Férias da Páscoa no Algarve? 8 experiências imperdíveis em FARO (e que não são praia)
Uma das regiões mais agradáveis para aproveitar estes dias de descanso, é, com certeza, o Algarve. Este ano, as datas da Páscoa aparecem cedo no calendário e a temperatura do mar ainda não convida a grandes mergulhos, porém, fique a saber que o Algarve não é só "mar e praia" e existe uma miríade de atividades disponíveis para todos os gostos e interesses. Faro está na moda e são muitos os turistas nacionais e internacionais que rumam a sul para (re)descobrir os segredos, o património histórico, cultural, natural e gastronómico, os encantos e as lendas da capital algarvia aninhada nas margens da Ria Formosa.
Já sabe, nesta Páscoa, se ficar alojado ou visitar a região central do Algarve, não deixe de descobrir o município e a cidade de Faro, cenário único e diversificado para estas experiências imperdíveis:
1.
Descobrir a Vila Adentro ou núcleo histórico de Faro incluindo o Arco da Vila e o seu centro interpretativo, a Porta Árabe, o Museu Municipal de Faro situado no Convento da Nossa Sra. da Assunção, subir à Torre da Sé e maravilhar-se com a vista panorâmica sobre o Paço Episcopal e as cores da Ria Formosa, e ainda descobrir a Capelinha dos Ossos situada no Paço da Sé. O passeio pelas ruas e becos que ligam o Paço Episcopal é repleto de surpresas e postais únicos. Existem vários restaurantes e bares, laranjeiras em flor... (ler mais)
Planeie a sua visita e descarregue aqui o roteiro sugerido pela Câmara Municipal de Faro.
2.
Visitar o Palácio de Estoi, o desconhecido “Versalhes” do Algarve. Uma joia do barroco bem recuperada, onde hoje funciona uma pousada de luxo gerida pelo grupo Pestana. Vale a pena passear pelas suas salas nobres e diferentes estâncias admirando a arquitetura e mobiliários originais, os adornos, os frescos ou os ricos candelabros. Os jardins de estilo francês oferecem um passeio sensorial entre fontes e repuxos que desemboca na bela vila de Estoi. (ler mais)
3.
Aprender a cozinhar uma Cataplana de Marisco e deliciar-se com os sabores e as cores deste prato típico algarvio. O restaurante Tertúlia Algarvia, situado no núcleo histórico de Faro Vila-Adentro, oferece divertidas workshops de cataplana... (ler mais)
Contacto: Praça Afonso III, 13-15, 8000-167 Faro. Tel: 289 821 044 Telem: 963 636 567 info@tertulia-algarvia.pt
4.
Birdwatching na Ria Formosa pelos caminhos cénicos do Parque do Ludo e maravilhar-se com a diversidade de aves migratórias que escolhem este lugar como templo de descanso. Com um bocadinho de sorte até poderá avistar flamingos...
Os acessos desde a entrada junto ao Aeroporto até à Praia do Gigi foram requalificados e contam com infraestruturas que permitem um melhor desfrute da natureza. (ler mais)
5.
Escapar a uma Ilha Deserta. Literalmente. A Ilha Deserta é uma das gemas da Natureza do Parque Natural da Ria Formosa. O passeio em barco é realizado pela empresa Animaris, que oferece uma experiência lúdica, com uma explicação detalhada sobre o ecossistema natural de fauna e flora da Ria. A cénica viagem pelo Parque Natural dura 45 minutos até chegar ao pequeno porto de acesso da Ilha Deserta, também conhecida como Ilha da Barreta. Neste autêntico paraíso é possível caminhar por um trilho de madeira de 2km até chegar ao cabo de Santa Maria, o ponto mais a sul de Portugal Continental. O Estaminé é o único restaurante na ilha e oferece uma soberba cozinha atlântica... (ler mais)
Contacto: Cais da Porta Nova, Rua Comandante Francisco Manuel, 8000- 250 Faro Algarve. Telem. 918 779 155 | 917 811 856 Email: animaris@animaris.pt
6.
Passear na baixa de Faro e (re)descobrir as lojinhas, cafés com personalidade e os comerciantes amáveis. A baixa de Faro oferece uma boa combinação entre lojas de marca internacionais, pequenas boutiques e lojas de artesanato.
7.
Tomar um gin-tonic no rooftop do Hotel Faro, o restaurante e bar com as melhores vistas de toda a cidade e espaço de moda para residentes e celebridades nacionais. É um dos meus favoritos em Faro. (ler mais)
8.
Praticar desporto ao ar-livre no novo Parque Ribeirinho de Faro e no Parque de Ludo, na Ria Formosa. Caminhe, corra, vá em bicicleta... o importante é émexer-se e libertar toxinas e stress acumulado. A flora e fauna são de uma beleza mágica... Descubra o recém inaugurado Parque Ribeirinho de Faro (2014) e os novos acessos do Parque do Ludo. Aceite o meu desafio e marque o destino até à Praia do Gigi. Aquela ponte de madeira é um lugar especial... (ler mais)