Restaurante "O Pequeno Mundo": ou o grande jardim dos sabores.
Anda à procura de um lugar único para ir celebrar o seu Amor? Aqui fica a sugestão do Avenida Chique para um jantar muito especial de São Valentim, o restaurante "O Pequeno Mundo". Este jardim de epicuro é uma opção válida para qualquer outra noite romântica, porque afinal, o dia dos namorados é sempre que dois apaixonados quiserem...
Atrás desta porta de ferro aguarda-nos um restaurante muito especial. Uma das jóias gastronómicas deste nosso Algarve, rico em experiências para os sentidos. No "O Pequeno Mundo" o restaurateur Joaquim Vilela e o chef de cuisine Guy Doré tocam um ensamble culinário digno dos paladares mais exigentes. A moradia conserva o charme de grande casa portuguesa, decoração clássica, faiança e azulejos antigos, entalhes em madeira, móveis vintage, candelabros em cobre e ouro velho, arranjos florais com flores frescas de amendoeira. Nas paredes alinham-se antigas ferramentas de estábulos em ferro forjado, que vêm lembrar o passado agrícola destas terras, a tradição secular das nossas gentes.
Um arranjo simples e belo: a celebração das nossas amendoeiras em flôr, a sakura portuguesa.
O bar junto à lareira, para começar uma noite romântica em grande estilo.
Joaquim Vilela, um dos proprietário, leva-nos até ao bar com a cerimónia da velha escola. Sentamo-nos à lareira em bancos almofadados e com um copo de vinho Herdade dos Grous Moon Harvested. A conversa flui, entre sorrisos e os sabores frutados do néctar alentejano. É hora de olhar para a carta do chef francês Guy Doré. O menú inclui alguns pratos que se mantiveram inalterados desde a abertura do restaurante, em 1999. Clássicos como a "sopa de mexilhão com massa folhada", o "estaladiço de camarão", os "filetes de dourada provençal", o "caril de camarão com manga", o "chateaubriant com molho béarnaise", ou o "fondant de chocolate sobre creme inglesa", entre outros.
Para a entrada, escolhemos partilhar os "cannelonis de vitela com molho pesto". A escolha do prato principal recaiu no "pregado com molho de manteiga e limão, quinoa com vegetais e abóbora menina" (uma verdadeira delícia dos mares) e no "naco de bife grelhado com batatas Gratin Dauphinois e molho bearnaise". Para a sobremesa pedimos um incontornável da casa, o croustillant de framboesas e nata fresca, algo simples, etéreo mas tão, tão delicioso!
O amuse bouche da noite: shot de abóbora, cenoura e gengibre.
Para a entrada, uns cannelonnis de vitela com molho pesto aromático.
Sorbet de limão com Grand Marnier e lascas de laranja fresca e confitada.
Um especial fora de carta, Pregado com molho de manteiga e limão com quinoa e abóbora. Fantástico.
Naco de Vitela Grelhado com Gratin Dauphinois e molho Bearnaise.
Uma das melhores sobremesas que conheço: o maravilhoso Crostilland de Framboesas!
O serviço é feito de forma atenta, com decoro e atenção. A tradição da boa escola de hotelaria é conservada com primor neste "Pequeno Mundo". Empregados de mesa bem treinados, copos de cristal e complicados decantadores, porcelanas trabalhadas da Vileroy & Bosch, marcadores de mesa e bonitos talheres, trazem à memória a glória antiga das grandes mesas, dos banquetes requintados. Os tempos dourados, quando para ir a um restaurante era preciso vestir-se para a ocasião. E aqui, ainda se preservam (e vivem) essas memórias. É possível, claro, ir de jeans. Mas porque não, vestir-se para a ocasião? Com a pompa e circunstância adequada e experimentar uma noite especial, em fato escuro e vestido de noite? Não é um restaurante para todos os dias, é um sítio especial, onde se podem imaginar bonitas celebrações como um aniversário especial, um eterno São Valentim ou até um pedido de casamento. No Verão, o pátio da entrada aprumado em calçada portuguesa, sardinheiras e buganvílias em flor e uma fonte veneziana, é o lugar ideal para desfrutar de um jantar romântico. Se ainda não sabe onde ir celebrar o seu São Valentim, aqui fica esta sugestão. Mas não se esqueça de reservar, porque mesmo no Inverno, por vezes é difícil conseguir mesa.
Enquanto jantávamos começou a chover forte. Sentiam-se as lágrimas contra a janela e o barulho das gotas grossas no telhado. Sorri de felicidade. Ali dentro, entre as paredes quentes, o cenário romântico e acolhedor, a luz das velas... percebi a escolha do nome para este restaurante. Não importa o que passa lá fora, aqui existe um "Pequeno Mundo" onde é possível desfrutar de uma garrafa de vinho, de excelente gastronomia francesa com produtos algarvios e de um ambiente acolhedor e elegante. O Pequeno Mundo recebeu a menção de três garfos Michelin e espero sinceramente que um dia lhes chegue a desejada estrela.
Preço médio por pessoa sem vinho: 50 euros.
Contato:
Restaurante Pequeno Mundo, Apartado 3615
8135-907, Pereiras. Almancil, Algarve
Telefone: (00351) 289 399866
E-mail: info@restaurantepequenomundo.com
Deixo ficar a localização para o GPS, porque se forem como eu, vão-se perder nas primeiras vezes...
N 37.09096º W 8.05090º
(Fotografia: Avenida Chique)
Para a posteridade... eu e o Sr. Joaquim Vilela, um dos co-proprietários do "O Pequeno Mundo". Obrigada pela simpatia e atenção a todos os pormenores!
Mais fotografias do Restaurante, agora retiradas da página web oficial:
Fotografias : Cortesia da Página Web "O Pequeno Mundo"