top of page

North End em Boston. Bairro com personalidade.

Cheira a mar. Cheira a Primavera. Cheira a molho de tomate e a manjericão. Dizem que Boston é uma das cidades mais europeias dos Estados Unidos. Ao ser esta a nossa primeira paragem no grande percurso americano, a transição torna-se mais leve. Para além disso, temos o horizonte atlântico que nos liga com um fio invisível à outra margem... a costa portuguesa.

Existem vários pontos de interesse turístico em Boston que atraem à cidade mais de 16 milhões de turistas cada ano. Em vez de cair no habitual, o nosso roteiro partilha um postal diferente, mais autêntico, genuíno e que condiz com as raízes históricas e revolucionárias da cidade. Vamos até ao bairro de North End, escondido entre os arranha-céus da baixa comercial e o litoral marítimo. O North End é um bairro com pedigree e personalidade própria. Amálgama de lendas históricas, camadas de várias épocas que se sobrepõem, sendo a última vibrante de novo sangue italiano.

O North End foi residência das elites políticas e culturais de Boston no século XVIII, lugar de nascimento da figura do imaginário americano, Paul Revere e cenário de vários motins e lutas. É precisamente no coração de North End, que se situa a casa que viu nascer ao revolucionário Paul Revere, personagem conhecida por ter avisado as forças revolucionárias da eminência das tropas britânicas. Reza a história que numa noite de Abril de 1755, o artesão terá cavalgado heroicamente mais de 20 km às escuras desde a antiga igreja de Boston - a Old North Church, que também se pode visitar nas imediações- até ao campo de batalha de Lexington para alertar os revolucionários do Tea Party.

Paul Revere, North End, Boston

Estátua de Paul Revere

Porém, os séculos passaram e hoje neste bairro, ouve-se mais ítalo-americano do que inglês de Revere, graças à grande comunidade italiana residente. Desde a década de 80 que esta zona da cidade é conhecida como a "Little Italy" de Boston. A oferta gastronómica de North End mostra-se muito influenciada pelas raízes da Bella Italia: pizza napolitana, "pasta fresca", queijos e vinhos ou os deliciosos "cannolis" de vários sabores atraem a centenas de comensais diariamente. As fachadas que compõem o North End contam a história da Nova Inglaterra e dos tempos áureos das elites bostonianas. O bairro é quase um museu ao ar-livre, com vários edifícios e monumentos classificados no registo nacional americano de locais históricos.

cannolis em Boston, uma especialidade siciliana a não perder

Cannolis em Boston, uma especialidade siciliana a não perder.

Massa crocante que se defaz numa dentada e recheios de vários sabores.

Eu provei um tradicional com creme de mascarpone e um toque de canela... delicioso!!!

Dirija-se à Fulton Street para admirar o elevador mais antigo da cidade, o "McLaughlin Elevator" construído a meados do século XIX em ferro fundido. Uma das suas conhecidas avenidas é a Salem street, ladeada de fachadas históricas, edifícios mais modernos em tijolo vermelho e uma infinidade de detalhes arquitetónicos em ferro fundido e cobre. Os candeeiros de rua parecem ser ainda de outros tempos, iluminando os passeios e edifícios com as suas luzes cálidas.

Mais à frente encontra-se o caminho da liberdade, oficialmente conhecido como o "Freedom Trail", um percurso marcado no solo com uma linha em tijolo que nos guia até aos edifícios históricos mais emblemáticos da história de Boston. Durante quatro quilómetros o "Freedom Trail" convida-nos a descobrir dezasseis pontos de interesse e atrações, das quais se destaca o Faneuil Hall, considerado como o berço da liberdade americana. Esta zona da "Beantown" foi desde o século XVIII um centro efervescente da atividade social, cultural e comercial da cidade. Hoje, aqui concentram-se lojinhas e boutiques autênticas, restaurantes e artistas de rua. O ambiente é um pouco boémio e por isso chamam-lhe a "Montmarte" de Boston. Nesta parte da cidade encontra-se uma fronteira imaginária entre a velha cidade de traços centenários e avista-se o horizonte do progresso, com as sombras de betão e aço dos tempos modernos. Sente-se uma energia especial que une épocas diferentes, um espécie de porta entre dois tempos.

Restaurante Mamma Maria, em North Square, Boston

Recomendações gastronómicas Para provar os deliciosos cannolis, as especialidades italianas crocantes com recheios de ricotta, chocolate, caramelo ou avelã experimente uma das várias pastelarias típicas como a "Mike Pastry" na Hannover Street. Isso sim, arme-se de paciência porque as filas de fans podem ser longas... Um restaurante de grande charme é o Mamma Maria (www.mammamaria.com), um dos mais autênticos restaurantes italianos em Boston. Está localizado na Outra grande referência gastronómica é a pizzaria "Regina" aberta desde 1926, ponto obrigatório para quem quer provar uma "original" pizza em forno de lenha com base fininha e deliciosos ingredientes frescos. Fica na Thacher Street. Outras sugestões do género são: Dino's Cafe (www.dinosnorthendboston.com) e o Antico Forno (www.anticofornoboston.com) Prefere peixe ou marisco? Na zona da Union Wharf existem vários restaurantes dedicados às especialidades marinhas. Para além dos atrativos gastronómicos nesta zona desfrutam-se de vistas panorâmicas sobre a baixa bostoniana e as fachadas centenárias e de tijolo vermelho do North End. Por aqui pode-se escolher entre restaurantes de alto gabarito ou pequenos locais familiares onde é o próprio dono que nos serve e nos conta as estórias e mexericos do bairro. Onde dormir em North End A oferta hoteleira de Boston está em plena expansão graças ao "boom" turístico das últimas décadas. De uma forma geral posso já avisar que os bons hotéis têm tarifas altíssimas e que desencorajam até as carteiras mais recheadas. Naturalmente que tudo depende da temporada e da proximidade ao coração da cidade. Porém, existem alguns "bed-and-breakfast" com preços mais acessíveis. Em ambos casos, faça a sua reserva com alguma antecedência.

Perto do North End existem várias opções de alojamento. Se quiser ficar no coração do bairro e acordar no centro dos edifícios antigos que narram a história da revolução americana, restaurantes e pastelarias tradicionais, recomendo-lhe o "The Boxer" situado no mítico "Flatiron Building" que data de 1901. As vistas sobre o porto e as fachadas históricas enchem o olho. Também situado no litoral do North End, encontramos o grande hotel "Battery Wharf Hotel"(www.batterywharfhotelboston.com). Classificado com quatro estrelas, o hotel conta com um museu dedicado ao mar, um dos mais conceituados spas da cidade e 150 quartos com vistas panorâmicas sobre o Atlântico. Uma opção menos luxuosa, mas muito original é o bed-and-breakfast (isso, cama e pequeno-almoço) La Cappela Suites (www.lacapellasuites.com) que como o nome indica, trata-se de uma antiga capela convertida em unidade hoteleira.

Sobre o Blog

Sobre Mim

Um blog sobre a essência do bom viver. O Avenida Chique é um blog português sobre viagens, turismo e gastronomia para quem desfruta com os grandes prazeres da vida: restaurantes de eleição, hotéis e spas, os melhores vinhos e cocktails, viagens cá dentro e lá fora, artes e cultura. 

Seja muito bem vindo/a ao 

Avenida Chique!

  • Facebook Clean Grey
  • Instagram Clean Gris
  • Google+ Clean Gris
  • Twitter limpio gris

Advertisement / Publicidade

Posts Relacionados

bottom of page