top of page

Os deuses da gastronomia reúnem-se no Vila Joya. O festival “Tributo a Cláudia” decorre de 10 a 15 d

É o “créme de la créme”. A cereja em cima do bolo. O epítome dos encontros gourmet está prestes a acontecer. O festival “Tributo a Cláudia” organizado pelo Vila Joya no Algarve é, provavelmente, o expoente máximo dos eventos gastronómicos realizados em Portugal, e há até quem diga, do mundo. Como as estrelas fugazes, celebra-se apenas durante seis noites e reunirá a alguns dos melhores "Chefs" contemporâneos. As datas estão já confirmadas: de 10 a 15 de Novembro.

Nos bastidores da cozinha já cozem, a fogo lento, os preparativos para o requintado festival gourmet. Este ano o mote específico é o “Tradional crEATivity” uma homenagem à herança criativa gastronómica com os olhos postos no futuro.

O primeiro evento “Tributo a Cláudia” desenvolveu-se como uma homenagem póstuma à fundadora do Vila Joya, Cláudia Jung. Hoje, é a filha Joy quem se encarrega de manter viva a essência original do hotel de charme Vila Joya, o sonho pela excelência hoteleira, a paixão pela alta-gastronomia e o amor pelo Algarve, herdados da mãe.

A outra força motora do evento é o austríaco Chef Dieter Koschina, grande embaixador da cultura gastronómica portuguesa e premiado, há duas décadas com as cobiçadas estrelas Michelin. Foi ele que trouxe para Portugal as primeiras “duas estrelas Michelin”, colocando o Algarve no roteiro do turismo de alta-gastronomia. Hoje, junto a Koschina no olimpo gastronómico luso, encontramos também ao Chef Hans Neuner, do restaurante Ocean no Vila Vita Parc e ao Chef José Avillez, do Belcanto.

O festival “Tributo a Cláudia” congrega no restaurante Vila Joya, a uma extraordinária coleção de Chefs de prestígio, muitos deles com estrelas Michelin ou no ranking máximo da Gault Millau. Estes deuses e semideuses da gastronomia reúnem-se para uma ensamble de troca de experiências profissionais, materializadas em formato de menu de degustação. Um certame classificado como um dos expoentes gastronómicos mundiais, a alta-costura da gastronomia e que em edições anteriores trouxe ao nosso Algarve personalidades como Alain Passard, Joan Roca, Santi Santamaria ou Magnus Nilsson, entre outros.

Os comensais provam pratos únicos, composições inebriantes que nascem da criatividade eclética destes génios de avental, e outros que são testemunho das técnicas culinárias mais contemporâneas. Relata, quem já provou um destes opíparos jantares que é difícil encontrar algo no mundo que se assemelhe à surpresa gastronómica “Tributo a Cláudia” - ou “Tribute to Claudia” como também é conhecido internacionalmente.

O desfile de pratos realiza-se por várias horas. Cada iguaria vem assinada por um chef diferente. Cada prato uma surpresa, um orgasmo de sensações. A ciência da cozinha é aqui interpretada como uma arte e uma performance viva, proporcionando sensações inesquecíveis. Críticos gastronómicos, chefs e gourmands aclamaram de forma unânime as edições anteriores. Mas tal orgia hedonística tem um preço. E não é barato. Os menus rondam os 350 euros por pessoa (“a partir de”) e só existem 60 lugares disponíveis.

Segundo a organizadora, Joy Jung, o festival pretende “honrar todos os Chef’s do mundo que transmitiram as suas valiosas tradições gastronómicas de geração em geração, difundindo os seus conhecimentos e segredos, sempre temperados com a sua paixão e amor únicos.”

A lista completa de Chefs está ainda por desvendar, mas os nomes confirmados já fazem tremer as terras algarvias.

Na primeira noite, a 10 de Novembro, celebram-se “8 Tradições Hoteleiras” assinadas pelos Chefs do grupo “Feine Privat Hotels” da Alemanha, Áustria e Suíça que apresentarão as suas melhores criações gourmet. Entre outros participarão, Chef Thomas Martin (duas estrelas Michelin) do restaurante Luis C Jacob; o Chef Alexandro Pape (duas estrelas Michelin) de Fährhaus Sylt; o Chef Ralph Knebel (uma estrela Michelin) de Erbprinz; o Chef Erik Arnecke (uma estrela Michelin) de Sonne Frankenberg; o Chef Benjamin Biedlingmaier (uma estrela Michelin) do Bülow; o Chef Achim Schwekendiek (uma estrela Michelin) de Münchhausen; o Chef Daniel Stütz (15 a 20 pontos dados pelo guia Gault Millau) de Paradies e ainda Chefs de Seacloud.

A noite de 12 de Novembro será dedicada ao Chef Dieter Koschina, celebrando os vinte anos da sua primeira estrela Michelin e os 24 anos de carreira edificada atrás dos fogões do Vila Joya. Irão reunir-se quinze Chefs que passaram em algum momento da sua formação profissional pelo Vila Joya como alunos ou estagiários do Chef Koschina. Neste grupo encontram-se nomes como o Chef Peter Hagen (duas estrelas Michelin) do Restaurante Ammolite; o Chef Richard Nussel (uma estrela Michelin) do Restaurante Surenburg; o Chef Jens Rittmayer (uma estrela Michelin) do Restaurante Budersand; os Chefs Bernhard Posh e Mattias Bernwieser, entre muitos outros.

No sábado, dia 14 de Novembro, reinarão as cores da bandeira lusa. A “crEATive Portugal” reunirá a todos os chefes de Portugal distinguidos com estrelas Michelin. A elite portuguesa é convidada a realizar um exercício gastronómico muito emotivo: a confecção de um menu que recrie os sabores e memórias do seu prato favorito de infância, reinterpretado à luz das técnicas e tendências modernas.

O “Tributo a Cláudia” termina no domingo, dia 15 de Novembro, com uma mistura apoteótica de Chefs. A noite intitula-se “Munique *** Tradições - 5 Mestres da Tradição”. Os comensais provarão um menu único elaborado por um quinteto de deuses da gastronomia bavária e austríaca. O jantar contará com a presença do lendário Chef Eckart Witzigmann, reconhecido como o “Chef do Século" pela Guia Gault Millau, um reconhecimento muito especial conseguido apenas por três outros chefs no mundo: Paul Bocuse, Joël Robuchon ou Frédy Girardet. O grupo interestelar é ainda constituído pelo Chef Hans Haas (três estrelas Michelin) do Restaurante Tantris, o Chef Heinz Winkler (duas estrelas Michelin) do Restaurante Residenz e ainda os Chefs Otto Koch e Gehard Schwaiger. O Chef Eckart Witzigmann foi

De acordo com Joy Jung o “Tribute to Claudia - 2015” pretende “celebrar a sustentabilidade do futuro criativo da gastronomia através do saber das gerações e dos sabores que foram sendo trazidos até à modernidade” bem como homenagear Chefs, homens e mulheres souberam passaras as tradições familiares e dos seus países, de uma geração para outra, influenciando a gastronomia contemporânea.

Para mais informações e reservas aceda à página do Hotel Vila Joya: [http://www.vilajoya.com/pt/special-offers/tribute-to-claudia/]

Telefone: +351 289 591 795

Tribute to Claudia - 2015

Tribute to Claudia - 2015

Tribute to Claudia - 2015

Tributo a Cláudia, Dieter Koschina, Vila Joya, 2015

Tributo a Cláudia, Dieter Koschina, Vila Joya, 2015

Retrato intimista do Chef Dieter Koschina.

Retrato intimista do Chef Dieter Koschina.

Cláudia Jung e a filha Joy Jung

Memória de uma família, Cláudia Jung e a filha Joy Jung.

Uma fotografia que resume a essência do evento gastronómico "Tributo a Cláudia":

a homenagem ao sonho e às tradições familiares.

(créditos: Vila Joya)

Tributo a Cláudia, Dieter Koschina, Vila Joya, 2015

Tributo a Cláudia, Dieter Koschina, Vila Joya, 2015
Tributo a Cláudia, Dieter Koschina, Vila Joya, 2015

sobremesas Vila Joya

Sobremesa assinada pelo Chef Dieter Koschina.

Fotografias: Créditos Vila Joya.

Sobre o Blog

Sobre Mim

Um blog sobre a essência do bom viver. O Avenida Chique é um blog português sobre viagens, turismo e gastronomia para quem desfruta com os grandes prazeres da vida: restaurantes de eleição, hotéis e spas, os melhores vinhos e cocktails, viagens cá dentro e lá fora, artes e cultura. 

Seja muito bem vindo/a ao 

Avenida Chique!

  • Facebook Clean Grey
  • Instagram Clean Gris
  • Google+ Clean Gris
  • Twitter limpio gris

Advertisement / Publicidade

Posts Relacionados

bottom of page