Mariatrifulca. A melhor mesa de Sevilha. Andaluzia.
Uma mesa a pairar sobre o rio Guadalquivir enquanto o rendilhado histórico da cidade acarinha o nosso horizonte. O Mariatrifulca é atualmente um dos restaurante mais desejados de Sevilha que vai mesmo querer conhecer. O Avenida Chique traz-lhe mais uma crónica gastronómica que vai colocar o seu coração a bater castanholas.
Vim uns dias por trabalho a Sevilha e fiquei a conhecer um dos restaurantes mais "hot" do momento. Estamos apenas a alguns dias da famosa "Feria de Abril" - este ano e por primeira vez na sua história inclui dois fins de semana, de 29 de Abril a 6 de Maio - e a cidade já palpita de visitantes, turistas e residentes animados com a chegada das festividades.
O Mariatrifulca preside a entrada da ponte Triana, na margem mais famosa do rio Guadalquivir. O receituário de Germán Franco (chef gastronómico) e de António Casado (chef de cozinha) inclui pratos tradicionais andaluzes, abrangendo propostas de cozinha mediterrânea e marinheira como os pescados e os mariscos da lota sevilhana, bem como uma boa seleção de guisados, pratos de colher e arrozes. Há boa maneira espanhola, resolvemos partilhar as entradas entre todos e mandámos vir uma seleção de “pescadito frito”, tártaro de atum fresco, soja e wasabi e um bom presunto pata negra. Também provei a carne, maturada e de boa origem, galega e biológica. Não tenho muitas fotografias dos pratos porque como ia em trabalho (o trabalho real, não o do blogue) não pude andar a tirar fotografias detalhadas...
Come-se muito bem, mas o restaurante oferece um cenário histórico que alimenta todos os sentidos. Está localizado numa antiga estação marítima, ainda com estrutura em ferro que deriva da ponte, onde antigamente saía o barco a vapor para Sanlúcar de Barrameda. Nos anos seguintes ao encerramento da estação marítima, o lugar funcionou como armazém de sementes, até que na década de 80 foi transformado por primeira vez em restaurante. O Mariatrifulca funciona neste espaço desde 2015.
A decoração interior assinada por Mueblespacio soube aliar o património histórico com a inovação. Ainda há zonas rústicas e industriais, com as paredes em pedras e as vigas de madeira e ferro a aparecer como prova do pedigree do edifício, e outras, mais modernas, onde a imaginação nos leva pensar que a esplanada parece um barco a pairar sobre as águas do Guadalquivir. Valeria a pena vir ao Mariatrifulca só pela comida, até porque os donos do restaurante são um grupo espanhol sobejamente conhecido com locais de sucesso em Londres ou Chile. Valeria igualmente só para conhecer o trabalho de recuperação que se realizou neste edifício histórico. Mas realmente, torna-se um sítio de visita obrigatória, para apreciar uma das melhores vistas sobre o rio e a cidade de Sevilha. Uma vista quase imbatível.
O restaurante está dividido em três espaços e cinco andares: um bar onde se pode tomar uma cervejinha, um vinho e tapear, uma sala formal com uma bela coleção de vinhos e os terraços exteriores onde há (poucas) mesas com a tal vista esplendorosa sobre a cidade. Reservar é obrigatório, em qualquer altura do ano. O preço de uma refeição com dois pratos e vinho, por pessoa, ronda os 50 euros.
E antes de despedir-me, não ficou intrigado com o nome do restaurante? Maria Trifulca terá sido uma personagem que ficou famosa na história da cidade de Sevilha, lá na década de 30 do século passado. Nessa altura, esta margem do Guadalquivir era frequentada por pescadores, meretrizes, marinheiros e peixeiras com vendas ambulantes... uma delas de nome Maria, terá passado à história por ter uma personalidade belicosa. Não se sabe ao certo se esta é apenas uma historieta, mas a verdade é que outrora, a pequena praia formada pelo Guadalquivir tinha o nome de Praia de Mariatrifulca. O nome foi agora recuperado para dar personalidade a este curioso restaurante.
Mais informação:
Restaurante Mariatrifulca
Endereço: Puente de Triana, esquina Plaza del Altozano, 41010 Sevilla, Espanha
Telefone: +34 954 33 03 47
Créditos Fotográficos: Avenida Chique.