Vila Adentro: as maravilhas históricas de Faro.
A cidade de Faro tem um encantador núcleo histórico conhecido como "Vila Adentro", que compreende as edificações protegidas por muralhas ovaladas com mais de dois mil anos. O Avenida Chique leva-o de passeio cultural pelo património histórico de Ossonoba, antigo nome desta cidade, que terá sido um importante entreposto comercial fenício (séc. V a.C.) até às ocupações romanas do século III a.C.
Para descobrir o património histórico da Vila Adentro existem várias entradas, porém, recomendo iniciar o roteiro pela entrada principal, o Arco da Vila, exemplar neoclássico que marca a fronteira imaginária entre a cidade velha e a cidade nova. Recentemente, dentro do posto de informação turístico, foi criado uma Centro Interpretativo do Arco da Vila e das muralhas do Vila Adentro. Este é um bom lugar para começar o passeio, reunindo informações que lhe permitirão interpretar e compreender as caraterísticas dos diferentes edifícios, estatuárias e os signos da História e do Tempo que explicam as raízes e a personalidade eclética desta cidade.
O Centro Interpretativo do Arco da Vila oferece vários painéis explicativos, infografias e objetos que contam a narrativa histórica de Faro e de uma das suas figuras mais ilustres, o bispo D. Francisco Gomes do Avelar, responsável pela reconstrução da cidade após o grande terramoto em 1755. O Arco da Vila e várias das edificações do Vila Adentro datam dessa época, como o Seminário Episcopal e a renovação da Igreja de São Francisco. Aproveite o fim da visita ao Centro Interpretativo para subir à torre do Arco da Vila e deliciar-se com as vistas sobre o rendilhado da cidade. Talvez seja surpreendido pelas cegonhas, que vigiam a cidade com o seu olhar sábio.
Aventure-se, agora, a entrar pelas ruelas empedradas do Vila Adentro. As casas têm um charme especial e escondem vários bares e restaurantes interessantes. As cores e os perfumes das laranjeiras, buganvílias e sardinheiras dão graça à fachada histórica. Dirija-se à Porta Árabe e descubra os diversos símbolos marcados na pedra, assinatura das diferentes confrarias que patrocinaram a construção da Igreja da Sé de Faro.
Um dos lugares dignos de visita é o Convento de Nossa Senhora da Assunção, onde atualmente funciona o Museu Municipal de Faro. Este belo convento, que data de 1519, teve ao longo dos anos diversos usos e onde até funcionou uma fábrica de cortiça. Hoje, está recuperado e oferece um pátio interior repleto de arcos, jardins e jogos de luzes.
No Museu é possível admirar um mosaico de grandes dimensões que terá pertencido a um edifício público durante a governação romana da região. Para além disso, o museu alberga uma fascinante coleção de pintura antiga de várias épocas, proveniências e estilos. O acervo é composto por peças dos séculos XVI a XIX, desde o Renascimento ao Maneirismo, do Barroco ao Neoclássico. Fiquei especialmente impressionada com a pintura de “Santa Ágata” e um painel de retábulo de “Cristo com a Cruz às Costas”, ambas da coleção da oficina maneirista algarvia do séc. XVI.
Passe depois à Igreja da Sé de Faro, catedral construída em estilo gótico após a reconquista da cidade aos mouros, em 1249. Este lugar de culto foi erigido simbolicamente no mesmo lugar onde anteriormente existia um templo romano e uma mesquita muçulmana. O paço da Sé oferece capelas de diferentes estilos e épocas, incluindo a curiosa Capela dos Ossos. Suba à torre da catedral (cuidado com os degraus) e desfrute das vistas panorâmicas sobre toda a Vila Adentro e as cores enigmáticas da Ria Formosa.
Faça agora um percurso pelo Paço Episcopal, delicie-se com o aroma das flores de laranjeira que embelezam a praça e siga, sem destino, pelo bairro típico à descoberta das buganvílias, dos azulejos, das gentes autênticas, das casas típicas e do fado... A minha recomendação pessoal é almoçar no Tertúlia Algarvia e tomar um bebida ao pôr-do-sol no O Castelo...
Planeie a sua visita e encontre todos os dados de contacto no roteiro sugerido pela Câmara Municipal de Faro (faça download aqui)
Para ver todas as fotografias faça click na galeria: