Herdade dos Grous. Planícies ondulantes até à eternidade. Enoturismo no Alentejo.
Venha comigo fazer uma escapadela ao interior do Alentejo, mais concretamente à Herdade dos Grous. Fui à procura do tempo, da calma e da paz, de entardeceres na planície alentejana, searas ondulantes, paisagens extraordinárias, gentes autênticas, vinhos inspiradores. Encontrei tudo, menos calma e tempo. Porque me embrenhei na descoberta das experiências e atividades que a Herdade dos Grous tem à disposição nas lagoas, nas planícies, nas vinhas e nos prados. Desde passeios a cavalo, pic-nics na planície alentejana, Birdwatching numa casa de árvore, provas de vinhos, participar na vindima e experiências gastronómicas, foi um não parar de agradáveis surpresas.
Ao chegar, surpreende-me a frescura da manhã de Verão. Estão 25 graus e são as 11:00 da manhã, em pleno mês Agosto. Esperava mais calor. A suave brisa de toque primaveril é um boa surpresa para quem acaba de cruzar o Alentejo.
Depois de um check-in solícito e rápido no edifício principal da Herdade dos Grous, sento-me para um café fumegante e uma água fresca à sombra do terraço do restaurante, com vista para as terras imensas. A antiga casa portuguesa está rodeada de um terraço de tijoleira vermelha, a fachada caiada de branco e uma faixa azul emoldura as bainhas, os recantos das portas e janelas. O telheiro em caniço e madeira oferece uma sombra apaziguadora que resguarda do sol alentejano, que brilha mais de três mil horas por ano.
Cheira a terra, a campos cultivados e a uva doce. Há poucos dias que começaram as vindimas e o perfume guloso do mosto já anda pelo ar. Sentada, da minha cadeira de madeira, com almofada de quadrados vivos, diviso o horizonte alentejano, uma aquarela de verdes e amarelos. As searas, outrora verdes, estão agora secas e espalham laivos de caramelo tostado sobre a paisagem. Uma planície de palha aparada emoldura a minha lateral direita, no centro a profusão verde dos cultivos, dos prados e das vinhas carregadinhas de cachos, ao centro, as árvores de grande porte, ao longe os espelhos de água. Em todo o lado, o voo e o concerto polifónico das aves. Que felicidade.
Nas jardineiras que emolduram o terraço do restaurante, encontro um pot-pourri de aromas a lavanda, rosmaninho e urzes. Por aqui, passeia livre uma cadela labrador, de pelo claro como as searas, de nome Aladina, a embaixadora canina da Herdade dos Grous. Vem, contente e de cauda a abanar, dar-me uma lambidela na mão.
A Herdade dos Grous ocupa uma extensão de 730 hectares de planície alentejana, a 10 minutos de Beja, em Albernôa. Para quem tem avião próprio, pode aterrar no recente aeroporto de Beja. Quem viajar em companhias aéreas comerciais, pode escolher entre o aeroporto de Faro ou de Lisboa. Albernôa está a uma equidistância de uma hora e meia de autoestrada das duas cidades.
A oferta hoteleira dispõe de vinte e quatro quartos, todos eles espaçosos, decorados em estilo cottage, com casas-de-banho em azulejo português e tetos recobertos a caniço ou madeira. Alguns quartos são em formato de suite, com sala de estar e lareira, e estão quase sempre ocupados. É difícil reservar um quarto com pouco tempo de antecipação, no entanto, vale a pena tentar. Da primeira vez que visitei a Herdade dos Grous, fiquei por acaso. Eu e o meu marido andávamos de passeio com a Harley Davidson pelo Alentejo. Acabámos por nos apaixonar pelo sítio e ficámos dois dias no paraíso. Se não conseguir reservas na Primavera e Verão, procure fazer uma visita de Novembro a Marzo, quando há menos movimento. Aliás, o Inverno no Alentejo é uma estação cheia de charme, com noites passadas à lareira e dias cheios de atividades entre montes verdes e em flor.
Para quem procura paz e descanso este é o sítio ideal. No entanto, a oferta de atividades é tão grande que o problema é precisamente encontrar tempo para poder fazê-las todas. Existem provas de vinhos, de ervas aromáticas e de compotas regionais. Para quem gostar de cozinhar, sempre se pode inscrever nas atividades de confecção de pão alentejano. Dizem que amassar pão é uma terapia extraordinária, especialmente para os mais stressados, com a excelente recompensa de, no final, poder comer o pão quentinho com manteiga ou azeite.
Existem também workshops de confecção e pintura de Azulejo Português, passeios a cavalo pelas planícies douradas ou aulas de iniciação em picadeiro para os principiantes, organização de caçarias, experiências vínicas variadas desde a visita personalizada à cave da produção vitivinícola da Herdade dos Grous, provas de vinhos ou ainda a construção personalizada de lotes, sobre as quais falarei mais adiante.
Azulejo Português
Uma das atividades disponíveis é o workshop de azulejo português, dirigido pela mestre ceramista Margarida Araújo. Nesta atividade aprende-se desde a formatação do azulejo em barro, até à criação de uma pintura personalizada. No dia seguinte, depois de cozidos em forno tradicional, os azulejos são entregues aos clientes, que ficam com um bela recordação da sua estância.
Ponto de encontro para grandes caçarias
Em determinadas épocas do ano, a Herdade dos Grous é também ponto de encontro para os adeptos da caça e para as suas famílias. Nas propriedades vizinhas à Herdade é possível realizar caça à lebre, à perdiz, ao veado e ao javali, por isso, são vários os clientes que procuram estas paragens para disfrutar de uma verdadeira experiência de caçaria alentejana. À noite, as peças depois de verificadas pelos veterinários, podem ser degustadas no restaurante da Herdade.
Durante a época cinegética o restaurante da Herdade dos Grous também apresenta um menu com delícias de caçaria, como a “perdiz de escabeche”, “terrinas de caça com frutos silvestres, flamejados com aguardente velha” ou “lombinhos de javali estufado”.
A lista de experiências organizadas na Herdade dos Grous não termina aqui. Não faltam atividades no campo, na lagoa, no ar e na terra. É possível fazer passeios em balão de ar quente, participar de uma workshop de queijos em Serpa, que vai desde a ordenha da cabra ou da ovelha, até à confecção do nosso queijo. Difícil, é mesmo aborrecer-se.
Experiências Vínicas
Na Herdade dos Grous fazem-se boas provas de vinhos, afinal, a qualidade da coleção vínica da Herdade é reconhecida internacionalmente. A produção de vinhos tintos e brancos iniciou-se em 2006 e desde então, os vários Reservas e blends especiais, como o 23 Barricas tinto ou o Moon Harvested, têm vindo a acumular vários prémios de enologia e gastronomia em Portugal e no Estrangeiro. As provas e visita guiada podem ir desde um pacote básico de dois vinhos, 5 euros por pessoa, até uma prova completa de cinco vinhos e tapas regionais alentejanas, de 25 euros por pessoa. Para quem quiser testar os sentidos, pode ainda experimentar uma prova às cegas, com copos em cristal negro que não permitem identificar o vinho visualmente, estimulando assim a nossa percepção olfativa e o paladar.
Construção de um Lote de Vinho Personalizado
Para além das provas de vinhos, também se pode elaborar o nosso próprio lote de vinho, isto é, compor a melhor mistura de castas segundo o nosso gosto e criar uma garrafa com rótulo personalizado.
Jaime Salsa, o escansão da Herdade dos Grous, é quem prepara e dirige estas atividades vínicas. As provas de vinhos realizam-se diariamente, porém, a construção de lotes de vinhos, nem sempre está disponível, pois exige um numero mínimo de participantes. Aconselho pois, inquirir ou reservar com antecedência.
A construção de um lote de vinho envolve a prova de vários vinhos monocasta produzidos na Herdade de variedade tinta Sirah, Cabernet-Sauvignon, Merlot, Touriga-Nacional, Alicante . Os clientes, acompanhados pela sabedoria do escansão, devem encontrar a mistura certa, o equilíbrio dos taninos, a acidez e os aromas. Depois, são convidados a realizar o seu próprio rótulo. O resultado é uma garrafa personalizada e com um vinho único. Para os amantes de Bacchus, existirá melhor passatempo?
Um paraíso para a pequenada
Para os mais pequenos, este é um destino sem comparação. Imagine poder oferecer ao seu filho as memórias de um Verão interminável, onde é possível passear de bicicleta de manhã até à noite, empreender excursões pelo campo, correr atrás das borboletas ou pescar carpas no lago. Enquanto os pais desfrutam, por exemplo, de uma prova de vinhos e da consecutiva (e necessária) sesta, ao filhotes podem divertir-se com a experiência da quintinha pedagógica e biológica da Herdade dos Grous.
Uma pessoa treinada leva os mais pequenos a conhecer a quinta pedagógica, onde se produzem as ervas aromáticas, tomates e melões. Dão de comer às galinhas e às avestruzes, às cabras-anãs e às ovelhas, visitam as cavalariças e os picadeiros, onde remansam livres, cavalos e póneis. As crianças de todas as idades ficam maravilhadas com os porcos pretos e os seus leitõezinhos patudos e de rabinho enrolado em espiral.
Tributo à ruralidade
Os vinte e quatro quartos da herdade estão distribuídos por três agrupações de casinhas caiadas, que lembram as tradicionais aldeias alentejanas: a Casa da Herdade, a Casa do Lago e o Monte dos Grous. Em todo o lado encontramos um tributo à ruralidade. A decoração de espaços comuns alberga uma coleção de instrumentos e alfaias agrícolas que pertencem à memória rural do passado. Picadeiras, marós, mós, tararas ou debulhadoras são testemunhos de que a atividade agrícola na Herdade dos Grous tem sido uma constante ao longo dos últimos dois séculos.
Existem duas piscinas junto à lagoa, uma na zona do Monte dos Grous, a piscina-infinito e uma mais pequena, junto à Casa do Lago. Dos meus passeios diários, ao amanhecer ou ao entardecer, descobri uma bela ponte de madeira que cruza a lagoa principal e ponto de observação de centenas de aves. Encontrei um recanto de mesa e bancos em pedra, a reciclagem de uma antiga mó junto ao lago onde é possível fazer um bom pic-nic. Deparei-me com várias espreguiçadeiras e baloiços pendurados nas árvores que convidam à sesta ou à leitura de um bom livro. Na lagoa principal, que ocupa quase 90 hectares, descobri barquinhos, paddle-boards e uma zona para pescar carpas e achigãs. Descobri ainda uma bela casinha de sauna em madeira junto ao lago, de charme nórdico. A aventura de descobrir a Herdade dos Grous devolve surpresas e encantamentos a cada passo.
Grande parte destas atividades e ofertas de lazer estão à disposição na newsletter impressa que nos espera no quarto, e também são divulgadas na página web e nas redes sociais corporativas da Herdade dos Grous. Em Flickr, podemos encontrar uma página dedicada especialmente à ornitologia e às atividades de Birdwatching. Já no Facebook divulgam-se as semanas gastronómicas, eventos e atividades sazonais. Recomendo a consulta destes programas antes da sua visita à Herdade, e sempre, que o seu coração bater de saudades alentejanas.
Se chamar “turismo rural” à Herdade dos Grous estou a incorrer numa imprecisão. Isto porque a maioria dos alojamentos de turismo rural no Alentejo incluem apenas “bed & breakfast” ou seja cama e pequeno-almoço. Aqui, existe uma imensidão de atividade por onde escolher. Na Herdade é possível, literalmente, estacionar o carro à chegada e não voltar, sequer a pensar nele, até ao momento da partida. E que difícil se torna partir. Devo confessar, que desta vez, foi-me muito difícil abandonar a Herdade. Tive que me conter para não olhar para trás, enquanto o meu carro passava pelos portões e o horizonte da Herdade desaparecia o fundo da estrada.
Gostou do Post?
Também lhe poderão interessar as seguintes reportagens dedicadas à Herdade dos Grous:
Para mais informação:
Herdade dos Grous
Página Web: http://www.herdade-dos-grous.com
E-mail: info@herdade-dos-grous.com
Tel: + 351 284 960 000