top of page

O caminho da luz. Parque do Ludo na Ria Formosa.

Se gosta de estar em contacto com a Natureza, este é, definitivamente um lugar que tem que conhecer. Um caminho de luz e energia positiva cheio de surpresas naturais, avistamento de aves migratórias e residentes, salinas e agricultura local. A Ria Formosa em todo o seu esplendor. O Avenida Chique mostra-lhe alguns dos postais cénicos deste roteiro natural...

O percurso apelida-se formalmente Parque do Ludo, e refere-se à antiga Quinta do Ludo, zona limítrofe entre os municípios de Faro e Loulé. Para lá chegar, e se vier de Faro, conduza rumo à Ilha de Faro (direção Aeroporto) e encontrará, mesmo antes de chegar à ponte de ligação, uma entrada para a Quinta do Ludo. Não se assuste com o sinal que diz “entrada proibida”, pertence a uma outra era do parque e ainda ninguém o removeu, pois faltam as burocracias da praxe. Ignore o aviso e comece a sua caminhada. Também pode começar este roteiro pelo outro lado, junto à Quinta do Lago. Nesse caso dirija-se até à Praia do Gigi, onde pode deixar o carro no grande parque de estacionamento (só se paga em Julho e Agosto). Eu prefiro o acesso da Quinta do Lago, devido à comodidade do estacionamento. Se fizer a caminhada com crianças e precisar de descarregar a panóplia de acessórios, como o carrinho, as mochilas, o urso de peluche e sei lá mais o quê, é preferível vir por este acesso.

Há cerca de dois meses, o Parque do Ludo foi requalificado, melhorou-se o caminho – que antes estava em más condições -, colocaram-se umas laterais de segurança em madeira e pontos de descanso e avistamento de aves. Está também prevista uma ponte em madeira e palafitas que ligue este caminho à Ilha de Faro. De momento, a única ponte está junto à Praia do Gigi. Recomendo fazer este percurso pela Ria Formosa e depois voltar pela praia. O trilho faz-se em cerca de duas a três horas de caminhada (depende da sua habilidade e condição física) e está cheio de postais naturais inesquecíveis. Um conselho, apague o telemóvel ou use-o apenas para tirar fotografias... a sua mente também precisa de descansar...

Também é muito interessante fazer uma paragem gastronómica no Gigi e degustar o melhor dos produtos marinhos algarvios com vistas bucólicas sobre a Ria Formosa, ao som de ópera italiana... - isso sim, cuidado com a carteira, porque a conta não costuma ser amiga - (ler mais)

Sobre o Blog

Sobre Mim

Um blog sobre a essência do bom viver. O Avenida Chique é um blog português sobre viagens, turismo e gastronomia para quem desfruta com os grandes prazeres da vida: restaurantes de eleição, hotéis e spas, os melhores vinhos e cocktails, viagens cá dentro e lá fora, artes e cultura. 

Seja muito bem vindo/a ao 

Avenida Chique!

  • Facebook Clean Grey
  • Instagram Clean Gris
  • Google+ Clean Gris
  • Twitter limpio gris

Advertisement / Publicidade

Posts Relacionados

bottom of page