Green Egg Extravaganza
Recebi um convite para a festa gourmet “Big Green Egg Extravaganza”, que terá lugar este fim de semana no terraço Manzar, um espaço de inspiração marroquina com vistas ao Oceano Atlântico, situado no Vila Vita Parc, em Porches. Trata-se de um cooking-show onde todas as iguarias serão preparadas nos “Green Eggs”, o atual suprassumo dos grelhadores. Tenho imensa curiosidade em descobrir como é que vão ser preparar as entradas, os pratos principais e até as sobremesas num grelhador em forma de ovo...
Os “Green Eggs” são uns aparelhos de churrasco americanos, em cerâmica e aço, que nos últimos anos, vieram revolucionar as festas de barbeque da classe média-alta. Não são baratos, aliás posicionam-se como os “Porsche” dos grelhadores. O formato oval é inspirado nos fornos de barro asiáticos milenares, os "kamado", mas o desenho atual combina a tecnologia do grelhador clássico a carvão, com um "fumador" e um forno de exterior.
Este três-em-um tem como público alvo todos os que se autointitulam como “o rei do churrasco” e que se orgulham de fazer a melhor carne grelhada de forma indireta: fumada, crocante por fora e sumarenta por dentro. O senhor grelhador em forma de ovni verde promete muito mais do que grelhar carne: também se especializa em peixe, mariscos, tem uma base especial para pizzas, fondues, pão, pratos gourmet e até... sobremesas.
No ano passado, cá em casa pensou-se em comprar um grelhador maior e o meu marido andou pelo menos um mês a estudar modelos. Páginas web, visitas às exposições, fóruns de churrascos em alemão e em inglês, livros de cozinha... Fiquei impressionada com a quantidade de informação que existe sobre o mundo dos churrascos. Na altura, lembro-me de lhe dizer: vais ficar um mestre em “churrascologia”!
A escolha final acabou por ser entre os grelhadores americanos Weber e o Green Egg. Eu votei na inovação do ovo verde, simplesmente porque me parece curiosa, a ideia de um churrasco em forma de ovo que para além de carne, faz pizzas crocantes e bolos (sim... eu só penso nos hidratos de carbono!). O meu marido, mais conservador, preferiu comprar o Weber, pois já conhecia a marca de outros churrascos. Não houve discussão. Cá em casa quem “churrasca” é ele e por isso, entendo, também deve ser ele a ter a última palavra em relação ao modelo de churrasco.
Porém, a curiosidade feminina é incontrolável! E por isso aceitei o convite para ir descobrir todas as funcionalidades do “Green Egg”. Este fim de semana vou passar pela "Big Green Egg Extravaganza " para ver como é que funciona o e depois contarei tudo por aqui... Isso, sim talvez seja boa ideia deixar o cartão de crédito em casa, não vá aparecer um ovo verde no meu jardim...