Praia Dourada, o beach bar que veio tropicalizar Armação de Pêra.
Pacífico e frente ao mar. Fui conhecer o Praia Dourada Beach Bar. Camas balinesas, “mojitos” servidos à sombra de um telhado em palhota que faz lembrar o Caribe e uma oferta gastronómica informal, mas de qualidade, são algumas das razões pelas quais devemos incluir este bar de praia com toques de sofisticação na nossa agenda estival.
O restaurante em madeira branca rodeado de palmeiras e bananeiras, abriu há um ano e veio inundar de ritmos tropicais as tradicionais barraquinhas dos pescadores de Armação de Pêra. No seu areal oferece camas balinesas, com colchões brandos e tetos esvoaçantes onde se pode desfrutar de uma sesta relaxada, ao mesmo tempo que se admira o vai e vem dos barcos dos pescadores e do tradicional desfiar das redes.
O restaurante beach-bar oferece uma tropicalidade inesperada. O telhado em palhota, as madeiras e as palmeiras que rodeiam o areal e o azul atlântico envolvem-nos numa sensação caribenha. Lá dentro, o salero informal dança na decoração da sala, nos candeeiros e cadeiras em cores cítricas. Para além do bom peixe algarvio grelhado, da cozinha do Chef Tiago Carlos e da sua equipa, saem especialidades como o “hambúrguer de salmão fresco com ervas aromáticas, alho, lima, cebolinho e wasabi e algas akami” e um “Fish and Chips” com filete de abrótea panado e servido com molho tártaro.
Mas as bondades do Praia Dourada não terminam na cozinha. Existe uma carta dedicada aos amantes do Gin & Tonic. Desde os clássicos Beefeater, Bombay ou Bulldog servidos com água tónica Schweppes ou Fever Tree, passando por gins mais elaborados com criações do barista José Gonçalves, dos quais destaco o Gvine com uvas, um Martin Miller com pimenta rosa e zest de Lima, um Monkey 47 com laranja e vagem de baunilha, um Tanqueray 10 com maçã Granny Smith e zimbro ou um Hayman’s Old Tom com gengibre e malagueta.
Há dias de praia em que apetece pôr o chinelo no dedo e esquecer as formalidades. Para muitas pessoas, as férias são precisamente isso, para descontrair. Talvez o que mais gostei aqui no Praia Dourada Beach Bar, foi depois de aproveitar o belo cenário tropical para almoçar frente ao mar, é poder alugar uma cama balinesa. E porque gastámos mais de 50 euros no almoço e nas bebidas, a cama está incluída no serviço. Para quem procura uma sugestão onde passar um memorável dia de praia, desfrutar de uma confortável cama balinesa e de um gin tonic a olhar o mar, aqui fica esta belíssima proposta. Carta com preços acessíveis.
Para mais informação:
Praia Dourada Restaurante Beach Bar
Endereço: Rua da Praia, 8365-114 Armação de Pêra
Telemóvel: (+351) 282 310 230
Email Reservas: fb@vilavitaparc.com
Hugo Ribeiro prepara um Gin & Tonic com Monkey 47 e Fever Tree.
As camas balinesas do Praia Dourada Beach Bar Restaurant.