Os últimos acordes do Verão... Algarve Smooth Jazz Festival.
Este ano temos sorte. O Verão anda teimoso e não se quer despedir do Algarve. Nas últimas semanas temos disfrutado de temperaturas deliciosas, sol e céu azul e as noites continuam amenas e perfumadas com o aroma a figueiras e maresia. Para acrescentar um toque de magia a este final de Verão tardio, o Vila Vita Parc está a organizar o primeiro festival de Smooth Jazz do Algarve. A lista de músicos convidados é impressionante, todos eles autores premiados com Grammys e álbuns nas primeiras posições dos Tops de Jazz americano. Durante quatro dias, os jardins do Vila Vita vão-se encher de uma qualidade musical impressionante, algo nunca antes visto no Algarve.
Na passada quinta-feira assisti ao concerto de lançamento do festival e fiquei surpreendida com o nível das atuações e a atmosfera circundante. Os concertos decorrem numa tenda montada nos jardins sub-tropicais do Vila Vita Parc num ambiente luxuoso e requintado. São concertos exclusivos, pensados para uma audiência até 300 pessoas sentadas com todo o conforto e serviço de cocktails e bar e casas de banho, perfeitos para quem gosta de desfrutar de boa música numa ambiência selecionada e sem confusão.
No primeiro concerto soaram os acordes de dois nomes de prestígio: o energético Vincent Ingala e o reconhecido guitarrista Peter White com o apoio de um quarteto residente. Com os seus tenros 23 anos, Vincent Ingala é um jovem músico virtuoso na guitarra e no saxofone que surpreendeu com o groove das suas composições e covers. Apesar da sua tenra idade, Ingala foi nomeado Artista do Ano em 2012-2013 e já tem três êxitos Nº1 no Billboard Jazz Chart. O seu talento não passou desapercebido ao público do Vila Vita contagiando a tudo e a todos com a sua boa disposição e interpretações repletas de influências soul e funk.
Depois de um curto intervalo, seguiu-se o guitarrista britânico Peter White, vencedor já por quarto vezes do título de Melhor Guitarrista do Ano, que interpretou várias composições de alguns dos 15 álbuns premiados.
O concerto atingiu o seu ponto auge quando num momento de improvisação livre do clássico “Papa was a Rolling Stone” se juntaram em palco a Peter White, Vincent Ingala e o trompetista Rick Braun. O espírito do Jazz vive de momentos destes deliciosos momentos de “jam” quando os músicos se liberam das amarras das partituras e deixam a arte voar livre. (podem ver um bocadinho deste momento glorioso na minha conta de Instagram)
Tiro o chapéu à organização deste Festival pelo excelente trabalho realizado e por esta aposta de colocar o Algarve no roteiro dos festivais de jazz famosos. Quem sabe se Porches não será o novo Montreaux?
O festival Algarve Smooth Jazz continuará até ao próximo domingo, dia 2 de outubro, com uma panóplia musical de luxo: o saxofonista Eric Marienthal, vencedor de dois Grammys; o pianista David Benoit (conhecido como um dos pais do jazz contemporâneo); o guitarrista MattMarshak; o trompetista funk Rick Braun, o saxofonista Will Donato; a cantora Sara Gazarek; o baixista Michael Mansone e ainda a flautista Althea René.
Bilhetes ainda disponíveis para o concerto: com jantar pré-concerto na sexta e no sábado e só concerto no domingo de manhã. Reservas podem ser efetuadas diretamente através do VILA VITA Parc pelo nº +351 282 310 100, ou online, em: https://vilavitaparc.com/tickets
Para mais informações sobre o programa ou sobre os artistas, visite por favor:
Créditos de fotografia: Christian Nordstrom