Palacio de los Patos, dormir com a história de Granada.
A verdade, verdadeira, é que ao procurar alojamento em Granada tinha intenção de ficar num outro hotel. Mas já não havia quartos disponíveis, por isso, passei algum tempo num buscador online à procura de outra opção. Em geral e se o orçamento o permite, gosto de ficar alojada em hotéis com charme e história e que sejam, em si, uma experiência. Neste caso, decantei-me pelo boutique hotel "Palacio de los Patos", classificado com cinco estrelas, monumento de interesse histórico nacional e que é gerido pela cadeia hoteleira Hospes. E que boa surpresa!
O edifício do século XIX está situado no coração da cidade de Granada, mais precisamente, no centro financeiro e emerge como um oásis de paz entre prédios e avenidas novas. Parece, ao princípio, um pouco deslocado de sítio, pois é possível imaginá-lo rodeado de jardins de estilo francês. Porém, o "Palacio de Los Patos" preside com a elegância de outros tempos a selva de betão granadina.
Para quem viaja a Granada, trata-se de um endereço muito prático. Estamos no centro do comércio e podemos ir a pé a qualquer lado à descoberta da cidade. A distância para os destinos turísticos mais famosos, como a "Alhambra", o "Generalife" ou as "Cuevas de Sacromonte" é relativamente curta (10/15 minutos), mas é necessário apanhar um táxi ou conduzir o nosso próprio carro, coisa que desaconselho devido à estreiteza das ruas e dos problemas de estacionamento.
O "Palácio dos Patos" conta com anexo moderno onde estão localizados o Spa Bodyna com a sua piscina aquecida, as salas de reunião e o restaurante principal onde também se servem os pequeno-almoços. É igualmente nesse anexo contemporâneo que existe um parque subterrâneo com quatro ou cinco níveis, onde se pode deixar o carro estacionado.
A entrada principal e a receção encontram-se no edifício histórico. Uma grande escadaria em mármore branco e cinza presidem o hall. Neste pende um candeeiro moderno, uma lembrança atual num cenário de época. O check-in foi temperado com calor humano e fui surpreendida por um rececionista português, que nos atendeu de forma muito atenciosa.
Sem sequer termos perguntado (íamos de anónimos) fizeram-nos um upgrade para um quarto superior. O quarto localiza-se no andar superior, numa habitação original do século XIX, com tetos em mogno, frescos com pinturas bucólicas, uma lareira em mármore cinzento e um soalho de mosaicos original. Para contracenar com estes elementos de época, escolheram mobiliário moderno, espelhos e os tons de dourado que perpassam dos tecidos do quarto ao lavatório de design da casa-de-banho. À noite ouve-se ligeiramente o bulício da cidade, mas não é nada problemático.
Uma das melhores experiências foi adormecer a admirar os bonitos frescos e os medalhões em madeira que decoram o teto. A sensação de ter uma obra de arte sob a nossa cabeça é, no mínimo, especial.
O spa Bodyna dispõe de sauna, carta de massagens e uma bela piscina interior aquecida. Depois de um dia inteiro a caminhar entre as colinas da cidade à descoberta dos palácios e monumentos históricos sabe bem relaxar com um mergulho em água tépida.
O pequeno-almoço é servido no edifício moderno. Para lá chegar sai-se do “Palácio dos Patos” e atravessa-se um pequeno jardim com esculturas, fontes e arranjos florais. A sala de pequeno-almoço é agradável, com bastantes janelas para as linhas de água, mas o interior é demasiado moderno, escuro e sem alma. A seleção de pequeno-almoço não é digna de mérito, porém, oferecem o típico “desayuno andaluz” com o pão torrado, o tomate desfeito e o fio de azeite.
À despedida, caiu em conversa com o rececionista que íamos prosseguir viagem em direção a Córdoba, onde ficaríamos alojados num outro hotel da cadeia Hospes, o Palacio del Bailio. O rececionista foi muito amável e disponibilizou-se para chamar ao hotel de Córdoba a avisar da nossa chegada e organizar, se possível, um novo upgrade. Achei este gesto muito simpático e profissional.
Recomendo este hotel pela beleza do edifício, o extraordinário trabalho de recuperação histórica, a decoração interior, a simpatia e atenção do staff e a localização cêntrica. O único senão, é o pequeno-almoço que poderia ser mais variado.
Para mais informação:
Endereço: Calle Solarillo de Gracia, 1, 18002 Granada, Espanha
Telemóvel:+34 958 53 57 90
Página Web: http://www.hospes.com/en/granada-palacio_patos/default.html
Aqui ficam algumas fotografias: