top of page

O Monólogo do Hambúrguer perfeito: Jamysburger

Lembram-se daquele episódio de "How I Met Your Mother" (no Brasil, Como Eu Conheci Sua Mãe) em que os personagens passam metade do tempo a suspirar por um hambúrguer perfeito? Os protagonistas envolvem-se numa procura mirabolante por um pequeno restaurante que serve o melhor hambúrguer de Nova Iorque. O monólogo de Marshall (ver o vídeo no fim do post) sobre o que significa mergulhar a boca num delicioso pão tostado, onde a frescura da salada crocante combina com a carne grelhada, é mais do que um tributo ao prato-rei do fastfood, é quase uma ode à vida, ao hedonismo, ao prazer de comer e existir.

Pois é, na semana passada, quando estive por trabalho em Frankfurt vi-me envolvida numa cena semelhante. Os meus colegas alemães passaram o dia inteiro a falar de um tal bar-restaurante onde supostamente serviam o melhor hambúrguer de toda a Alemanha. Eu que nem gosto nada de fastfood, depois de ouvi-los durante todo o dia a descrever as bondades do sítio, dei por mim a salivar por um hambúrguer. Assim, que no dia seguinte, cedi à tentação e lá marchámos em conjunto até à Oskar Von Miller Strasse, nº 1, mesmo no meio da cidade de Frankfurt e pertinho do rio Main, para desfrutarmos daquele que poderia ser, mais do que um hambúrguer, uma experiência gastronómica única!

O lugar chama-se Jamysburger e tem um desenho urbano que mistura madeira com mobiliário de cores tipo Ikea. Muito atual, contemporâneo, portanto nada a ver com restaurante antiquado do "How I Met Your Mother". Nas outras mesas vi a outros comensais com cara de felicidade gastronómica enquanto mergulhavam de cabeça nos seus hambúrgueres e batatinhas fritas com molho. Isto promete, pensei eu! Mas cá dentro de mim o anjinho da culpa, começou logo a chatear: "olha as calorias!".

Mandei o anjinho de volta ao céu, no momento em que chegou o meu pedido: O hambúrguer. Muito mais que um hambúrguer. Começo a salivar antes mesmo de dar-lhe a primeira dentada. Oh, sim, essa primeira dentada. Um pedaço de paraíso transformado em pão ligeiramente tostado, carne de primeira, tenra e saborosa, o molho aveludado, e o pickle, sim, o pickle que ludibria sabores e acentua a experiência! As batatinhas fritas cobertas com molho de nata-ágria, cebolinhas de talo frescas e bacon crocante.... Oh simmmm! E tal como diria o Marshall, "this is no mere sandwich of grilled meat and toasted bread, Robin. This is God!"

Aqui fica a sugestão, se andarem lá pelas Alemanhas, por trabalho ou por viagem de lazer, este é um sítio a não perder! E cá por Portugal, qual é o vosso sítio favorito para um hambúrguer? Dêem-me sugestões!

Aqui está ele, o rei dos hambúrgueres alemães!

Essas batatas-perdição com molho de nata, cebolinho e bacon crocante! Quem resiste?

Está quase a acontecer... a magia da primeira dentada! Sentem a vertigem?

Marshall e o Monólogo do Hambúrguer: o melhor discurso sobre comida alguma vez escrito numa série de televisão!

Sobre o Blog

Sobre Mim

Um blog sobre a essência do bom viver. O Avenida Chique é um blog português sobre viagens, turismo e gastronomia para quem desfruta com os grandes prazeres da vida: restaurantes de eleição, hotéis e spas, os melhores vinhos e cocktails, viagens cá dentro e lá fora, artes e cultura. 

Seja muito bem vindo/a ao 

Avenida Chique!

  • Facebook Clean Grey
  • Instagram Clean Gris
  • Google+ Clean Gris
  • Twitter limpio gris

Advertisement / Publicidade

Posts Relacionados

bottom of page