Palácio de Estoi, o grande desconhecido do Algarve.
Há quem pense que o Algarve é apenas sinónimo de praia. Verdade, em parte. Não podemos ignorar que é o destino de praia, mar e sol por excelência do nosso Portugal. Mas sabia que há muito mais para descobrir? Neste e em próximos posts vou falar-lhe de um outro Algarve, o desconhecido, onde a tradição está mais arraigada, os costumes são mais autênticos, o falar mais cerrado e o aroma a flores e vegetação é tão intenso que nos leva a fechar os olhos, embriagados pelos perfumes da Natureza. Naturalmente que é preciso deixar para trás os polos turísticos e adentrar-se pelas cidades, vilas e aldeias tradicionais. Todas elas com o seu charme especial e encanto próprio... Monchique, Paderne, Silves, Santa Bárbara de Nexe, Loulé ou Estoi entre tantas outras...
Hoje vou falar-lhe do Palácio de Estoi, o palácio desconhecido que reina, plácido, nos montes de Estoi (a poucos quilómetros de Faro) e descansa o olhar no horizonte perfilado pelo Atlântico.
Foi construído no final do século XVIII pelo morgado Dom Francisco José Carvalhal e Vasconcelos, fidalgo da Casa Real Portuguesa. A arquitetura eclética, mistura influências barrocas e neoclássicas terá sido foi restaurada a princípios do século XX pelo arquiteto Domingos da Silva Meira, por ordem do visconde de Estoi, Dom Francisco José da Silva. A restauração terminou em 1909 com uma grande festa.
O Palácio permaneceu na família do visconde de Estoi, passando de geração em geração, até 1987, quando foi adquirido pela Câmara Municipal de Faro. Posteriormente foi adaptado a Pousada e para alojar os quartos, spa e piscinas foi construído um grande anexo em arquitetura moderna. Hoje, o Palácio de Estoi faz parte das Pousadas de Portugal e é membro da prestigiada marca internacional “SLHW” - Small Luxury Hotels of the World.
As Pousadas de Portugal foram adquiridas há vários anos pelo Grupo Pestana Hotéis, empresa responsável pela gestão hoteleira do Palácio em conjunto com a Enatur.
No edifício original encontramos a receção e os salões de chá, a capela e o restaurante. No edifício novo de linhas modernas esperam-nos 63 quartos (45 duplos, 15 superiores e 3 suites), um Spa e uma piscina exterior para adultos e crianças.
Os frescos que decoram os tetos são uma maravilha, combinando apliques
em gesso e talha dourada.
Fiquei apaixonada por duas cómodas em talha dourada e respetivas cadeiras.
Reparem no pormenor da pintura central.
Esta é a outra cómoda que conquistou o meu coração,
é praticamente igual à anterior, diferindo o fresco central.
O fresco que decora o foyer entre a receção e a capela.
O fresco que orna o teto da sala verde pastel.
A bonita capela, lugar de silêncio e reflexão, serve hoje como galeria de arte.
Pode ser também utilizada para um casamento privado.
A porta para o jardim de entrada. Lindíssimo o teto em folhas de hera.
A antiga cozinha e o fogão original foi conservado e
é agora a entrada para o restaurante da Pousada.
A zona nova da Pousada do Palácio de Estoi oferece uma piscina,
spa e 63 quartos (45 duplos, 15 superiores e 3 suites).
Bonitos jardins de inspiração francesa. O Palacio de Estoi é um
pequeno Versailles no coração do Algarve.
Pormenor de decoração na porta e a bela maçaneta.
Para mais Informação:
Pousada do Palácio de Estoi,
Rua de S. José, Estoi, 8005-465 Faro
Tel: (+351) 210 407 620 e Tel. para Reservas: (+351) 210 193 029
Coordenadas do GPS: N37º 5' 47,72" , W 7º 53' 45,13"