Caladessa Doc Branco, premiada a essência líquida alentejana.
Parabéns, Herdade da Calada! Um dos meus brancos favoritos para um entardecer estival, o Caladessa Doc Branco, 2014, acaba de ganhar a Medalha Tambuladeira de Ouro, um prémio atribuído pelos Escanções de Portugal. Trata-se de um vinho branco produzido numa herdade centenária nos arrabaldes de Évora.
Ao verter um pouco desta pura essência alentejana num copo, observa-se o amarelo-palha, que condensa os longos entardeceres das searas e o infinito das planícies. O sabor casa bem com o gosto feminino, boa acidez e aromas de fruta tropical com notas de limão. Apresenta um corpo redondo, envolvente, boa estrutura. Embora se encontre um ligeiro frescor cítrico, o Caladessa Doc Branco carateriza-se por um sabor longo e expressivo.
A Medalha Tambuladeira de Ouro (90 em 100 pontos) é uma das distinções vínicas nacionais mais importantes de prova e qualificação de vinhos. Este prémio de qualidade, aprovado e regulado pelo Instituto do Vinho e da Vinha, vem juntar-se a outras distinções conseguidas pelos vinhos da Herdade da Calada. No ano passado, o Block 3 Tinto 2012 recebeu o Tambuladeira de Ouro, e o Caladessa Tinto Doc Escolha, 2012 e o licor Clemente de B, foram galardoados com o Tambuladeira de Bronze.
Para além da produção vínica, a Herdade da Calada também produz azeite virgem extra e oferece uma experiência genuína de enoturismo alentejano. O casal Maria e André Jean-Claude Penauille, aguardam-nos numa casinha de herdade, caiada a branco e amarelo-sol, cheia de charme, rodeada de vinhedos e à beira do lago da barragem. Mal posso esperar por refugiar-me uns dias no silencio e na calma da natureza alentejana. Ai que vontade de meter-me à estrada!
Para mais informação:
Herdade da Calada
Estrada de Évora-Estremoz
Tel. 00351. 266. 470. 030
O Caladessa DOC Branco, 2014, foi galardoado com mais um prémio.
"Uma casa portuguesa com certeza, é com certeza, uma casa portuguesa!"
Poesia campestre. Jardins pincelados a violeta, vermelho e fúcsia.
Templo de evasão. Aqui esquece-se até a substância do tempo.
Gado que pasta manso, com o Alentejo no olhar.
Um segredo bem guardado, as experiências de enoturismo da Herdade da Calada.
O lago da barragem, a planície verde, o céu eterno.
A Herdade da Calada possui 35 hectares de vinha, 110 hectares de olival, 60 de cereais, 215 de montado, uma barragem e várias pequenas represas de água. O Paraíso.
"Life is too short to drink bad wine"