Rockstuds da Valentino. Os sapatos mais desejados do mundo.
Hoje pusémos em foco, os Rockstuds da Valentino. São os sapatos mais desejados do mundo.
Os originais calçam a mulheres famosas, modelos, "fashionistas" ou bloggers de moda em todo o planeta. São os sapatos que mais aparecem fotografados nas redes sociais. Mas as cópias andam por aí, à espera de quem as encontrar...
Já deve ter visto ou ouvido falar dos Rocktstuds da Valentino. Têm um desenho facilmente identificável, com as fivelas em “T” e os bordes cobertos de tachas brilhantes, umas mini-pirâmides de clara inspiração roqueira pós-anos-oitenta. Os Rockstuds foram lançados no Outono de 2010 com as versões (hoje, clássicas) em nude (beige) e negro. Cada ano e devido ao crescente interesse das mulheres de todo o mundo, os Rockstuds têm sido produzidos em várias cores, em saltos de diferentes alturas e até já existem “clutches” (carteirinhas de mão) a fazer-lhes jogo e cujo design inclui as famosas tachas.
Mesmo que o desenho original tenha sido “lançado” há alguns anos, os sapatos cumprem com todas as tendências atuais, em especial a ponta em bico. Dão-nos um ar roqueiro-chique e são capazes de valorizar qualquer “look” desde umas simples gangas com uma camisa branca, um fato até um vestido de cerimónia.
Para as senhoras que não conseguem andar com sapatos muito altos e mas mesmo assim querem ter toda a atenção nos pés, os Rockstuds existem em versão salto-baixinho bailarina, sandália e ténis. Aliás, a versão original que provocou uma histeria entre as “fashionistas” vinha precisamente com o saltinho de 3cm, e esta é a primeira vez que um sapato de culto é lindo e ao mesmo tempo confortável. Hoje, a variedade dos modelos é realmente impressionante, podemos encontrar o modelo stilletto (saltinho fino) pequeno, médio e alto, o formato sandália rasa ou com plataforma, ou ainda com o salto mais grosso.
Os preços oscilam entre os 600 e os 1.200 euros, dependendo do sapato, do desenho e das aplicações finais. As cores mais famosas são: rosa pastel, rosa-morango, nude (beige em dois tons), negro mate e brilhante, azul-petróleo e amarelo-limão. Este ano a Valentino lançou ainda uma versão multicolor que reúne varias nuances do arco-íris. Prometem, com certeza, deixar os nossos pés muito mais bonitos neste Verão!
Imitações dos Rockstuds de 20 a 200 Euros
Neste mundo globalizado, quando um artigo começa a ser muito desejado o que é que a indústria paralela faz? Pois é, copia! Alguns fazem-nos mais “legalmente” e produzem sapatos absolutamente idênticos mudando-lhes três coisinhas insignificantes (a marca e qualquer outro detalhe impercetível) e vendem os sapatos com a maior naturalidade do mundo. É possível encontrar estas “cópias quase perfeitas” em algumas lojas (sim, em Portugal também) dos Rockstuds por valores entre os 100 e os 200 Euros.
No mercado paralelo das cópias baratas feitas na China, onde a pele e as tachas são substituídas por sucedâneos de plástico, é possível encontrar cópias imperfeitas por cerca de 20 euros.
Não vou ser hipócrita e vir para aqui pregar que a compra das “imitações” é ilegal, que é um atentado contra os direitos das marcas e do desenhador, entre outro argumentos perfeitamente lícitos. Não negando a sua legitimidade, é preciso ver que estas questões devem estar situadas “num contexto”. Entendo que se um produto desperta o interesse do mundo inteiro para ser até copiado e produzido para as massas, isto terá uma contrapartida de exposição pública para as marcas que as tornará, como numa espiral, cada vez mais conhecidas. E se o “contexto” económico em que vivemos (não só em Portugal, mas em tantas outras regiões do mundo) não permite a muitas famílias sobreviverem, quanto mais pensarem em comprar sapatos deste preço. Trata-se de um luxo. Portanto na minha opinião (por isso este é o meu blogue), se uma mulher com poder aquisitivo limitado tiver o sonho de calçar uns “Rocktuds” tem todo o direito de comprar um sucedâneo. Ou não fazemos o mesmo com os eletrodomésticos de linha branca ou as marcas de alimentação e cosmética que se vendem na prateleira ao lado das originais? Por mais que os grandes grupos de luxo advoguem que o mercado da cópia e da contrafação lhes provoca prejuízos de milhares cada ano, estou segura que os produtos originais continuam a vender-se e quando mais caros melhores, porque as clientes de certo poder aquisitivo desejam precisamente isso, o único e o mais chique. Por isso, todos os anos a Valentino lança novas edições, com desenhos diferentes mas inspirados no original. Quanto mais variarem, mais difícil tornam ao mercado da cópia.
Verdadeiros ou copiados, ninguém tira o mérito à “maison” italiana, Valentino Garavani e aos seus desenhadores Maria Grazia Chiuri e Pierpaolo Piccioli terem criado uns sapatos que ficarão para sempre na história da moda feminina.
Para quem quiser saber mais, aqui fica uma galeria de Rockstuds e o link direto para a Valentino.
Qual é o vosso favorito?
As versões multicolor deste ano:
e as versões mais clássicas, sempre inovadoras pela escolha de cor ou do modelo: