Esse pequeno-almoço de domingo... porque eu mereço!
Haverá algo melhor do que passar preguiçosamente a manhã de domingo e depois mimar-nos com um grandioso pequeno-almoço ou um “brunch”? Haverá melhor forma de celebrar a semana do que com esse festim gastronómico que confunde o pequeno-almoço tardio com um almoço prolongado, e onde tanto podemos provar croissants crocantes com marmelada como um prato de marisco algarvio? Pois é, eu acho que os “brunchs” são das melhores adaptações culturais feitas nas últimas décadas.
Etimologicamente “brunch” é uma palavra inglesa que tem origem na combinação de “breakfast” (pequeno-almoço) e “lunch” (almoço) e foi pensada nos princípios do séc. XIX como uma refeição de festa para dias especiais, feriados ou domingos. Posteriormente, na década de 20, nos chamados anos loucos, nos Estados Unidos o “brunch” ganhou nova preponderância como refeição ideal para quem gosta de festejar no sábado à noite e quer dormir até tarde nas manhãs de domingo. Depois o conceito de “brunch” foi evoluindo e torna-se pretexto não só para convidar amigos e família, como também, para sair de casa e disfrutar de uma refeição social, divertida e variada num ambiente bonito, como um hotel com vista ao mar, ao jardim ou piscina, um bom restaurante ou um café especializado que ofereça estes festins gastronómicos.
Eu não sou de comer muito de manhã, por isso, esperar até quase à hora de almoço é uma boa opção para mim pois ganho mais fome. O meu marido é que é capaz de comer a qualquer hora, pratos e pratos, sinceramente, não sei como é que é mantém a figura! Mas lá está, quem faz os preços dos “brunchs” conta com pessoas como nós, os que comem pouco e os que comem muito...
Hoje trago-vos imagens do pequeno-almoço e do “brunch” que serve o Hotel Conrad no Algarve. O "brunch" acontece todos os domingos e tem um preço de 44 euros por pessoa, que inclui buffets de pãezinhos e croissants, frutas e verduras, carne assada e saladas variadas, seleção de docinhos, sumos e “smoothies”, grelhados no momento, e até um buffet com marisco. As bebidas como o sumo de laranja, cafés, chás e o champanhe estão também incluídos. O “brunch” é servido nos jardins junto à piscina e é amenizado com música ao vivo. No preço, para além da experiência gastronómica, estão incluídas duas espreguiçadeiras com toalhas junto à piscina onde podemos descansar com um reparadora sesta e despertar-nos com um refrescante mergulho. Começa a ser servido a partir das 12:30 até às 15:00 aproximadamente. O ambiente é fantástico, as mesas são dispostas à sombra dos pinheiros e costuma ser muito bem frequentado por residentes da Quinta do Lago.
Outra opção, para quem não quiser esperar até tão tarde, o restaurante Louro também serve pequeno-almoço das 8:00 até às 11:30, com um preço de 18 euros por pessoa e a escolha é igualmente diversa, pois para além dos pratos do buffet de pequeno-almoço, temos à disposição um menu “à la carte” com pratos especiais como “waffles quentes”, omelete especial Louro, um prato de enchidos regionais, ovos escalfados e até um prato de picanha brasileira! Igualmente dentro do preço incluem-se os cafés, chás, champanhe, sumo de laranja, “smoothies” e outras bebidas feitas com frutas. O pequeno almoço está divido em várias estações, uma com os pratos quentes como ovos mexidos, tomates no forno, bacon crocante, rostis de batata, cogumelos salteados e mini-panquecas; e uma estação com pães, croissants, bolinhos, compotas, marmeladas e um curioso favo de mel. Existem várias zonas de frio com atraentes copinhos coloridos de iogurtes com frutas, papas de aveia, mini-saladas de frutas, “smoothies” tropicais, enchidos variados e salmão fumado... Para além do espaço interior é possível sentar-nos junto à piscina “infinity”, que foi escolhida o ano passado como “a melhor piscina da península ibérica” pelos clientes da Trivago.
E volto ao inicio do texto, haverá melhor maneira de mimar a alma do que aconchegar o estômago com estas propostas deliciosas? Investir em tempo de qualidade para nós, com os/as nossos/as companheiros/as, amigos e família à volta de uma mesa? Então, tchim-tchim e bom Domingo!
Pequeno-almoço no Louro, Conrad Algarve
A estação de pratos quentes no pequeno-almoço no Louro.
No interior do restaurante Louro, tudo preparado para um "pequeno-almoço" de luxo.
Fazendo as "macaquices" do costume!
Pequeno-almoço com esta vista? Quem pode pedir mais?
"Brunch" ao sol do Algarve, um prato cheio de coisas boas!
Um "brunch" no paraíso.
O maravilhoso cenário verde onde o "brunch" é servido.
Uma das estações de grelhados e pratos quentes do "Brunch".
Depois do "Brunch" é obrigatório ficar a "morenar" junto à piscina.