top of page

A história de amor entre um Grego e uma Pavlova

Esta história tem vários ingredientes para ser um bom post de domingo. Primeiro, as personagens principais são três maravilhas da alta pastelaria internacional. Concretamente: "miss" Pavlova de frutos vermelhos, o "mister" Banoffee e o "mister" Cheesecake. A trama desenrola-se num cenário deslumbrante: as paradisíacas terras do Algarve. E finalmente, temos um herói internacional: Philippos Valtinos, um grego com pinta de George Clooney e que vive em Loulé, há mais de 20 anos. Então, ficou convencida? Vamos lá então começar...

Era uma vez um paisagista que vivia em Atenas e que sonhava com o mundo da pastelaria. Durante cinco anos, trabalhou entre flores e relvados verdejantes, mas a imaginação fugia-lhe para as cores e as formas de belos pastéis. Um belo dia, surgiu-lhe a oportunidade de trabalhar como ajudante de "patissier" para um grupo italiano que queria produzir o "melhor gelado" de toda a Grécia. O nosso paisagista, que por certo, se chama Philippos, não pensou duas vezes: abandonou para sempre as ferramentas dos jardins e foi trabalhar na geladaria. O trabalho deu-lhe ainda outra oportunidade, realizar uma formação em patisserie, pastelaria profissional, na bela cidade de Florença. Durante esses meses em Itália, Philippos aprendeu ao máximo, transformando-se de pasteleiro-amateur a pasteleiro-artista. De volta a Atenas, Philippos continuou a desenvolver-se e a criar experiências pasteleiras cada vez mas elaboradas. Tudo corria pelo melhor, Philippos decidiu enveredar pelo mundo empresarial e montou um dos primeiros bares de saladas em Atenas. Um projeto arrojado na época, com 20 receitas de saladas feitas diariamente e disponíveis para consumo quer no restaurante, quer em take away.

Philippos tinha cerca de 30 anos quando, numas férias, veio visitar os pais ao Algarve. Um sopro do destino inspirou-o a mudar de vida e resolveu começar tudo de novo. Montou o seu próprio restaurante, o "Philippos" em Montechoro, com especialidades gregas, dançarinos e com o tradicional "rompe pratos".

Agora, encontramos a Philippos num acolhedor restaurante de porta azul e paredes caiadas a branco, "O Grego", situado no centro antigo da pitoresca cidade de Loulé. E a chama da paixão pela alta pastelaria, continua bem acesa dentro do seu coração. Começou aos poucos, a servir pastéis e sobremesas especiais aos clientes dos seus restaurantes. Depois, o boca-a-boca, a conversa e as recomendações, trouxeram-lhe mais pedidos, encomendas e... a fama! As suas receitas encontram-se disponíveis em apenas alguns restaurantes como "O Lemon Tree", "Aquarelle" ou "Izzi's", no seleto supermercado Apolónia, ou por encomenda. Entre as estrelas do seu circo pasteleiro, encontramos um Cheesecake com uma textura inacreditável, que se derrete na boca como uma nuvem cremosa, uma vistosa Pavlova de frutos vermelhos, e a grande especialidade, o "Banofee", uma tarte cremosa de biscoito, bananas e toffee de nata e caramelo. Diz, quem prova esta especialidade de banana, que nunca comeu nada igual.

As receitas? Bom, o chef Philipos quando se mete no laboratório pasteleiro fá-lo a porta fechada e as suas receitas estão guardadas no segredo dos deuses gregos! Entre todas, escolho a Pavlova, a rainha das sobremesas, onde o crocante exterior do merenge se mistura com um interior cremoso, nata montada, frutas frescas e um delicioso coulis vermelho. Crê-se que esta receita foi criada no Hotel Wellington na longínqua Nova-Zelândia, na década de 20. Procuravam um doce suave e etéreo, para homenagear a visita da bailarina russa, Anna Pavlova.

Já sabe, quando estiver de férias no Algarve, não deixe de experimentar estas especialidades pasteleiras únicas. Se tiver a sorte de residir por aqui, pode encomendar uma destas maravilhas e deliciar-se com uma experiência pasteleira de alto nível.

E esta "estória" termina aqui, porque com estas propostas doces, quem é que não vive feliz para sempre?

Contatos: "By Philippos" / Banofee / Tel. 933896044

Philippos no Facebook:

Restaurante "O Grego" Rua Eng. Duarte Pacheco 116, Loulé 8100-571, Portugal.

O simpático Chef Philippos e o seu "Banoffee" : uma experiência cremosa de bananas, crocante biscoito e creme caramelo... / Foto: Luis da Cruz

Esta maravilha é a Pavlova de frutos vermelhos, a minha perdição... Foto: Luis da Cruz

Uma fatia gulosa de Banoffee... hummm.... quem quer? Foto: Luis da Cruz

E esta textura do Cheesecake? Uma nuvem de puro prazer!

Baby-Pavlova, versão individual... / Foto: Luis da Cruz

Eu e o Philippos à porta do restaurante. Este meu sorriso tonto deve ser do subidão de açúcar!

(esta foto, claramente não é do Luis da Cruz, mas sim tirada rapidamente com o meu

telemóvel para imortalizar o momento)

Banoffee em todo o seu esplendor! / Foto: Luis da Cruz

Sobre o Blog

Sobre Mim

Um blog sobre a essência do bom viver. O Avenida Chique é um blog português sobre viagens, turismo e gastronomia para quem desfruta com os grandes prazeres da vida: restaurantes de eleição, hotéis e spas, os melhores vinhos e cocktails, viagens cá dentro e lá fora, artes e cultura. 

Seja muito bem vindo/a ao 

Avenida Chique!

  • Facebook Clean Grey
  • Instagram Clean Gris
  • Google+ Clean Gris
  • Twitter limpio gris

Advertisement / Publicidade

Posts Relacionados

bottom of page