top of page

Yakuza, o melhor japonês do Algarve voltou ao Pine Cliffs

Considerado por muitos o melhor japonês do Algarve, o Yakuza by Olivier voltou a abrir portas no Pine Cliffs Resort, em Albufeira. Trata-se de um pop-up restaurant de verão, um conceito que envolve deslocar temporariamente um restaurante famoso, com o melhor da sua carta e parte do seu staff para um determinado local por poucas semanas. Os restaurantes pop-up foram inventados nos princípios dos 2000 em Inglaterra e rapidamente se estenderam a todo o mundo. Neste caso, trata-se da versão algarvia do reconhecido restaurante japonês Yakuza na Avenida da Liberdade em Lisboa do Chef Olivier. Há já alguns anos que este espaço de gastronomia nipónica-fusão vem veranear para o Pine Cliffs Resort Sheraton Algarve Hotel, para deleite dos algarvios e dos lisboetas fiéis que passam as férias pelos Reinos dos Algarves. O Yakuza abriu há pouco mais de uma semana e já tem uma longa lista de espera para conseguir mesas.

Yakuza é sinónimo de organização mafiosa

composta por personagens

rebeldes e profusamente tatuadas

Com as saudades acumuladas desde o passado verão [ler post], voltei esta semana ao Yakuza. A decoração do espaço não se alterou, mantendo os traços distintivos do Pine Cliffs: os troncos robustos dos pinheiros mansos irrompem no pátio interior, aromatizando com as suas falhas as quentes noites do verão algarvio. Um jardim Zen, duas áreas interiores com mesas de ambiente minimalista e um bar de cocktails com os barman lisboetas. O restaurante está localizado num extremo exterior do resort, por isso oferece uma entrada exclusiva para os hóspedes do hotel através do jardim Zen, e para quem vem de fora, existe um acesso específico com parking privado.

Yaku-quê? Embora já tenha referido no ano anterior, creio interessante recordar o que simboliza a palavra japonesa Yakuza. O significado inicial deriva do jogo de cartas "oicho-kabu", mas hoje em dia o significado cultural de Yakuza é sinónimo de organização mafiosa composta por personagens rebeldes e profusamente tatuadas.

A carta deste ano é também muito similar à do ano anterior e oferece uma boa variedade de pratos clássicos de sushi: sashimi (peixe finamente fatiado), niguiri (bolinhas de arroz cobertas com uma fatia de peixe); hossomaki (enrolados de com alga no exterior) e as criações nipónicas-fusão assinadas pelo Chef brasileiro Agnaldo Ferreira. Destacam-se ainda as especialidades do Chef Olivier, uns perversos “Spaguettis com trufa”, a saborosa “Picanha de Kobe” e o fondue japonês “Sukiaki”, uma iguaria tradicional com um caldo aromático onde se cozinham vegetais, fatias finíssimas de carne, ovo e noodles japoneses. Ao contrário das experiências anteriores, desta vez o serviço foi rápido e atento. As mesas do restaurante estavam praticamente cheias, mas as iguarias japonesas vieram em ritmo regular.

Os amuse bouche da casa, são os mesmos dos ano passado, uma tacinha de "duo de ceviche com salmão e peixe branco" e uns rolinhos de "Hot Yakuza", arroz panado com salmão, queijo creme, abacate, camarão, ovas e molho agridoce.

A nossa entrada foi um carpaccio especial intitulado “New Style Sashimi”, servido prato em forma de barco. No fundo de ébano destacavam-se as fatias finíssimas de atum azul, salmão e peixe-branco ornadas com caviar, azeite de trufa e molho ponzu picante. Um festival para os sentidos, com a trufa e o ponzu a realçar o sabor do peixe.

Depois, deixámo-nos surpreender e pedimos um combinado “Agnaldo Freestyle”, com 16 peças de pura indulgência nipónica. A tábua em lousa negra chegou com uma apresentação espetacular, oferecendo um regalo imediato para os olhos. Dispunham-se, orgulhosos e aos pares, um Gunkan de toro com ovo de codorniz com azeite de trufa e trufa laminada, um Gunkan de atum com vieira, molho de lima, azeite e wasabi, um Gunkan de robali com ceviche e leite de côco, Gunkan de atum com abacate, foie-gras flamejado e cebola confitada, um rolo de pepino com salmão, atum, abacate, ovas de peixe voador, alho frito, maionese japonesa picante e camarão cozido, e ainda umas saborosas fatias de Sashimi de atum, salmão e robalo. Os gunkan, ou gunkanzushi são bolinhas de arroz com peixe enrolado por fora, que em vez de terem o recheio no interior, este é apresentado com pompa e circunstância na parte superior do rolo. A palavra gunkan significa em japonês “navio de guerra” e imagino que associação gastronómica surgiu devido ao recheio que aparece montado na parte superior, como a artilharia de um navio.

A noite acabou cedo, não ficámos para as sessões de DJ, mas certamente repetiremos mais algumas vezes durante as próximas semanas. Sim, porque o Yakuza no Algarve é uma estrela gastronómica fugaz que estará no firmamento só até ao final de Agosto. Por isso, aproveite e... não se esqueça de ligar para marcar mesa! Konnichiwa!

Para Mais Informação:

Yakuza by Olivier

Pine Cliffs Resort Sheraton Algarve Hotel

Tel. (+351) 289 500 100 / 289 500 300

Página web: http://www.pinecliffs.com

E-mail: info@pinecliffs.com

Pinhal do Concelho

Apartado 887 8200-912

Albufeira, Portugal

Sobre o Blog

Sobre Mim

Um blog sobre a essência do bom viver. O Avenida Chique é um blog português sobre viagens, turismo e gastronomia para quem desfruta com os grandes prazeres da vida: restaurantes de eleição, hotéis e spas, os melhores vinhos e cocktails, viagens cá dentro e lá fora, artes e cultura. 

Seja muito bem vindo/a ao 

Avenida Chique!

  • Facebook Clean Grey
  • Instagram Clean Gris
  • Google+ Clean Gris
  • Twitter limpio gris

Advertisement / Publicidade

Posts Relacionados

bottom of page