top of page

Massagem no Tivoli Spa. Experiência no Algarve Spa Week 2017.

Perdi a noção do tempo. Estou meio adormilada na marquesa a olhar absorta para as estrelinhas trémulas que enfeitam o teto. Sinto o corpo mole, relaxado, cada um dos meus músculos está pesado e sem vontade de se mexer. O som da música oriental acorda devagarinho a minha consciência e recorda-me onde estou: acabo de experimentar uma massagem estonteante no Tivoli Spa, o espaço de evasão do Tivoli Marina Vilamoura. Qualquer semelhança com um sonho, é pura coincidência.

Levanto-me lentamente. As pontas dos pés toqueteiam o chão em lousa à procura dos chinelos. Retiro o fino lençol de algodão e cubro o corpo nú com o roupão. Abre os olhos com pesar despertando de um transe profundo. Cada um destes movimentos simples parecem-me titânicos. Entrei naquela zona, a que os entendidos denominam como a fase "zen". Este é o resultado de relaxamento absoluto, atingido depois de uma hora de massagem "deep tissue" no Tivoli Spa.

A terapeuta, Patricia Ferreira, acompanha-me agora do quarto à zona de descanso e serve-me um chá de gengibre fresco e mel. Não caminho, levito. Sinto-me imensamente bem, como se fosse uma peça de roupa branca acabadinha de sair da lavadora... Refrescada, renovada e "sem manchas" de stress ou confusão. As chatices da semana parecem agora ser uma miragem, imagens distantes. Mas este exercício não foi nada fácil. Ou pelo menos para mim.

O macaco maluco

Na Índia dizem que dentro da nossa cabeça "vive um macaco inquieto" que não pára. Eu sou assim, tenho uma mente inquieta sempre a pensar no que tenho para fazer, coisas do trabalho, da família, da casa, do blog, da tese de doutoramento... parar é complicado. Quando me deitei na marquesa para desfrutar da massagem, o meu cérebro não quis colaborar, o tal macaco maluco aos saltos na selva da minha imaginação. Até que o mandei parar. Pedi-lhe, insisti-lhe e finamente, depois de uma certa rebeldia, ele obedeceu. E foi então, quando consegui relaxar.

Mas, este foi um esforço interno e externo. Interno com a minha meditação e externo através do toque sensorial da massagem de relaxamento.

A terapeuta contribuiu para domar o tal "macaco inquieto" através das técnicas de massagem oriental, um concerto de bem estar nas minhas costas, ombros e lombares... ia realizando deslizamentos, amassamentos e fricções com a ponta dos dedos, cotovelos e braços com intensidade gradual. Primeiro, as costas, depois, as pernas e pés com tratamento de reflexologia, estiramentos, braços e mãos, e finalmente o pescoço, colo e cabeça. A massagem "deep tissue" é de intensidade média, embora possa ser adaptada ao gosto do cliente, e combina técnicas de massagem desportiva, relaxamento e reflexologia.

Café para o colagénio

O ritual de boas vindas consistiu num "foot bath" ou seja, um banho terapêutico aos pés, com água quente e uma esfoliação elaborada pó de café moído. Segundo Patricia, o café é muito bom para a pele pois estimula a produção de elastina e colagéneo. Não tenho dados científicos para comprovar isto, mas café em pós ou quentinho na taça, para mim é sempre bom. (Atenção, se quiser fazer a exfoliação de café em casa use pó de café fresco, porque segundo a terapeuta, o pó de café usado perde parte das suas qualidades). Este "scrub" é indicado para remover células mortas e renovar a pele.

Durante a massagem foi usado um óleo neutro e óleo de amêndoas doces, para acalmar e hidratar a pele. O uso de produtos locais como a amêndoa e a laranja faz parte de um esforço do novo Tivoli Spa de personalizar com elementos regionais os seus tratamentos. Aliás, se não sabia, fica a saber: no passado mês de Janeiro, o grupo de hotéis Tivoli lançou a nova marca Tivoli Spa que conta com vários espaços no país, por exemplo no Tivoli Avenida (Lisboa) ou o Tivoli Carvoeiro (que está prestes a ser inaugurado, na zona do barlavento algarvio).

Esta foi a minha primeira experiência no Tivoli Marina Vilamoura e no seu renovado Spa, o Tivoli Spa. Neste espaço antes funcionava o Sansana mas devido a uma operação de rebranding melhoraram a carta de tratamentos, adicionando elementos mais algarvios mas mantiveram a decoração asiática. A marca de cosméticos utilizada para os tratamentos faciais é a francesa Payot Paris.

Do que gostei especialmente foi do design de cada quarto de tratamento, espaçosos e luxuosos. O lounge de relaxamento conta com um jardim interior, uma pequena selva asiática que não deixa ninguém indiferente.

Algarve Spa Week: 10 spas para sonhar acordado

Eu já tinha tido vontade de vir conhecer este espaço, mas as voltas e reviravoltas da vida ainda não tinham proporcionado o tempo e a ocasião. Acabei por vir, no âmbito da Algarve Spa Week, uma iniciativa que reune 10 dos melhores spas do Algarve e oferece tratamentos a 50% de desconto.

Estes são os spas que participam na edição 2017 do Algarve Spa Week: Spa Salgados Palace (NAU Salgados Palace), Atlântico Spa (NAU São Rafael Atlântico), 7 Seven Spa Vilamoura (Hilton Vilamoura As Cascatas Golf Resort & Spa), Almond Tree Wellness Spa (Crowne Plaza Vilamoura Hotel), Tainai Spa (Cascade Wellness & Lifestyle Resort), The Spa (The Lake Resort), Lisvaýa Spa (Vale d’Oliveiras Quinta Resort & Spa), Tivoli Spa Marina Vilamoura (Tivoli Marina Vilamoura) e as recém entradas do Spa Sayanna Wellness (Epic Sana Algarve Hotel) e Sensorial Spa (Macdonald Monchique Resort & Spa). Eu não os conheço todos pessoalmente, por isso a minha sincera recomendação vai para aqueles que já experimentei e adorei: o Spa Sayanna Wellness (ler post), o Almond Tree Wellness Spa (ler post) ou este recém descoberto, o Tivoli Spa.

Se ficou com vontade de experimentar algum dos tratamentos, fique a saber que as reservas podem ser feitas através das próprias unidades hoteleiras/Spas e/ou na página do Facebook e/ou no site www.algarve-spa-week.com e já agora, permita-me um conselho: apresse-se a reservar porque nas últimas edições, houve um grande interesse do público e a maioria dos spas ficaram cheios. Ou seja, quem deixou a reserva para a última hora acabou por não conseguir marcar ou pelo menos, não na hora pretendida...

Créditos fotográficos: Avenida Chique

Acompanhe o Avenida Chique no Facebook, no Instagram, no Twitter e no Google+!

Sobre o Blog

Sobre Mim

Um blog sobre a essência do bom viver. O Avenida Chique é um blog português sobre viagens, turismo e gastronomia para quem desfruta com os grandes prazeres da vida: restaurantes de eleição, hotéis e spas, os melhores vinhos e cocktails, viagens cá dentro e lá fora, artes e cultura. 

Seja muito bem vindo/a ao 

Avenida Chique!

  • Facebook Clean Grey
  • Instagram Clean Gris
  • Google+ Clean Gris
  • Twitter limpio gris

Advertisement / Publicidade

Posts Relacionados

bottom of page