top of page

O melhor brunch de Faro. Vivam as deliciosas calorias de um brunch de domingo no rooftopf do Hotel F

Um brunch de domingo é um híbrido saboroso entre um pequeno-almoço tardio e almoço. O conceito envolve preguiçar até tarde e depois sentar-se a uma mesa faustosa e deixar a imaginação decidir o que comer. E é que num brunch vale tudo. Tanto se pode dar uma dentada num croissant quentinho, e logo a seguir provar uma deliciosa “tapa de bacalhau gratinado no forno” com uma taça de champanhe.

A filosofia internacional do brunch, é que não existem regras. O alargamento das horas da manhã até bem tarde, é uma das caraterísticas basilares desta refeição que está na moda em todas as grandes capitais e cidades europeias. Os brunches de Londres, Madrid ou Paris são legendários. E cá em Portugal, em especial em Lisboa e no Porto há inúmeras opções para tomar o brunch de domingo, e em alguns casos, até desfrutar desta refeição a meio da semana. Por isso, há cerca de dois meses resolvi começar a investigar quais são os melhores brunches do Algarve.

Os melhores brunches do Algarve

De momento já existem dois vencedores, são eles o Brunch do Rooftop do Hotel Faro e o Brunch do Hotel Conrad Algarve. São dois tipos de brunch diferentes, o primeiro ao qual dedicarei neste post, é um brunch citadino servido no último andar do Hotel Faro, num contexto contemporâneo e com maravilhosas vistas sobre a cidade, a marina e a Ria Formosa.

O brunch do Conrad Hotel é mais faustoso e chique, afinal estamos em plena Quinta do Lago e é servido, em dias de sol no verde jardim junto à piscina Dado e em dias menos soalheiros, no restaurante Louro com vistas para a piscina infinito. Ambos são altamente recomendáveis, cada um na sua categoria, e obviamente com preços (bem) diferenciados.

Hotel Faro: Brunch com vistas para a Ria Formosa

Este domingo fui experimentar o brunch no renovado restaurante do Hotel Faro. Já por aqui tinha dado a notícia da inauguração deste novo espaço, completamento renovado, com arquitetura contemporânea e umas vistas de cortar a respiração sobre a Ria Formosa e o skyline da cidade de Faro. O chef executivo do Hotel Faro, Alberto Carvalho e o Chefe de cozinha Miguel Silva tiveram a feliz ideia de oferecer à cidade de Faro esta nova experiência gastronómica. O brunch do Hotel Faro custa 18 euros por pessoa e é servido aos domingos de 12:00 às 15:30.

Tal como o conceito do brunch que reúne pequeno-almoço e almoço, o espaço físico engloba duas zonas de buffet, uma com uma boa diversidade de pães, panquecas e cereais e outra, onde todas as maravilhas de um almoço são possíveis: desde saladas a mariscos frescos, tapas e tachinhos com especialidades algarvias, delicatessens como salmão fumado, queijos frescos, enchidos e pratos de carne e de peixe. Numa das laterais do buffet central espera-nos ainda, um jardim de guloseimas com pequenas sobremesas e frutas. O problema mesmo, é escolher. (e manter a dieta...)

Chuva mágica, raios e trovões

No dia em que fui visitar o brunch do Hotel Faro estava a chover. Uma chuva grossa, torrencial que caía com violência sobre a cidade. As estradas estavam alagadas e estive várias vezes para dar a volta e voltar para a casa. Estes temporais são completamente atípicos dos amenos outonos algarvios, e por isso, quando chegam, surpreendem até ao São Pedro. Mas ainda bem que não voltei a casa, porque ia perder um autêntico festim de Babette.

Estacionei o carro diretamente no parque subterrâneo do hotel, saí sem molhar-me, e subi diretamente de elevador até ao último andar. Ali encontrei o céu gastronómico dessa manhã de domingo. Cheguei pontual às 12:00 e fui recebida com um sorriso amável e simpático. Escoltaram-nos a uma das mesas quadradas junto às janelas panorâmicas. A vista sobre a Ria Formosa estava enfeitada com lágrimas grossas de chuva, e o céu cinzento de vez em quando iluminava-se com o desenho dos raios e o ribombar do trovões. Dentro do restaurante, um ambiente aconchegante e a voz sedosa de uma cantora de jazz saía da aparelhagem para aquecer os corações. Que bom é estar junto a uma janela e ver a chuva a cair lá fora... Chegou o meu capuccino. Pronto, o mundo estava em ordem.

Começaram depois as minhas investidas ao buffet, excursões de índole gastronómica-cultural, como lhes gosto de chamar. Os olhos não sabem onde parar, hipnotizados pelas cores e os aromas das iguarias. Primeiro fui ao buffet de pães e bolinhos caseiros iluminado com velas. Esperavam-me sete variedades de pães, croissants quentinhos, pães-de-ló, panquecas frescas, taças de cereais, compotas e manteigas. Tudo delicioso, crocante e com aquele aroma a recém-saídos do forno...

Do leitão da bairrada ao xerém algarvio

A segunda investidura foi ao buffet com as iguarias salgadas. Saladas frescas e vários molhos, cenouras algarvias, crepes de salmão e verdes, salmão fumado, lombinho assado, terrina de paté de pato e requeijão fresco. Aqui esperavam-me um dos pratos favoritos do Chef Miguel Silva, umas tacinhas de vidro com polvos-bebé em picadinho de cebola, trio de pimentos e coentros. Fresquíssimo sabor.

No outro lado do buffet esperavam-me várias tapas como rissóis de leitão, empadinhas tépidas de pato assado com sementes de sésamo, umas cocotes de bacalhau gratinado com gambas, e até barriga de leitão à bairrada empratada sobre uma rodela de laranja. Ainda desta zona do buffet, devo destacar as excelentes latas com salmão folhado e o xerém com berbigão. E o concerto de pratos e pratinhos não parava por aqui... havia ainda almôndegas de carne em molho de tomate, ovos mexidos com espargos, e muito, muito mais.

Sobremesas para terminar em beleza

E porque um brunch de domingo tem que terminar com uma nota doce, não poderiam faltar as sobremesas. Haviam mini-quadrados de côco, colheres com brownies de chocolate e morango, torta de abóbora e torta de batata-doce, salada de frutas e frasquinhos em vidro com uma maravilhosa mousse de chocolate. Que mais se pode pedir para ser feliz!!!

Só posso recomendar esta faustosa experiência gastronómica, uma excelente forma de celebrar o domingo em família ou com um grupo de amigos, num ambiente elegante e com maravilhosas vistas sobre a cidade. Gostei especialmente dos empratamentos, realizados em doses individuais e com apresentação muito atual. A carta de bebidas é variada incluindo cafés e softdrinks e também uma boa seleção de vinhos brancos e tintos. Porém, haverá melhor forma de celebrar um brunch de domingo do que pedir uma taça de champanhe? Na carta encontrei bons espumantes e champanhe francês a bom preço: Pommery (50 euros), Möet & Chandon Brut (60 euros) e Veuve Clicquot Carte Jaune Brut (75 euros).

Faro e os algarvios já mereciam ter um brunch destes há muito, muito tempo. Parabéns, Hotel Faro! É para continuar!

Preço por pessoa, Brunch: 18 euros sem bebidas.

O Brunch do Hotel Faro é servido no Rooftop do Restaurante Ria Formosa, no último andar do edifício das 12:00 às 15:30, todos os Domingos. Serviço para clientes alojados e para clientes externos.

Reservas: Tel. +351 289 830 830

Hotel Faro, 4 estrelas

Praça D. Francisco Gomes, Nº2 8000 168 Faro Portugal

Aqui estão algumas das fotografias do brunch tiradas com o Iphone:

Sobre o Blog

Sobre Mim

Um blog sobre a essência do bom viver. O Avenida Chique é um blog português sobre viagens, turismo e gastronomia para quem desfruta com os grandes prazeres da vida: restaurantes de eleição, hotéis e spas, os melhores vinhos e cocktails, viagens cá dentro e lá fora, artes e cultura. 

Seja muito bem vindo/a ao 

Avenida Chique!

  • Facebook Clean Grey
  • Instagram Clean Gris
  • Google+ Clean Gris
  • Twitter limpio gris

Advertisement / Publicidade

Posts Relacionados

bottom of page