MALAPATA já se pode ver em Faro!
Diogo Morgado é o menino dos nossos olhos. Não acredito que exista um português ou uma portuguesa a viver por cá, ou lá fora (como eu), que não lhe caia a baba sempre que vê o nosso Diogo na televisão, no grande ecrã do cinema e especialmente em grandes produções internacionais, - como quando gravou a série sobre a vida de Jesus Cristo em Hollywood-. Este Diogo enche-nos de orgulho. Desta vez venho falar do Diogo por outra razão. É que nestes últimos tempos, não só cresceu como ator mas resolveu explorar outra faceta do mundo do cinema e lançou-se, sem medo, na gigantesca tarefa de produzir a sua primeira longa-metragem.... o "Malapata".
É uma comédia portuguesa, rodada parcialmente no nosso Algarve e em concreto, em Faro. Alguns dos lugares de rodagem incluem a Ria Formosa, as ruas empedradas de Faro, o Teatro Lethes ou o mítico Hotel Faro. Aliás, foi em Faro, no Teatro das Figuras que decorreu a festa de ante-estreia do filme. Aqui ficam algumas fotos desta apresentação, que reuniu caras bonitas e conhecidas. Uma das mulheres destacadas nesta anteestreia foi a Sofia Hipólito, diretora do Hotel Faro, por todo o trabalho de apoio a esta iniciativa. Parabéns, Sofia! Eu infelizmente não estive por lá (estava outra vez em Espanha por trabalho), por isso não posso contar pormenores do evento, mas a ETIC Algarve cedeu-me alguma das fotografias para ilustrar este post. Porém, a minha querida Margarida Vargues do Pano pra Mangas, esteve na festa e conheceu pessoalmente ao Diogo Morgado (ai, sortuda!).
O Malapata está em exibição desde o dia 16 de Março em vários cinemas do país, mas é a partir de hoje que pode ser visto também em Faro (vá-se lá saber que interesses comerciais não deixaram a exibição ser logo por cá desde o princípio... cá para mim cheira-me a guerrinhas entre as distribuidoras... como sempre as lógicas comerciais a atrapalhar... ).
Vale a pena ir ver esta produção: Primeiro, porque é rodado no Algarve, e é preciso apoiar o que é nosso. Segundo, porque ao reconhecer as paisagens e cenários quotidianos no filme, temos uma sensação estranha como de “voyeurs” da nossa realidade através da lente do cinema. Terceiro, porque o enredo está muito bem conseguido e reúne uma mão cheia de atores nacionais de êxito: Luciana Abreu, Rui Unas, Manuel Marques, Marco Horácio, Pedro Morgado, Mario Boma, Ana Malhoa e Luis de Matos. Ah… e Quarto, porque todos precisamos de boa disposição e esta é, definitivamente, uma produção que nos convida a evadir-nos do nosso dia-a-dia e a rir-nos um bom bocado… E todos precisamos de dar umas boas gargalhadas especialmente no final de uma longa semana de trabalho… ou não é?
Sinopse: Carlos e Artur são dois amigos habituados a esticar o ordenado até ao fim de cada mês. Certo dia, para desafiar a sorte, jogam na lotaria. O improvável acontece e eles tornam-se milionários. Levados pelo entusiasmo, começam a viver de acordo com as suas possibilidades, experimentando luxos e excentricidades com que apenas tinham sonhado. O pior é quando se apercebem que, com o dinheiro, parece terem adquirido uma "malapata" que os faz saltar de azar em azar, de infortúnio em infortúnio…
Créditos Fotográficos: ETIC Algarve
Pode espreitar o trailer do Malapata aqui:
Malapata
De: Diogo Morgado
Com: Diogo Morgado, Manuel Marques, Luciana Abreu, Rui Unas, Marco Horácio, Luís de Matos, Ana Malhoa
Género:Comédia
Classificação:M/12
Outros dados: POR, 2017, Cores, 86 min.