O Rei dos Espargos Brancos.
Há coisas que uma pessoa só sabe quando vive na Alemanha, ou quando a Alemanha vive contigo. Esta última possibilidade é o meu caso, porque estou casada com um alemão, que é muitoooo alemão. Isso quer dizer que cá em casa, entre outras tradições, celebramos a estação dos espargos brancos.
Thomas Weber, o Mestre do Talho e agora, "rei dos espargos".
Sim, na Alemanha existe uma estação “oficial” de espargos que este ano começou no dia 10 de Abril e que durará cinco ou seis semanas, no máximo. Durante este tempo é possível comprar em quase todos os supermercados, mercados e postos móveis específicos, quilos e quilos de espargos.
Grande parte da população germânica adora espargos e existe uma incalculável quantidade de receitas para os trazer à mesa. A mais conhecida é simplesmente servi-los cozidos (atenção ao ponto da cozedura, não se podem cozer demais) com molho de manteiga ou hollandaise, fiambre alemão, batata e ovos cozidos e uma pisca de sal, pimenta fresca e salsa picada finamente. Uma delícia!
Eu fui “apresentada” a esta tradição há já alguns anos, e agora, eu sou a mais “espargueira” cá de casa. Por mim, podia comer espargos todos os dias. Se não exagerarmos nos molhos (eu aportuguesei a coisa e ponho-lhe um fiozinho de azeite), os espargos são bastante diuréticos, não têm muitas calorias e servem para fazer um “detox” ao corpo. Com todos os condimentos e acompanhamentos, os espargos são tudo menos “diet”, ao contrário, viram uma bomba calórica devido ao molho holandês, mas o sabor... bem, até os anjinhos cantam!
Mas, onde é que em Portugal se arranjam espargos brancos alemães? Sim, porque os nossos também são bons, mas existe qualquer coisa de especial nos espargos alemães. Dizem os especialistas que é a qualidade da terra e da água que lhes confere um aroma inigualável. E não pode ser um espargo qualquer, devem ser bem frescos! Na Alemanha compram-se os espargos quase diretamente do campo, porque aos quatro ou cinco dias depois da apanha, já perderam o aroma caraterístico.
Aqui no Algarve temos um fornecedor oficial de espargos: é a “Metzgerei” do Vila Vita Parc, em Porches, Lagoa. Só descobrimos que faziam entregas de espargos no ano passado. E desde então, durante a estação do espargos, vamos lá pelo menos uma vez por semana para ir buscar os nossos preciosos quilinhos.
A “Metzguerei” é realmente um talho-gourmet que fica mesmo ao lado do “Jardim da Cerveja / Biergarten” do Vila Vita, na rotunda da N125 em Porches, Lagoa. Foi inaugurado à cerca de três anos, como boutique de carne, mas já existia há cerca de uma década como ponto de venda da fábrica de salsichas, fiambres e carnes do Vila Vita. Como disse anteriormente, os espargos brancos casam bem com o fiambre alemão, e é precisamente na “Metzgerei” que podemos adquirir fiambre fumado ou cozido feito com a melhor tradição alemão e carne alentejana!
Os espargos importados pela “Metzgerei” provêm da região de Bruchsal, no centro da Alemanha, uma das melhores zonas de cultivo. Literalmente são apanhados no mesmo dia em que são enviados a Portugal, por isso, é preciso encomendar com dois ou três dias de antecedência. Quando chegam às nossas mãos vêm tão frescos que emanam um perfume especial e se os esfregarmos ligeiramente até "gritam de frescura" (técnica recomendade pela minha sogra alemã, sim, a sério!).
O “rei dos espargos” é realmente, o mestre de talho Thomas Weber, um alemão oriundo da Floresta Negra, que veio para Portugal há mais de 15 anos para dirigir o projeto da fábrica de talho, salsicharia e carnes do Vila Vita Parc. Os clientes que provavam as salsichas e preparados de carne nos restaurantes do Vila Vita, começaram a encomendar para levar para casa e depois, a pedir um ponto de venda na fábrica. Do pequeno balcão aberto apenas algumas horas por semana, surgiu há três anos, um belíssimo talho-gourmet que oferece fiambres, salsichas e enchidos alemães e carnes de altíssima qualidade provindas de animais que pastam na quinta “Herdade dos Grous” no Alentejo.
A carne é portuguesa, mas as técnicas de preparação e maturação são as do centro da Europa.
“Em Portugal existe o costume de vender as carnes frescas, sem período de maturação, por isso têm uma textura tão dura” diz-nos Thomas Weber que defende que os períodos mínimos de maturação de uma boa carne devem estar entre os 30 e os 60 dias, sob as mais rigorosas condições de higiene e frio, “só assim conseguimos carnes tenrinhas e cheias de sabor”, revela. Embora entenda que as técnicas alemãs de preparação de carnes estão mais desenvolvidas na Alemanha, Weber diz-nos que a matéria prima portuguesa é de muito melhor qualidade do que no seu país: “quem nos dera ter acesso na Alemanha às carnes de aqui, a carne alentejana é uma maravilha”. Uma combinação irresistível, que atrai a muitos residentes estrangeiros, entre eles o famoso músico Udo Jürgens (recém falecido), que ficou conhecido em Portugal pela autoria da canção “Verde Vinho” na versão portuguesa de Paulo Alexandre. A “Metzgerei” ainda não têm muitos clientes portugueses porque o espaço é mais conhecido nos círculos dos residentes estrangeiros, mas aos poucos, vão ganhando mais e mais portugueses.
A bonita entrada da "Metzgerei", a bonita boutique de carne alemã.
Tetos algarvios e carne alentejana. Azulejos e salsichas alemãs.
As especialidades de carne e salsichas elaboradas segundo
as receitas alemãs, mas com a qualidade das carnes portuguesas.
Thomas Weber, orgulhoso dos seus produtos.
A "Metzgerei" está ao lado do restaurante "Biergarten"
onde é possível provar as especialidades de carnes
e salsichas alemãs que também estão à venda no talho.
As simpáticas empregadas de mesa envergam o traje típico
do sul da Alemanha o "dirndl".
De volta a casa... cá estão os espargos fresquinhos e depois, ao jantar, a degustação... Mahlzeit!
Incrível, hoje de manhã nos campos alemães de Bruchsal,
à tarde na minha cozinha, no Algarve.
E à noite, no meu prato... uma delícia!
#espargosbrancos #espargosalemães #VilaVitaParc #herdadedosgrous #ThomasWeber #ThomasWeberMetzgerei #ThomasWeberVilaVitaParc #espargosdeBruchsal #reidosespargos #BiergartenVilaVitaParc #JardimdaCerveja #dirndl #dirndltrajetípicoalemão #Metzgerei #Metzgereialemã #MetzgereiVilaVita #MetzgereiThomasWeber #MetzgereiBiergartenPorches #MetzgereiPorches #lagoa #boutiquedecarne #boutiquedecarnealgarve #Mahlzeit