top of page

Hypoxi. Adeus Gordura, até depois...

35 graus. Lá está ela a sair das ondas do mar, com uma figura curvilínea e pose de deusa lusitana a emergir do Atlântico. Como em câmara lenta, vai galgando a espuma marítima com a graça de uma gazela e os suspiros dos transeuntes silenciam o rebentar das ondas... Mas, pára o filme! Como é que ela conseguiu essa silhueta esbelta? Eu tenho uma barriguinha teimosa que gosta tanto de mim, que por mais exercícios e dietas que faça, não me quer abandonar. Por isso, fui conhecer o Hypoxi, um método de emagrecimento austríaco, que promete reduzir volume e centímetros nas zonas mais rebeldes: coxas, abdómen e cintura. A tecnologia alterna massagem de pressão alta e baixa e exercício moderado, ativando o tecido e as áreas do corpo onde a gordura teimosa está localizada. Um método não invasivo de tecnologia espacial disponível no único estúdio de Hypoxi em Portugal, situado no resort de luxo, Vila Vita Parc, Algarve. Talvez este ano já não irei a tempo de ser a deusa lusitana da praia, mas pelo menos sinto-me muito melhor com o meu corpo. Leia por aqui todos os pormenores...

Hypoxi Portugal, máquina Dermology HDC, Vila Vita Parc

Verão é sinónimo de praia, piscina, biquínis... Usar roupa curta ou fatos de banho podem ser, para muitos, motivos de alegria, já para outros, são motivos de grande frustração. Expor o nosso corpo, com os nossos estimados pneuzinhos Michelin e a nossa real celulite ao escrutínio de estranhos pode ser difícil. Advogo, no entanto, que o nosso corpo é o nosso templo e por isso devemos amar-nos como somos: baixos, altos, gordos ou magros. A pressão da sociedade consumista e os seus moldes estereotipados de beleza levam-nos, muitas vezes, a desejar ter um corpo mais magro e esbelto. Outras vezes, é uma escolha de saúde, pois os quilos a mais são bastante prejudiciais a vários órgãos internos, exercem uma pressão adicional nas articulações e roubam-nos muita energia. Assim, tendo deixado claro que sou apologista de um corpo saudável, independentemente dos moldes de beleza da sociedade consumista, quero partilhar uma nova experiência de emagrecimento, não invasivo, o método Hypoxi.

Hypoxi Portugal, máquina de emagrecimento estúdio no Vila Vita Parc Algarve

Há mais de uma década que trabalho com spas, hotéis e turismo de saúde e beleza, por isso, estava um bocado céptica em relação a este método de adelgaçamento, o Hypoxi. Trata-se de uma solução de emagrecimento através de uma tecnologia de vácuo e compressão, com tecnologia de desenho futurista. O método Hypoxi combina tecnologia com exercício, e promete reduzir centímetros na parte inferior do nosso corpo. Só por si, a ideia de perder centímetro de forma localizada já é genial. Quantas vezes fazemos dieta e perdemos volume em todo o lado, exceto nas zonas que nos interessam? Segundo Margarida Pereira, técnica do Hypoxi, é mais difícil perder peso na parte inferior do corpo, pois é onde chega menor circulação de sangue: “quem faz dieta começa logo por perder volume no rosto e no peito. As máquinas da Hypoxi estimulam a circulação do sangue precisamente nas zonas mais difíceis: cintura, barriga, glúteos e pernas.”

Hypoxi Portugal, máquina de emagrecimento estúdio no Vila Vita Parc Algarve

O espaço Hypoxi no Vila Vita Parc lembra uma sala de preparação de astronautas. Um ginásio minimalista com apenas quatro máquinas sobre um lustroso soalho em madeira e com janelas grandes com vista para o topo das árvores. Primeiro, a técnica pesou-me e mediu-me. Fez-me várias perguntas de diagnóstico e no fim ditou as regras do jogo. No dia da sessão não se pode: fazer exercício (ok, com esta regra consigo viver), e ingerir hidratos de carbono, ou seja, pão, massas, arroz, açúcares... (bom, isto já é mais difícil, mas também não é impossível).

O método materializa-se em quatro máquinas: uma cama de massagem a Dermology HDC; uma bicicleta de exercício em versão horizontal ou vertical, o Trainer L250 e o S120; e ainda uma passadeira de caminhada ou corrida, o Vacunaut. Experimentei todas, como uma valente!

Hypoxi Portugal, máquina de emagrecimento estúdio no Vila Vita Parc Algarve

A primeira boa notícia, é que não dói. Essa era, confesso, a minha principal preocupação. Sou uma medricas e tenho temor a todo o tipo de máquinas elétricas, lasers, agulhas e tratamentos invasivos. No princípio é tudo muito bonitinho, todos prometem que não dói, mas quando lá estou dentro, eu é que sei. Neste caso, a técnica do Hypoxi também me disse que não ia doer e só quando eu estava enfiada dentro do fato é que avisou “talvez fique com umas marcas nas pernas”. Alto! E pára o baile! Aí, comecei a desconfiar que afinal o experimento não ia ser pera-doce, mas felizmente, estava completamente enganada. Não doeu nadinha, ao contrário, no tratamento de massagem da primeira máquina quase que adormeci...

Hypoxi Portugal, máquina de emagrecimento estúdio no Vila Vita Parc Algarve

Quatro máquinas de Tecnologia Espacial

A tecnologia Hypoxi existe há mais de trinta anos e foi desenvolvida na Áustria pelo cientista desportivo Dr. Norbert Egger, da Universidade de Salzburgo. Os estúdios Hypoxi estão espalhados pelo mundo, da Austrália à China, mas concentram-se essencialmente em cidades da Europa Central e da Europa do Norte. Em Portugal, o único espaço Hypoxi fica no Vila Vita Parc, no Algarve, aberto para os hóspedes do resort de luxo e para clientes externos. Existem dois métodos, o Hypoxi Dermology para melhorar a celulite e eliminar a retenção de líquidos e o Hypoxi Training para perder volume e peso. Segundo os objetivos da pessoa, utiliza-se uma máquina ou outra, ou uma combinação das duas.

A primeira impressão é que estamos dentro

de um romance de Mary Shelley, e sim,

nós somos o Frankenstein.

Dermology HDC. Esta máquina consiste numa confortável cama onde nos deitamos envergando um fato completo de neopreno. No exterior do fato existem uns orifícios por onde saem uns tubos ligados à máquina Dermology. Durante o tratamento, umas quatrocentas bolhas que estão no interior do fato, exercem uma agradável massagem de compressão e vácuo. A primeira impressão é que estamos dentro de um romance de Mary Shelley, e sim, nós somos o Frankenstein. Mas ao começar a massagem, esquecemo-nos da pompa exterior e começamos a apreciar os movimentos ondulantes das bolhas. A sensação é como se estivéssemos a a receber uma massagem drenante no abdómen e pernas feita por dez massagistas ao mesmo tempo. Tãoooooo bom! Tive mesmo que fechar os olhos e relaxar. Segundo Margarida Pereira a Dermology é pensada para pessoas com problemas de retenção de líquidos, flacidez e celulite. Passados vinte minutos, que é o tempo aconselhável para cada sessão, saí do fato completamente relaxada. As bolhas de pressão deixam umas marquinhas redondas e avermelhadas na superfície da pele, que acabam por desaparecer passado uma hora. Infelizmente esta máquina tão agradável não faz perder centímetros, apenas ajuda a eliminar a celulite e a flacidez da pele, por isso, para quem precisa de perder volume deve utilizá-la em conjugação com as máquinas de exercício.

Hypoxi Portugal, máquina Dermology HDC, Vila Vita Parc

Hypoxi Trainer L250 e Hypoxi Trainer S120. São duas bicicletas de exercício, uma onde nos sentamos na vertical e outra na horizontal, mas surtem o mesmo efeito. O objetivo é pedalar durante trinta minutos, a uma velocidade média, de forma a subir pelo menos três graus da nossa temperatura corporal e atingir um determinado nível de batimento cardíaco, que varia de pessoa para pessoa. Como não sou grande desportista, fiquei logo nervosa. Porém, a meia hora passou rápido e não foi preciso grande esforço.... até tive fôlego para ler uma revista e consultar os emails no telemóvel enquanto pedalava na nave espacial.

Antes de me sentar na bicicleta, Margarida colocou-me um monitor cardíaco para vigiar a temperatura corporal e os batimentos do coração. Depois, vestiu-me um anel em neopreno que encaixava na máquina. Indicou-me para começar a pedalar e tentar manter a velocidade acima dos 70 rpm e o batimento cardíaco a 120. Quando a máquina entra no modo vácuo, parece que estou a pedalar na Lua, a gravidade zero. É aí quando é preciso mais força, mas nada de exagerado.

De acordo com Margarida Pereira, os efeitos de perda de volume costumam aparecer logo depois das primeiras sessões, mas para conseguir o resultado ótimo, ou seja, perder até quatro centímetros na cintura, serão necessárias doze sessões. As bicicletas são indicadas para quem tem uma figura tipo pera e quer perder volume nas coxas, glúteos, cintura e barriga. Esta máquina, quer na versão horizontal (S120) ou vertical (L150), é a mais completa do método Hypoxi e também a mais conhecida.

Hypoxi Portugal, máquina de emagrecimento estúdio no Vila Vita Parc Algarve, Trainer L250, Trainer S120

A Vacunaut, passadeira de caminhada ou corrida. Esta máquina é pensada para pessoas com silhueta de tipo maçã, ou seja com pernas magras e tendência de acumulação de gordura na zona abdominal. Antes de subir à passadeira tive que entrar dentro de outro fato de bodyboard, agora um modelo curto e com bolhas de compressão e vácuo apenas na zona da barriga. Basicamente, o objetivo é similar à máquina anterior, meia hora de caminhada rápida ou corrida, enquanto as bolhas fazem derreter as gordurinhas acumuladas. O que mais me impressionou é que eu costumo fazer esta rotina de passadeira num ginásio normal e perco cerca de 200 calorias. Aqui, com a ajuda da máquina Vacunaut, perdi mais do dobro, cerca de 520 calorias. Números impressionantes, considerando que este exercício não exige um esforço descomunal.

Vacunaut Hypoxi Portugal, máquina de emagrecimento estúdio no Vila Vita Parc Algarve

Esta foi a minha primeira sessão. Mais se seguirão, por isso, agora é esperar para ver os resultados. Naturalmente que não existem métodos mágicos, tenho que seguir uma dieta sem hidratos de carbono e rica em proteína, beber pelo menos dois litros de água por dia e não exagerar com as porções alimentares. Margarida aconselhou-me a não ingerir nenhum alimento rico em hidratos de carbono nas 10 horas seguintes à sessão e mudar a minha alimentação para uma dieta rica em proteínas e vegetais. Durante os treinos de Hypoxi o corpo consome ácidos gordos, por isso a técnica também aconselhou restringir os alimentos gordos depois dos exercícios. É permitido ingerir uma porção pequenina de hidratos de carbono ao pequeno-almoço, apenas no dia do treino, já que o processo de perda de gordura precisa destes nutrientes.

Estou mortinha por dizer adeus às minhas gordurinhas e cantar-lhes aquela linda canção do Fernando Tordo... “Adeus Tristeza, até depois...”*

Mas... será que consigo resistir a esses malvados hidratos de carbono???

E quanto custa? Os preços variam segundo os diferentes pacotes de sessões. Mas para que tenha uma ideia, um programa de doze sessões durante um mês na máquina de massagem Dermology custa aproximadamente 260 Euros e na bicicleta de treino, 410 euros.

Para quem quiser passar uma semana de detox no Vila Vita Parc, existem pacotes especiais com sessões de treino Hypoxi, dia sim, dia não. Para que tenha uma ideia, o preço das sessões individuais são: Dermology 29 Euros e Training 45 Euros. E não se preocupe com a dieta! Bem sei que é difícil ir de férias e resistir às tentações dos faustosos pequenos-almoços e das tentações gourmet ao jantar. Neste caso, os restaurantes do Vila Vita Parc, vão ajudá-la a construir um regime alimentar saudável, evitando os hidratos de carbono e concentrando-se em proteínas e legumes.

Método Hypoxi: É indicado para quem?

Para pessoas que estão em guerra com esses últimos 10-5 quilinhos acumulados nas zonas rebeldes. Uma vez que este método tem uma aproximação holística ao estilo de vida saudável, combina exercício moderado com a tecnologia de compressão e vácuo e um plano de alimentação equilibrado, é indicado para todas as idades. É pensado especialmente para quem:

  • quer perder volume em zonas de gordura localizada na parte inferior do corpo, cintura, abdómen, glúteos, coxas, ancas...

  • quer reduzir significativamente a celulite e melhorar a circulação sanguínea;

  • deseja combater as retenções de líquidos, as toxinas e as pernas inchadas.

Onde?

O único estúdio de Hypoxi em Portugal está situado no coração do resort de luxo, Vila Vita Parc, em Porches no Algarve. Haverá melhor sítio onde renovar o nosso corpo e começarmos a sentir-nos melhor?

Para mais Informação:

Estúdio Hypoxi no Spa Vital do Vila Vita Parc

Vila Vita Parc

Tel. (+351) 282 320 351/2

* (do excerto:)

Adeus tristeza, até depois

Chamo-te triste por sentir que entre os dois

Não há mais nada pra fazer ou conversar

Chegou a hora de acabar

(Fernando Tordo, 1983 “Adeus Tristeza”)

Sobre o Blog

Sobre Mim

Um blog sobre a essência do bom viver. O Avenida Chique é um blog português sobre viagens, turismo e gastronomia para quem desfruta com os grandes prazeres da vida: restaurantes de eleição, hotéis e spas, os melhores vinhos e cocktails, viagens cá dentro e lá fora, artes e cultura. 

Seja muito bem vindo/a ao 

Avenida Chique!

  • Facebook Clean Grey
  • Instagram Clean Gris
  • Google+ Clean Gris
  • Twitter limpio gris

Advertisement / Publicidade

Posts Relacionados

bottom of page