelos melhores nomes no meio. Paul Bocuse, Paul Simon, Roger Vergé, os irmãos Troisgros e em particular Paul Haeberlin reconheceram o talento excepcional de Witzigmann, tendo-o apoiado durante toda a sua carreira única. Para além de estadias prolongadas em França, Eckart Witzigmann obteve uma considerável experiência internacional nos mais prestigiados restaurantes do mundo. Estes incluem o Operakällaren em Estocolmo, o Cafe Royal em Londres, o Villa Lorraine em Bruxelas e o Jockey Club em Washington. Witzigmann passou um total de 13 anos no estrangeiro antes de voltar à Alemanha em 1971 e ter iniciado uma revolução culinária no restaurante Tantris em Munique. Até hoje, o público refere-se a dois períodos distintos: antes de Witzigmann e depois de Witzigmann. Em 1978, Witzigmann abriu os seu próprio restaurante, o lengendário Aubergine em Munique, que acabou por se tornar no núcleo da excepcional criativa culinária Alemã. Em 1979, o Aubergine tornou-se no primeiro restaurante na Alemanha - e Eckart Witzigmann um de apenas 2 chefs a nível mundial - a ser distinguido com 3 estrelas Michelin. Artistas, realeza e connoisseurs de todo o mundo acorreram ao Aubergine para ganharem experiência e saborearem as skills criativas e culinárias de Eckart Witzigmann

Quando o guia de restaurantes Francês Gault Millau atribuiu a Eckart Witzigmann o título de "Cozinheiro do Século" em 1994, ele juntou-se às fileiras dos maiores chefs atuais do mundo. De facto, a distinção tinha apenas sido atribuída anteriormente a 3 outras pessoas: Paul Bocuse, Joël Robuchon e Frédy Girardet. A maior distinção e reconhecimento do mundo culinário não foi novamente atribuído desde 1994, e o facto de ter sido dada a um chef não-Francês é testemunho da posição notável de Eckart Witzigmann, para além da alta estima em que é tido.





Florian Rühlmann

Florian Rühlmann

Restaurante Ocean - Vila Vita Parc - Algarve, Portugal


Florian Ruehlmann iniciou a sua carreira culinária em 1996 com um estágio de 3 anos num pequeno hotel familiar em Leipzig, na Alemanha, a sua terra natal.

Em 1999 decide seguir para Berlim para se juntar à cozinha do Hotel de 5 estrelas Adlon. Seguiram-se passagens pelo restaurante Seven Seas no Hotel Süllberg, em Hamburgo, e pelo Hotel Schönau na Suíça até 2009. Está desde 2009 no Restaurante Ocean, no Vila Vita Parc, como Head Chef, onde partilha a cozinha com o Chef Executivo Hans Neuner que conheceu em Berlim, aquando da sua passagem pelo Hotel Adlon.





Olivier Dubreuil

Olivier Dubreuil

The Venetian, Las Vegas, USA

Olivier Dubreuil nasceu em Rochefort, uma cidade costeira a noroeste de Bordeaux, em França. O jardim da sua avó era o seu mercado e criar refeições de familia a partir da qualidade e frescura dos ingredientes que lá encontrava tornou-se uma tradição sua.

Após se ter formado com honras em 1985 na escola de culinária em Arcachon, em França, trabalhou todas as épocas em diferentes regiões do país de forma a poder continuar a receber treino inestimável. Após quatro curtos anos, os talentos de Olivier levaram-no um pouco por todo o mundo: à Tunisia, Itália, Polinésia francesa, México, Caraíbas, Suiça, Irlanda e aos Estados Unidos. Em 2005, o Chef Olivier foi escolhido para liderar uma nova equipa no The Venetian e no The Palazzo, em Las Vegas.

O estilo distintivo de liderança de Olivier garantiu-lhe a reputação de lider compassivo, focado e dedicado. O entusiasmo que mostra pela sua profissão é contagiante e, em Março de 2009, tornou-se membro da prestigiada organização de Maitres Cuisiniers de France. Enquanto Master Chef Francês, foi incluído numa sociedade que promove as tradições culinárias Francesas e defende os interesses the chefs promissores de todo o mundo.

Em Novembro de 2012, o Chef Dubreuil foi nomeado "Culinário do Ano" pela Nevada Restaurant Association.





Silvio Nickol


Silvio Nickol

2 estrelas Michelin, 4 toques Gault Millau, restaurante Palais Coburg, Viena, Austria

Com uma carreira invejável afirma que os três pilares do seu trabalho são a paixão, a persistência e a sorte. Foi desde cedo, com apenas 7 anos que Silvio Nickol descubriu o que gostaria de fazer: ao preparar uma refeição para o seu pequeno irmão, decidiu que um dia ia ser um grande Chef.

Nickol saiu cedo de Hoyerswerda, a sua cidade natal alemã, para treinar-se com os melhores: começou com Lothar Eiermann no Zweiflingen em 1994 e depois passou a chef de partida com Harald Wohlfahrt no Hotel Traube Tonbach em 1997. Posteriormente passou alguns anos na Bélgica com o Chef Roger Souvereyns, até voltar com Harald Wohlfahrt como sous chef em 2001. A carreira meteórica de Nickol continuou em 2006 quando acompanhou Heinz Winkler em Aschau, e um ano depois, foi-lhe oferecida a posição de Chef principal no hotel-castelo austríaco Schlosshotel Velden onde recebeu o reconhecimento das duas estrelas Michelin.

Em 2001, sopraram ventos de mudança e Nickol foi ocupar a posição de chef executivo no restaurante gourmet Palais Coburg em Viena. Atualmente o jovem chef alemão, soma vários prémios e distinções, entre as quais destacam as duas estrelas Michelin, quatro toques na guia Gault Millau (19 pontos), foi nomeado "Chef do ano" da Aústria em 2014 pela Gault Millau e como "melhor chef alemão no estrangeiro" em 2017.





Stefan Peroutka

Stefan Peroutka

The Venetian / Palazzo em Las Vegas, Estados Unidos

O Chef Stefan Peroutka é um apaixonado pela sua profissão e vocação e está constantemente à procura de novos desafios. Peroutka é atulamente o chef excutivo de banquetes nos mega hotéis The Venetian/Palazzo em Las Vegas. Aí cria menús personalizados, no que é o maior centro de convenções do mundo, sempre respeitando os níveis de alta qualidade e excelência. Nada fácil. O chef não tem uma orientação específica e procura abraçar as diferentes influências e culturas na sua cozinha. A sua formação foi clássica, começou na escola de culinária no seu país natal, na Áustria. Depois deu o salto e aceitou um desafio para trabalhar no Erna’s Elderberry House, um restaurante membro do Relais & Chateaux cinco estrelas.

Os treinos e formações consecutivas levaram-no a Munique ao restaurante com uma estrela Michelin, o Aquarello e depois ao nosso país, concretamente ao VILA VITA Parc, como chefe de cozinha. Depois de se haver impregnado das raízes gastronómicas portuguesas, Peroutka marcou rumo aos Estados Unidos, para ir trabalhar como Sous-Chef no restaurante da Stratosfera. De aí passou ao Aureole Las Vegas, conhecido restaurante com estrela Michelin, e agora desenvolve a sua meteórica carreira no The Palazzo e The Venetian.




Seleção de Vinhos Bordeaux

  • Champagne Billecart-Salmon Brut Réserve, Imperial 6

  • 2010 Château Smith Haut Laffite Blanc, Imperial 6 L, Grand Cru Classé | PESSAC LÉOGNAN | 2010 Smith Haut Laffite | 95 Parker

  • 2008 Château Palmer, Imperial 6 L, 3ème Cru Classé, Margaux | 2008 Palmer | 94 Parker

  • 1995 Château Cos D'Estournel, Imperial 6 L, 2ème Cru Classé, St.-Estéphe | 1995 Cos d `Estournel | 95 Parker

  • 2001 Château Mouton-Rothschild, Imperial 6 L, 1er Cru Classé, Pauillac | 2001 Mouton Rothschild | 94 points Wine Spectator

  • 1996 Château Ducru-Beaucaillou , Imperial 6 L , 2ème Cru Classé, St.-Julien | 1996 Ducru – Beaucaillou | 96 Parker

  • 1999 Château Monbousquet, Imperial 6 L Grand Cru Classé - St.-Emilion | 1999 Monbousquet | 94 Parker

  • 2005 Château Le Gay, Imperial 6 L Pomerol | 2005 Le Gay | 95+ Parker

  • 2007 Château Climens, Imperial 6 L 1er Cru Classé Barsac | 2007 Climens | 98 Parker



Créditos Fotográficos: Fine Wines & Food Fair


Acompanhe o Avenida Chique no Facebook, no Instagram, no Twitter e no Google+!


Sobre o Blog

Sobre Mim

Um blog sobre a essência do bom viver. O Avenida Chique é um blog português sobre viagens, turismo e gastronomia para quem desfruta com os grandes prazeres da vida: restaurantes de eleição, hotéis e spas, os melhores vinhos e cocktails, viagens cá dentro e lá fora, artes e cultura. 

Seja muito bem vindo/a ao 

Avenida Chique!

  • Facebook Clean Grey
  • Instagram Clean Gris
  • Google+ Clean Gris
  • Twitter limpio gris

Advertisement / Publicidade

Posts Relacionados

bottom of page