O excêntrico mundo de Karen chegou ao Algarve
Venha comigo dar um olhar mais próximo à exposição “Karen in Wonderland”, da artista Karen Joubert-Cordier, que está em mostra na galeria Conrad Algarve, na Quinta do Lago. O exótico evento da inauguração contou com a presença da artista, performers, bailarinos, música, canapés com cores vibrantes de acordo com a paleta cromática dos quadros e uma energia muito interessante. Porém, havia tanta gente, tantos sorrisos, saltos altos, perfumes, pessoas com quem falar, uma miríade de impressões que me desviaram do mais importante e óbvio, a Arte. Às vezes as vernissages têm destas coisas, somos engolidos pela energia social, pelo cumprimentar desta e daquela pessoa, pelas conversas sem sentido, em vez de concentrar-nos no trabalho do artista.
Por isso, ontem voltei à exposição, sem pressas, para percorrer o “mundo maravilhoso de Karen”, simbolicamente representado em telas coloridas e cheias de vida, por onde pululam personagens de cartoon, formas surreais, uma grandiosa vegetação, flores e animais exóticos.
A internacionalmente reconhecida obra de Joubert-Cordier veio a Portugal pela mão da galeria louletana ArtCatto. Nas telas e painéis encontramos um fascinante mundo que explora a fauna e a flora que habitam na prodigiosa imaginação da artista francesa-americana. A sua obra é imediatamente reconhecida: flores, jardins e arbustos gigantes, que pela sua macro impressão têm o poder de transforma-nos, em pequenas formigas envoltas nesse abundante vergel. Encontramos também personagens de cartoon que se entrelaçam com formas fantásticas, num mundo maravilhoso e por vezes bizarro. O trabalho de Karen desafia as fronteiras entre o Pop Art e o Surrealismo e explora uma linguagem plástica onde o kitsch se transforma numa excêntrica celebração do mundo.
Parabéns ao título da exposição “Karen in Wonderland”, pois somos realmente convidados a deixar o mundo real e a entrar pelo espelho de Alice num “mundo das maravilhas”, um paraíso de cores, flores fantásticas, padrões geométricos que fazem rodopiar a nossa mente ao som do tic-tac do relógio do Chapeleiro Maluco. Tal como o livro de Carroll “Alice no País das Maravilhas”, a obra de Karen Joubert-Cordier, tem o condão de fazer-nos questionar quem somos no mundo, e enfrentar perguntas que possuem respostas complexas demais ou eternamente abertas à reflexão. Talvez a única resposta possível, seja mesmo apimentar a nossa vida com uma explosão de cor, magia e loucura.
O trabalho de Joubert-Cordier está em exibição em diversos museus e galerias em todo o mundo, do qual se destaca o Museu Georges Pompidou, o Museu de Arte Moderna de Toulouse ou a Fundação Rockefeller. E de entre os colecionistas que já se apaixonaram pelo “maravilhoso mundo de Karen”, nomeiam-se o Sir Elton John e o ex-primeiro ministro francês, Jean-Francois Girard.
Se estiver pelo Algarve não deixe escapar esta ocasião de poder ver “ao vivo e a cores” a impressionante obra de Karen Joubert-Cordier. Sim, porque todos nós precisamos de um momento de loucura e evasão...
Mais Informação:
ArtCatto - Galeria de Arte
Tel: + 351 289 419 447
email: info@artcatto.com
web: www.artcatto.com
A entrada para a exposição é um corredor ilustrado com cartoons... sim, esse é o meu pé!
Os preços dos quadros variam entre os 4.000 e os 6.500 euros.
Walt Disney meets Jeff Koons?
Uma colorida esfera anima o foyer do Hotel Conrad Algarve.
Adorei este painel, faz-me lembrar da minha vida nas Ilhas Canárias. O verde das Bananeiras...
Durante a inauguração do evento, no dia 2 de Abril.
profusão de cores até nos canapés...
Este quadro está em licitação anónima, e o valor da sua venda reverterá para a associação ACCA.
Se quiser licitar, por favor, entre em contato com ArtCatto: +351 289 419 447 (Sra. Gillian)