top of page

Quinta das Lágrimas: O lugar mais romântico de Portugal.

  • texto e fotografias: Susana Wichels
  • Oct 21, 2015
  • 7 min read

Os amores inesquecíveis costumam ser aqueles que deixam uma marca indelével no nosso peito, uma ferida aberta que se carrega para sempre. Se Shakespeare tivesse conhecido a história de Dom Pedro e Dona Inês de Castro, provavelmente tinha transformado a tragédia dos seus amores numa peça de teatro tão passional e conhecida internacionalmente como a de Romeu e Julieta. Há algo de infinitamente trágico e universal num amor atormentado por desencontros, guerras políticas e finalmente desventrado pela avarícia humana. O amor impossível de Dom Pedro e Dona Inês não conseguiu atingir a plena felicidade em vida, mas esperemos, que tenham encontrado a paz eterna.

Hoje trago uma sugestão para uma escapada romântica, perfeita para enamorados à procura de momentos mágicos ou porque não, casais de longa data, que precisem de reavivar a chama do amor.

Há histórias de amor que nos inspiram para sempre.

O romance de Dom Pedro e Dona Inês é uma dessas paixões que nem a morte, nem o tempo conseguiu extinguir. Ainda hoje, enquanto se percorrem os mágicos recantos do jardim-floresta da bela Quinta das Lágrimas, é possível sentir o palpitar desses dois corações que se amaram mais além das fronteiras do possível. Esqueça-se de fazer escapadas românticas a Veneza ou a Paris, quando temos, mesmo aqui, em Portugal, a majestosa cidade dos amores, Coimbra e nela, um pequeno palácio hotel "Quinta das Lágrimas" onde é possível inspirar-se na mais bela história de Amor do nosso património luso.

Se estivéssemos na América de certeza que já haviam centenas de livros, peças de teatro, novelas, contos e se calhar até algum parque temático dedicado a eternizar a paixão trágica de Dom Pedro e Dona Inês. Mas como estamos num país de brandos costumes, para o bem e para o mal, este amor impossível mantém-se ainda relativamente bem guardado do mundo. Eticamente e por memória e respeito aos que foram Reis de Portugal, seria impossível transformar a sua história num guião de um Romeu e Julieta. Até porque, se pensarmos bem, estamos perante uma história dolorosamente real e não de uma ficção de William Shakespeare.

Filha da cidade e sonhadora incorrígivel, sim, essa sou eu.

Como nasci e cresci em Coimbra, fui acostumada desde menina com os contornos da história trágica e paixão eterna de D. Pedro I e Inês de Castro. Em vários pontos da cidade é possível encontrar lugares, jardins, estátuas que nos fazem recordar as lágrimas de sangue com que se escreveram as linhas desta paixão. Faz parte da cultura e dos mitos desta histórica cidade voltada para o Mondego, a recordação desse amor. É precisamente sobre o rio, que se ergueu há alguns anos, uma bela ponte de nome Pedro e Inês, que convida os enamorados de hoje, a recordar a força da paixão que uniu duas pessoas para sempre. Nem sempre as histórias têm finais felizes e esta, queremos acreditar que embora em vida não tenham sido felizes, terá sido na eternidade que os dois corações descansam lado a lado em paz.

Precisamente por ser uma filha da cidade e viver há tantos anos fora, ficar alojada no Hotel Quinta das Lágrimas representou uma experiência única e quase um sonho de criança tornado realidade. Por isso no fim de semana, em que arrancámos para Coimbra, não para ir visitar a família e os amigos, mas para ir experienciar uma escapada a dois cheia de romantismo, senti-me um bocadinho nervosa e com borboletas no estômago. Chamem-lhe emoção ou expetativas de uma sonhadora incorrigível. Meti a saudade, a emoção de uma criança, o sonho de uma apaixonada e muita curiosidade na mala e lá fomos a caminho da Quinta das Lágrimas.

Não tivémos sorte com o tempo, este Outono anda muito chorão. Durante todo o caminho tivemos chuva e neblina, o que até adicionou um elemento misterioso à viagem e ao nosso destino. O meu marido também terá ficado contagiado com a energia romântica do lugar, e exclamou "a chuva são as lágrimas da Dona Inês"! Ora, para quem o conhece, de caráter mais alemão e pragmático, sabe que dizer tal coisa, é sinal de sensações poéticas extraordinárias e à flor da pele.

Faustosas suites que fazem sonhar qualquer mulher-menina-princesa.

A cadeia de charme Thema Hotels é quem veio dar nova alma ao pequeno palácio-hotel do Quinta das Lágrimas. Dotou o espaço de uma oferta de hotelaria clássica, de bom gosto e de velha escola. O complexo hoteleiro conta com três zonas de quartos e suites, a zona histórica, a ala do jardim e ala do spa. Na zona do palácio encontram-se os 17 quartos históricos, e as 5 faustosas suites que fazem sonhar qualquer mulher e menina, com contos de princesas. Nesta zona é onde se situa a entrada principal, várias salas com decoração histórica, com paredes em seda e belos retalhos dourados, pesados candeeiros de cristal e mobílias trabalhadas como obras de arte. Das janelas podem-se observar as copas das árvores que rodeiam o palácio, intuir o campo de golfe e ao fundo, a majestosa torre da Universidade de Coimbra, que vigia plácidamente o rendilhado da cidade.

No piso térreo do palácio localiza-se o restaurante gourmet "Arcadas" com uma surpreendente oferta de alta gastronomia e uma impressionante coleção vínica. Vou dedicar o meu próximo post especialmente ao restaurante Arcadas, porque se revelou uma boa surpresa sibarita. Não só as iguarias vieram confeccionadas e apresentadas com primor, mas também o serviço de velha escola, surpreendeu pela profissionalidade.

Existem ainda dois edifícios de arquitetura mais moderna, acrescentados nos últimos anos. As alas estão interligadas, oferecendo uma simbiose interessante entre o passado e o nosso presente. A ala do jardim conta com 17 quartos e 3 suites. Na ligação entre a ala histórica e ala do jardim encontra-se a especialíssima suite Pedro e Inês, que fica numa torre e está distribuída em dois andares (é a suite nº 60, vale mesmo a pena reservar, o preço ronda os 300 euros por noite, dependendo da temporada). O quarto tem uma romântica cama de dossel e fica na parte de cima da torre. Na parte de baixo temos a entrada e o salão circular e uma luxuosa casa de banho com banheira para princesas...

Bamboo Garden Spa, o jardim secreto para os sentidos

O edifício anexo construído em 2004, conta com 14 quartos e uma suite e contrasta com a fachada histórica do Palácio, apresentando linhas modernas e minimalistas. É nesta zona que encontrei o Bamboo Garden Spa, uma zona de bem estar e de "wellness", com produtos britânicos da Elemis. A decoração do spa é bastante intimista, aposta em luzes trémulas e paredes escuras, o que nos recorda um cocoon, uma espécie de refúgio para a alma. Ao entrar somos logo invadidos por uma sensação de bem estar, devido aos aromas dos óleos essenciais, as velas e a música oriental que nos transporta a paragens exóticas. O spa tem uma piscina interior aquecida, sauna e banho turco e várias salas de tratamento. À chegada fui recebida com um bonito serviço de chá oriental, perfumado com frutos vermelhos e uma pequena mensagem personalizada... "O Amor é sempre a resposta... não importa a pergunta".

Nas três salas de tratamentos do Bamboo Spa Garden espera-nos uma seleção de massagens para desfrutar a sós ou em companhia romântica. No fim de semana em que estivemos na Quinta das Lágrimas chovia a cântaros lá fora, por isso aproveitámos uma parte do dia para descansar no ambiente zen do spa e dar uns mergulhos relaxantes na piscina interior. Há algo de mágico em submergir-nos na água aquecida, o aroma dos óleos essenciais a perfumar as nuvens de vapor e a chuva a cair lá fora com violência outonal.

Pão em forma de coração

É ainda nesta zona nova do hotel que encontramos a sala dos pequenos-almoços com vista para a piscina exterior. A variedade do pequeno almoço é interessante, com várias escolhas de ovos, enchidos, doces típicos e salgados. Fiquei surpreendida com a forma do pão rústico, em vez de ser redonda, veio em formato coração! Não é um detalhe lindíssimo? Também achei interessante a escolha da porcelana SPAL com um design específico para a Quinta das Lágrimas, com passagens de Luis de Camões. As ligações entre os edifícios realizam-se através de bonitos corredores decorados com arte inspirada na trágica história de Dom Pedro e Dona Inês de Castro.

O serviço do Hotel Quinta das Lágrimas foi muito atento e profissional e devo destacar o trabalho de João Alves, ajudante de rececão, que desde o momento da nossa chegada até à partida, esteve sempre solícito e muitíssimo prestável. Por vezes, não é apenas a beleza dos edifícios e dos jardins que nos impressionam, são também as pessoas, por serem capazes de nos oferecerem sorrisos sinceros.

A época alta do hotel Quinta das Lágrimas decorre de Maio a Outubro e durante o ano existem muitos enamorados que escolhem este belo palácio para passar a sua lua de mel.

A floresta encantada

Ao redor do palácio, a beleza desdobra-se em poéticos recantos com fontes e estátuas, jardins de várias cores, espaços de silêncio que quase parecem jardins secretos, e os trilhos que conduzem até ao jardim-floresta encantado da fonte das lágrimas e dos amores. É aí, depois de percorrido um sinuoso caminho entre musgos e troncos de árvores centenários que encontramos os arcos góticos da Fonte dos Amores. Este é um lugar de entranhável beleza, onde enamorados de todo o mundo fizeram promessas de amor eterno, inspirados na história de Dom Pedro e Dona Inês, que viveram em plena luta pelo seu amor e agora descansam em paz, pois a paixão pode vencer a morte.

No próximo post falarei do restaurante Arcadas, talvez o melhor restaurante gourmet de Coimbra e que vale a pena visitar. para ler aqui

Para quem não conhece a história de Dom Pedro e Dona Inês de Castro, ou apenas a pretende recordar, faça click aqui.

Entretanto, aqui ficam algumas fotografias deste belo Hotel Quinta das Lágrimas em Coimbra.

Para mais informação e Reservas:

Thema Hotels & Resorts

Quinta das Lágrimas, Hotel, Gourmet, Golf & Spa

Direção: Rua António Augusto Gonçalves 3041-901 Coimbra, Portugal

Telefone: (+ 351) 239 802 380

Fonte dos Amores, Arcos Góticos Hotel Quinta das Lágrimas, Coimbra

Os arcos góticos que guardam as portas da floresta encantada e a Fonte dos Amores.

Quinta das Lágrimas, Restaurante Arcadas

Excelente Barriga de Leitão, no Restaurante Arcadas, no Hotel Quinta das Lágrimas.

Sobre o Blog

Sobre Mim

Um blog sobre a essência do bom viver. O Avenida Chique é um blog português sobre viagens, turismo e gastronomia para quem desfruta com os grandes prazeres da vida: restaurantes de eleição, hotéis e spas, os melhores vinhos e cocktails, viagens cá dentro e lá fora, artes e cultura. 

Seja muito bem vindo/a ao 

Avenida Chique!

  • Facebook Clean Grey
  • Instagram Clean Gris
  • Google+ Clean Gris
  • Twitter limpio gris

Advertisement / Publicidade

Posts Relacionados

bottom of page