The Shack na Quinta do Lago. Estamos na Flórida ou no Algarve?
Depois de passar por uma alameda de casas milionárias e jardins verdejantes, estaciono o carro junto ao lago. De repente, é como se tivesse cruzado o Atlântico e estivesse numa praia exótica no sul da Flórida, talvez em Key West. Mas não, estou ainda no Algarve, mais precisamente no coração da Quinta do Lago. Viemos almoçar ao The Shack, uma cabana de madeira com gastronomia informal e deliciosa. Venha daí provar as especialidades da casa...
Embora tenha aberto no ano passado, é este Verão que o The Shack na Quinta do Lago está a conhecer um sucesso sem precedentes. Da antiga casa de pescadores da Ria Formosa, nasceu uma cabana em madeira que serve gastronomia informal, desde fingerfood, a saladas criativas, hambúrgueres de qualidade e pequenos snacks. O cenário natural com alguns toques paisagísticos adiciona um valor acrescentado, exigindo uma visita obrigatória para quem veraneia pela zona.
Eu não sou grande fã de comida de tipo fast-food, no entanto, fiquei surpreendida com a qualidade da matéria prima e das originais combinações de sabores. Aproveitei que tenho a casa cheia de adolescentes e levei-os por lá a almoçar. Foi um êxito absoluto. Para além da comida - que adoraram- , ainda se divertiram na mesa de bilhar (sim, sim, deixaram os telemóveis por alguns segundos).
O restaurante está pensado para o bom tempo e não tem zona interior. Todo ele é um grande terraço com vista para o lago e para pequena baía de areia branca. As mesas corridas de madeira têm bancos com almofadas coloridas ou cadeiras tipo diretor de cinema em azul cobalto. O bar e as casas de banho estão perfeitamente realizadas em madeira, com motivos marinheiros.
Provámos um guacamole com nachos de milho, servido num pilão tradicional. A pasta de abacate vinha corretamente confecionada, ainda com alguns bocados de abacate para uma textura variada, toque cítrico e pedacinhos de tomate, cebolas e coentros. Vê-se portanto que embora seja comida rápida, está feita com cuidado gastronómico.
Depois vieram os “sliders" um trio de hambúrgueres de carne tenra de novilho, ainda rosados no interior, servidos com queijo derretido, tomate fresco e pãozinho de sésamo. Com os hambúrgueres vieram batatas fritas, cortadinhas em formato de ondas do mar e com o ponto certo de sal e pimenta.
Eu pedi uma salada tailandesa com fatias finas de bife grelhado, uma sinfonia de verdes, molho de gengibre, soja, sésamo e chili, rebentos de soja, cebola frita, pepino e tomates. Uma delícia. Degustámos ainda os “steamed pork buns”, uma espécie de bolinhos coreanos recheados com fatias de barriga de leitão, pepinos em pickle, cebolinho e molho de hoisin, com salada de couve. Estavam bons, mas esta iguaria ainda pode melhorar, especialmente a consistência da barriga de leitão que deve ser crocante e a massa dos bolinhos continha, na minha opinião, demasiado açúcar.
Para além da oferta gastronómica, o The Shack tem ainda à disposição vários cocktails do dia, música ao vivo todas as quintas-feiras ao fim da tardinha e eventos durante o ano. Para quem tem filhos pequenos o lugar é mais que um paraíso. No lago existem uma série de atrações aquáticas, desde barquitos a remo ou a pedais, escorregas, os hobbycats - uma espécie de pequeno barco à vela e espreguiçadeiras e camas balinesas com serviço de praia, disponíveis para aluguer.
Recomendo a visita, especialmente para os amantes da fast-food de qualidade e para quem procura um lugar diferente onde almoçar e passar um dia diferente. A experiência de praia está garantida, pois para além da praia artificial junto ao lago, pode aceder pelos trilhos da Ria Formosa à praia do Ancão ou pelo outro lado, à Praia do Gigi. Lembre-se que durante o mês de Agosto o The Shack estará quase sempre cheio, mas durante os outros meses é possível almoçar ou petiscar de forma relaxada.
Para mais informação:
The Shack
Telefone: (+351) 289 381 225
Quinta do Lago “at the Lake”
8135-024 Almancil
E-mail: theshack@quintadolago.com