top of page

Arte Náutica. Dona Ofélia e o Perfume do Caril.

  • Susana Wichels
  • Jul 30, 2015
  • 4 min read

Existe na ponta este da Praia de Armação de Pêra, um restaurante em madeira junto ao mar. Por ali, perfuma-se a brisa marinha, há já mais de treze anos, com um aromático e lendário “caril de camarão”. Não sei se será o aveludado do leite de coco, a textura do molho engrossado com cebola picadinha e outros legumes, a firmeza rosa dos camarões, o vibrante frescor dos coentros ou a mistura de especiarias perfumadas, que emprestam uma personalidade única a esta iguaria. Certamente, mais do que qualquer ingrediente, o segredo está na mão treinada de Dona Ofélia, a Chef, que adiciona emoção e uma pitada de tradição das suas raízes goesas e moçambicanas à preparação do caril. Fui conhecer a mulher por detrás do feitiço gastronómico do lendário “caril de camarão” do Arte Náutica Restaurante. Venha comigo.

Pensamos que vamos entrar num simples restaurante de praia. O edifício é igual a tantos outros, revestido a madeira, com uma passadeira em tabuinhas que circunda o areal. Porém, a decoração interior que mistura elementos típicos do mar do norte e o requinte do terraço envidraçado, revelam-nos que estamos num restaurante de praia com glamour. Aqui não há cadeiras de plástico ou toalhinhas de papel. Estamos numa pseudo-cabana com copos de cristal, pratos em porcelana, guardanapos engomados, mãos e olhos treinados pelas cinco estrelas do luxo do Vila Vita Parc.

Arte Náutica Beac Restaurant

Frente do restaurante Arte Náutica
mesa arte náutica

No Arte Náutica, como seria óbvio, as especialidades de cozinha atlântica dominam a carta: peixes selvagens, mariscos e guisados com sabores profundos. Para entrada pode escolher entre as “Amêijoas à Bulhão Pato”, um “Lingueirão à Provençal”, os “Carabineiros ou os Camarões-tigre grelhados” entre outras iguarias. Já para os pratos principais aguardam-nos os peixes fresquíssimos pescados à linha, e especialidades como o “Arroz de tamboril”, a “Cataplana”, a “Massa de Peixe”, a “Açorda” e o mítico “Caril de Camarão”. O departamento de vinhos está bem recheado, considerando que estamos num restaurante de praia. Para além de boas referências de norte a sul de Portugal, encontramos uma variedade de vinhos das herdades do grupo Vila Vita: desde as terras alentejanas da Herdade dos Grous, até aos refrescantes Riesling alemães de Am Nil.

As mesas de madeira enceradas estão decoradas com rosmaninho fresco, potes com piri-piri, flor de sal e pimenta, azeites aromatizados e vinagres. A cénica apresentação das singelas entradas algarvias, como a pasta de atum, as cenouras ensalsadas, as fiéis azeitonas e a tábua de pães alentejanos, parece um quadro francês. Coisas simples, sabores autênticos, ramalhetes de cores e sensações para os olhos, as narinas e para as papilas gustativas. Pedimos uns “camarões-tigre grelhados”, uma posta de cherne fresquíssimo e naturalmente, o meu favorito, o caril de camarão.

Basta provar uma colher deste molho de caril para viajar imediatamente às terras de Goa e aos seus mercados buliçosos, repletos de cor, especiarias e saris esvoaçantes. Dona Ofélia possui o talento de condensar no seu molho os espíritos dos legumes e dos camarões avivados pelos pós das especiarias. Um caril que nos apaixona até à loucura dos sentidos.

caril de camarão Arte Náutica

Com a alma e o estômago satisfeitos, sento-me no terraço, os pensamentos a espraiarem-se no horizonte atlântico, a brisa marinha a refrescar-me o rosto. Dona Ofélia da Silva vem sentar-se ao pé de mim. As mãos calejadas e a pele dos braços com queimaduras revelam os longos anos atrás do fogão. Um sorriso franco convida à conversa. Quando terá despertado a sua paixão pela cozinha? “Vem desde menina”, responde. “Com a minha mãe aprendi as receitas moçambicanas e com os meus avós os pratos goeses.”

O primeiro contato profissional com a cozinha, foi durante um estágio no Grande Hotel de Lourenço Marques, em Moçambique. Estávamos no ano de 1977 e os desígnios políticos e sociais de então, levaram Ofélia e a sua família a migrar para Portugal. Com apenas 18 anos, Ofélia encontra-se numa realidade completamente diferente. O poiso escolhido pela família é Portalegre e aí tem que reinventar-se. Anos depois, abre com esforço, o Dona Ofélia, um restaurante de peixe em Quarteira. O projeto durou três anos, mas acabou por não vingar. Ofélia não desanima, levanta-se e vai cozinhar para um restaurante de praia, relativamente desconhecido na época: O Gigi. Por ali esteve, durante 16 anos, ao timão da cozinha daquele que se transformou num dos mais famosos restaurantes do Algarve, ponto de encontro para empresários e políticos veraneantes, futebolistas e celebridades internacionais. Os reconfortantes guisados de peixe e os camarões grelhados moçambicanos de Dona Ofélia fazem furor. Depois veio o convite do grupo Vila Vita Parc. Hoje, a Chef Dona Ofélia soma treze anos ao comando da cozinha do Arte Náutica.

Do seu receituário, Dona Ofélia destaca o peixe ao sal com crosta interior de ervas, os camarões-tigre moçambicanos e o caril de camarão. Leva-me pela mão à cozinha e mostra-me a receita do caril “é só para fazeres em casa, o resto é segredo”, segreda-me com um piscar de olhos. Para a câmara prepara uns camarões-tigre grelhados. Faz-lhes um corte longitudinal perfeito. Separa o coral da tripita e das impurezas. Rega-os com bom azeite e sal grosso. Põe os camarões na grelha quente, com a parte da casca para baixo. Depois, dá-lhes a volta por breves instantes. Finaliza-os com um molho de manteiga aromatizado com alho picadinho, sumo de limão, piri-piri e amor q.b.. Simples. Autêntico. Delicioso.

O restaurante Arte Náutica está aberto há mais de 15 anos em Armação de Pêra e ocupa, por mérito próprio, uma posição firme no Top dos Melhores Restaurantes de Praia no Algarve. Uma visita ineludível, para almoço ou para jantar. De Verão ou de Inverno.

Mais Informação:

Arte Náutica Beach Restaurant

Telefone: (+351) 282 314 875

Endereço: Rua da Praia, (ao fundo)

8365-114 Armação de Pêra

Restaurante Arte Náutica Armação de Pêra
Restaurante Arte Náutica Armação de Pêra

 
 
 

Sobre o Blog

Sobre Mim

Um blog sobre a essência do bom viver. O Avenida Chique é um blog português sobre viagens, turismo e gastronomia para quem desfruta com os grandes prazeres da vida: restaurantes de eleição, hotéis e spas, os melhores vinhos e cocktails, viagens cá dentro e lá fora, artes e cultura. 

Seja muito bem vindo/a ao 

Avenida Chique!

  • Facebook Clean Grey
  • Instagram Clean Gris
  • Google+ Clean Gris
  • Twitter limpio gris

Advertisement / Publicidade

Posts Relacionados

bottom of page