top of page

Hospes Palácio del Bailio, uma jóia hoteleira em Córdoba

Quando andava à procura de hotéis para este passeio pelo Al-Andaluz, tinha claro uma coisa. Queria ficar em edifícios históricos recuperados, onde pudesse continuar a sonhar com a História, os mitos e as lendas da Andaluzia. E naturalmente queria um cinco estrelas com preços acessíveis... Por isso, curiosamente e sem dar-me conta que estava a marcar a mesma cadeia hoteleira, ao escolher Córdoba a minha eleição recaiu no “Palácio del Bailio” e em Granada no “Palácio dos Patos”, ambos da cadeia Hospes.

Outra das razões que me levou a escolher este hotel foi a localização, em pleno centro da cidade e com serviço de estacionamento, o que é bastante prático. Realmente não usámos o carro durante toda a nossa estadia, pois o hotel está a cinco minutos de várias “plazas” e monumentos e apenas a 10 minutos da grande atração de Córdoba: a Mesquita-Catedral (ler aqui).

A arquitetura do Hospes Palacio del Bailio mantém a elegância clássica das casas apalaçadas andaluzas, com as intrincadas influências romanas, católicas, árabes e judias. O edifício data do século XVI, no entanto terá sido construído sob as ruínas de uns banhos romanos descobertos "a posteriori". O hotel foi declarado monumento de interesse histórico em 1982 e hoje combina a arquitetura e decoração moderna dos interiores com a preservação cuidada das suas raízes históricas.

As paredes são caiadas a branco com molduras de pedra caliça e no interior do edifício dormem quatro pátios andaluzes enfeitados com plantas e flores. O pátio central, hoje coberto e transformado no restaurante principal onde se servem os pequenos-almoços guarda uma bela surpresa. O seu chão é composto por vidro translúcido que deixa antever as ruínas dos banhos romanos que pertenciam a uma vila romana do século I. À noite, quando as luzes do restaurante se tornam mais ténues, o chão ilumina-se e oferece uma montra que nos faz viajar no tempo. É de verdade, algo muito especial, e que marcou a minha viagem. Recomendo ainda as tapas do restaurante “Arbequina”, preparadas pela mão do Chef Javier Moreno, que combina os sabores andaluzes com ingredientes mais exóticos e técnicas contemporâneas.

Piscinas subterrâneas e banhos romanos no Spa Bodyna

Num outro pátio existe uma piscina rodeada de laranjeiras e árvores de frutas. Nos subterrâneos do hotel, outra surpresa, um spa romano com três piscinas (uma quente, uma fria e uma temperada) iluminadas com luz ténue e misteriosa. É preciso reservar o Spa Bodyna com antecipação, pois só permitem um máximo de oito pessoas no seu interior. Eu adorei a experiência, mas o meu marido achou o espaço um pouco sufocante. Afinal, são piscinas subterrâneas e sem luz natural... mas, na minha opinião, decididamente vale a pena conhecer.

As temperaturas contrastantes das diferentes piscinas são excelentes para ativar a circulação sanguínea. Para usufruir de todos os benefícios deste spa, antes de entrar no banho esfregue a pele a sêco de baixo para cima com uma luva de crina. Depois, alterne os banhos de água quente com os de água fria e termine com uns mergulhos e umas braçadas na piscina tépida... sairá como nova! Desde o Spa Bodyna pode ir, em roupão, visitar as ruínas preservadas dos banhos romanos.

Tenho ainda que fazer referência às amenities dentro do quarto de hotel, todas elas naturais e elaboradas com bom azeite, deixam a pele muito suave e hidratada.

Uma das salas mais bonitas do hotel Palacio del Vaillio é a “pinacoteca” que está decorada com frescos árabes originais do século XVII. O hotel abriu em 2007 e já foi referenciado por várias revistas de turismo e viagens como a Travel + Leisure ou a Condé Nast Traveller.

Serviço 5 estrelas

O serviço foi impecável e o staff da receção foi extraordinariamente prestável ao explicar-nos os diferentes pontos de interesse da cidade, foram comprar as entradas para a visita noturna à Mesquita-Catedral (ler aqui) e por termos ficado alojados no Hospes em Granada, fizeram-nos um upgrade a um quarto superior com uma cama enoooooorme e um original cabeceiro em pedra. Em todas as zonas do hotel cheira a flor de laranjeira e existem diversos pontos com água aromatizada com laranjas e limões. Decididamente este é o meu endereço favorito em Córdoba, uma autêntica viagem aos cinco sentidos....

Mais Informação:

Cadeia Hoteleira Hospes: Página Web: http://www.hospes.com/es/nuestros-hoteles.html

Sobre o Blog

Sobre Mim

Um blog sobre a essência do bom viver. O Avenida Chique é um blog português sobre viagens, turismo e gastronomia para quem desfruta com os grandes prazeres da vida: restaurantes de eleição, hotéis e spas, os melhores vinhos e cocktails, viagens cá dentro e lá fora, artes e cultura. 

Seja muito bem vindo/a ao 

Avenida Chique!

  • Facebook Clean Grey
  • Instagram Clean Gris
  • Google+ Clean Gris
  • Twitter limpio gris

Advertisement / Publicidade

Posts Relacionados

bottom of page