Córdoba e o despertar dos sentidos
Córdoba impacta pela sua beleza inesperada. No centro da Andaluzia encontramos a uma cidade amuralhada onde se misturam influências arquitectónicas romanas, moçárabes, góticas e renascentistas. As cores dos edifícios e das paredes pintadas a branco, ocre ou vermelho intenso contrastam com o céu azul e a presença constante das laranjeiras que enfeitam ruas e pátios. Há um aroma inebriante a jasmim, incenso e a flor de laranjeira no ar.
Esta viagem pede sapatos confortáveis e vontade de caminhar pelas ruas da cidade para descobrir a antiga judiaria, o bairro árabe, o Alcazar dos Reis Cristãos (Alcazar de los Reyes Cristianos) e a inigualável Mesquita-Catedral de Córdoba (Mezquita de Córdoba). O centro histórico está situado mesmo junto à margem do rio Guadalquivir, onde se aninham os restaurantes e as “terrazas de tapeo”, lugares onde degustar pequenas porções de iguarias, provar vinhos da região e “cañas” (cerveja). Sobre as águas do Guadalquivir ergue-se a Ponte Romana e o Arco do Triunfo que nos transportam a paisagens longínquas, outras civilizações e culturas. Mais à frente, o palácio e os luxuriantes jardins com fontes do Alcazar de Los Reyes Cristianos são um visita obrigatória.
Uma forma rápida e típica de conhecer a cidade é alugar um passeio em charrete de cavalos. O preço oficial é 45 euros por um hora de passeio. Os condutores da charrete vão explicando os diferentes lugares históricos, as lendas mais engraçadas, assinalam as igrejas, os museus, os pátios típicos e conduzem-nos pelos labirínticos bairros árabes e judeus. O passeio é muito agradável, eu senti-me como uma criança pequena e pode-se ver muito da cidade em relativamente pouco tempo. O trotar dos cavalos na calçada romana produz um concerto cadenciado único.
Uma das melhores formas de experienciar a magia e a alma de Córdoba é visitar a Mesquita-Catedral numa das exclusivas visitas-guiadas noturnas. O preço é de 26,5 euros por pessoa e posso garantir que é uma experiência única, que impressionará mesmo aqueles que não são amantes de cultura e de visitas a monumentos deste tipo. Aliás, afirmo com toda a certeza que esta visita noturna é uma das maiores maravilhas da visita à Andaluzia. Visitámos a Mesquita no sábado à noite, no horário das 21:30, com um grupo de cerca de 30 pessoas. À incrível História e arquitetura deste lugar mágico soma-se um espetáculo de luzes e som. As pessoas percorreram os espaços em silêncio com os olhos assombrados pela beleza das esculturas, arcos, colunas e a geometria sobrenatural que nos convida a sonhar. Houve momentos em que me emocionei com o espetáculos de sombras, luz e a narrativa poética e tive que conter uma lágrima e muitos suspiros. Não é permitido tirar fotografias por isso, infelizmente, não posso mostrar-vos aqui do que se trata. Para mais informação consultem: http://www.mezquitadecordoba.org
Se não conseguir visitar a “Mezquita de Córdoba” durante o dia poderá naturalmente conhecê-la durante o dia, existem vários tipos de visita guiada e áudio-guias disponíveis.
A viagem gastronómica está cheia de atrações e de surpresas. Existem inúmeros restaurantes e pátios que oferecem tapas típicas da Andaluzia, como o bom “jamón”, os "tomates aliñados” ou o "salmorejo", - uma espécie de gaspacho de tomate e verduras enriquecido com bom pão e servido com ovo cozido, jamón (presunto) e um fio de azeite. O “rabo de toro” é muito típico desta região e é servido estufado ou em croquetes. Destacam-se ainda os “flamenquitos”, uma espécie de enrolado de carne recheado de “jamón”, panado e frito e para a sobremesa, os “piononos” uns bolinhos cobertos de leite-creme queimada. Alguns dos restaurantes que posso recomendar são:
“Bodegón Campos” - um dos melhores restaurantes de Córdoba, imprescindível reservar às sextas e sábados;
“El Páteo de Maria” e “Pateo d’Uces” lugares para tapas com bonitos pátios;
Alojamento:
Ficámos no Hotel Hospes Palácio do Bailio, um hotel boutique de cinco estrelas, apenas a 10 minutos da Mezquita, uma autêntica joia da hotelaria cordobesa.
Descubra a beleza inigualável de Córdoba (Andaluzia, Sul de Espanha) nesta galeria fotográfica:
Comments