Sushi-Ya: o japonês-fusão em Almancil.
Eu nunca estive em Tóquio (com grande pena minha), mas já estive em japoneses em várias cidades do mundo e por isso posso adiantar uma hipótese: o sabor de um sushi europeu é diferente do americano, do oriental ou até mesmo do asiático. Na Europa, a cozinha japonesa mesmo mantendo-se fiel à sua linha original e usando os produtos japoneses, apresenta sempre variações. Seja a forma de temperar o arroz avinagrado com mais ou menos açúcar, a fusão entre os sabores orientais e ocidentais ou ainda a utilização de peixes locais, o contexto acaba por transformar a cozinha japonesa-europeia num produto híbrido para agradar ao paladar ocidental.
Mas, não nos deixemos enganar... lá porque que existam muitos restaurantes japoneses a praticar esta fusão, não significa que sejam todos bons. Aliás, contam-se pelos dedos em Portugal aqueles que destacam por oferecer uma cozinha de excelência. Hoje, vou falar de um dos bons!
Tártaro de Salmão com Abacate.
Não é o melhor japonês de Portugal, mas é talvez um dos melhores da região central do Algarve. Chama-se Sushi-Ya e fica em Almancil, na Rua do Comércio. O espaço nunca me chamaria a atenção pela arquitetura exterior, nem pela localização: fica numa das ruas secundárias de Almancil, sem vista ao mar, nem jardins luxuriantes. Só fui porque um amigo nos recomendou vivamente o restaurante. E valeu a pena!
Chamo-lhe um “japonês honesto” porque se centra no importante: na técnica, na qualidade dos produtos, numa oferta gastronómica e serviço excelentes. O resultado? Está sempre cheio com clientes portugueses, estrangeiros residentes e turistas. Ao almoço, porque oferece um imbatível preço de buffet-gourmet por 14,50€ (de terça a sexta) e ao jantar, com menu “a la carte” brilha pela oferta gastronómica de excelência.
O proprietário e Chef Luis Candeias resolveu expandir a sua criatividade gastronómica neste espaço de fusão, depois de quase uma década de experiência positiva com o restaurante homónimo em Faro, o “Sushi-Ya Garden”. Hoje, o grupo Sushi-Ya mantém os dois restaurantes em pleno funcionamento e assume-se como um dos nomes mais conceituados da gastronomia nipónica algarvia.
No Sushi-Ya Fusion, a carta apresenta os clássicos do sushi para os mais puristas, mas prima pelas variações de sushi-fusão com receitas de criação própria ou reinterpretações de sushis famosos. No Sushi-Ya-Fusion as escolhas dos Sushimen (os Chefs que preparam os sushis) recaiem em produtos não convencionais (não fosse este um restaurante de fusão) como o queijo brie ou o filadélfia, o morango ou a manga. Trata-se portanto de um espaço mais experimental e por lá encontramos uma cozinha japonesa com influências internacionais e algarvias.
Da diversa escolha, destaco os tártaros de atum ou de salmão (o da fotografia), o tataki de peixe manteiga (o peixe vem levemente selado no exterior) com o doce do molho Ponzo, os nigiri de salmão braseado com morango e filadélfia (bola de arroz espalmada com a fatia do peixe no topo), ou os Hot-Sushi-Yas, rolinhos com alga ligeiramente panados e fritos. O menú já é bastante extenso, mas os chefs estão a sempre a criar pratos novos, por isso o melhor é perguntar qual é a tendência do momento. O serviço à mesa é impecável, feito com descrição, atenção e profissionalismo. O restaurante tem uma sala interior com decoração agradável e moderna, com madeiras claras e iluminação suave: bastante funcional, com barra de sushi ao final. Conta também com uma esplanada exterior que se revela bastante agradável nas noites de verão.
Se está pelo Algarve, não perca nem o Suhi-Ya Fusion, nem o Sushi-Ya Garden, mas aconselho-lhe vivamente a reservar mesa, especialmente de Junho a Outubro. Kampai! (à nossa!, em Japonês)
Rolinhos com caranguejo e enrolados em salmão.
Tataki de peixe-manteiga com molho Ponzo.
Variação de "Hot-Sushi-Yas" rolinhos fritos e crocantes com recheio de atum ou salmão.
A entrada do restaurante.
O display do buffet ao almoço. Os "sushiyamen" estão sempre a criar novos pratos.
Neste dia havia muita gente, por isso o buffet aparece um pouco desarrumado.
A minha seleção do buffet... tataki de atum, dois hotsuhiya
e nigiris de salmão braseado com morango e queijo filadélfia... uma delícia!
Outro tártaro, neste caso de atum!
Cá em casa ainda não nos decidimos se o melhor
é o de salmão ou de atum... os dois são muito bons!
Sushi-Ya Fusion (em Almancil)
Rua do Comércio, 56
8135-125 Almancil
N.37.08979º . W.8.03708º
Telefone: (+351) 289 399 614
Telemóvel: (+351) 915 069 932
Email: geral@sushiya.pt
Aberto de terças a domingos: Almoços e Jantares
Sushi-Ya Garden (em Faro)
Rua Cruz das Mestras, 36
8000-174 Faro
N.37.01922º . W.7.93250º
Telefone: (+351) 289 821 196
Tlmv: (+351) 916 914 696
Email: geral@sushiya.pt
Aberto de terças a domingos: Almoços e Jantares