“Pressione para Champanhe” no Bob Bob Ricard. O derradeiro luxo do “Expresso do Oriente” encapsulado
Nevoeiro e chuva. Estamos no coração de Londres, no bairro de Soho e aquela chuva miudinha teima em tornar o dia desagradável, assim que é imperativo procurar um restaurante bonito e inspirador que nos transporte a um mundo imaginário. Aqui, no Soho encontramos uma eclética diversidade de lojas "antique", cafés e restaurantes geridos pelas mesmas famílias há várias gerações. Por aqui há restaurantes com raízes francesas, italianas, russas e judaicas, mas a escolha já está feita, mesmo antes do avião ter partido de Lisboa. O nosso destino gastronómico é um excêntrico e único restaurante, de seu nome “Bob Bob Ricard”.
A decoração é tão especial que poderia ser o cenário de qualquer novela de Agatha Cristie. Os espaços do “Bob Bob Ricard” estão inspirados no luxuoso mundo do “Expresso do Oriente” o mítico comboio-hotel de longa distância que ligava as paisagens europeias e asiáticas, de Paris a Constantinopla, hoje Istambul. Inspirado nas luxuosas viagens deste comboio, que desde 1883 alterou várias vezes as suas rotas e que ainda funciona entre Paris e Viena e esporadicamente entre Londres e Moscovo, o arquiteto de interiores David Collins, conseguiu captar esse mundo imaginário e personalizá-lo nas paredes do “Bob Bob Ricard”.
Hoje é possível provar por aqui especialidades gastronómicas de várias partes do “velho mundo” como o clássico “Beef Wellington” feito com carne amadurecida durante 28 dias, um espetacular tártaro de veado servido com 12 gramas de caviar “Alberta Petrossian” e ovo de codorniz, as melhores ostras de Gaulle, um “Pelmeni trufado da Sibéria” ou seja almôndegas de cordeiro e vitela em caldo, e para sobremesa a “Bob Bob Ricard Glória de Chocolate” composta por mousse de chocolate “Jivara”, brownie de chocolate, merengue, e compota de maracujá e laranja....
A decoração é riquíssima em detalhes, como o uso de materiais nobres, o calor das painéis de carvalho, assentos com estofos em pele azul em forma de vagão de comboio, os originais papéis de parede orientais, a nobreza do mármore, os jogos de espelhos e a iluminação feita com candelabros cubistas feitos artesanalmente em Viena... Mas talvez o mais curioso aspeto é que nas mesas existe um curioso botão onde se pode ler “press for champagne” ou seja “pressione para champanhe”! Existe também um reservado para 16 comensais, onde é possível celebrar eventos especiais, ou ter a privacidade necessária para desfrutar sem azáfamas ou olhos curiosos de uma refeição gourmet.
O restaurante “Bob Bob Ricard” está aberto todos os dias para almoço, chá das cinco e jantar. Recentemente adicionou à sua experiência gastronómica o “Club Room”, um espaço luxuoso decorado em tons de vermelho e ouro que nos recorda os tempos do “Grande Gatsby” e que oferece a possibilidade de mesas para jantar para pequenos grupos de 4, 6 ou 8 comensais. Em ambos espaços, o luxo da decoração do restaurante estende-se ao serviço impecável e aos uniformes impolutos do "staff".
Aos clientes é pedido um certo formalismo no vestir. Por aqui encontramos homens de negócio com os seus fatos britânicos de risquinha e azul intenso e mulheres lindas vestidas com as últimas novidades saídas da Selfridge’s ou de Harrod’s. E atenção, mamãs! Parece que crianças com menos de 12 anos não são admitidas, parece que este é um sítio de sonho só para “crescidos”.
Somos transportados para um outro mundo, algures entre as personagens do “Expresso do Oriente” e os loucos “Anos Vinte”. Lá fora, continua a chover, por isso, permanecemos mais um pouco nesta cápsula onde mora o imaginário chique.
Para mais informação e reservas:
email: reservations@bobbobricard.com
Tel: tel: 0203 145 1000
Direção:
Bob Bob Ricard Restaurant
1 Upper James St, Soho, W1F 9DF
Londres
Eu quero é um destes botões em casa! (Mas a ser possível com champanhe rosé grátis).
A sala do reservado para jantares mais íntimos.
A luxuosa decoração desdobra-se em jogos de espelhos, padrões e geometrias.
Como se estivéssemos a bordo do Expresso do Oriente.
Nas laterais das mesas encontramos o famoso botão "press for champagne"
e mesmo ao lado uma tomada para carregar a bateria do Iphone.
A sumptuosa receção.
Detalhes até nos uniformes e nos vitrais das janelas.
O glorioso "Beef Wellington".
Tártaro de veado servido com 12 gramas de caviar “Alberta Petrossian” e ovo de codorniz.
Sim, sim! Mais calda de chocolate quente por favor!!!!
O mais recente "Club Room"
A decoração inspirada no "Great Gatsby" convida-nos a um momento de evasão.
(Fotografias de Paul Winch-Furness e brevemente as minhas)