Os 9 km mais bonitos da Ria Formosa
Suite Bergamasque (1905) de Claude Debussy seria a música perfeita para ilustrar a minha "power walk" feita ontem no bucólico cenário da Ria Formosa. Foram 9,04 km de trilho pelas dunas da Ria. Saímos do estacionamento da Praia do Gigi, pelo caminho de terra ladeado por pântanos e montanhas de sal, em direção à Ilha de Faro. São aproximadamente 5,5 km de pura beleza natural. Depois, ao chegar ao fim do caminho é preciso abandonar a natureza e caminhar pela lateral da estrada de alcatrão e atravessar a ponte até chegar à Ilha de Faro. São apenas 700mts, mas a estrada é muito apertada, os carros correm como loucos e não existe lugar para peões, portanto, é uma parte perigosa. A minha Yorkie, Bonnie, não gostou nada desta parte. Teve que ir com a trela curta e ficou muito nervosa. Eu, também. Mas não lhe disse nada. :)))
Finalmente, já chegadas à Ilha de Faro, caminhei para o lado direito, por entre o casario. Aí, fizemos uma paragem para comprar água. Estava tudo fechado e entrámos num pitoresco barzinho da comunidade APRAFA, responsável por defender os interesses dos moradores da Ilha de Faro. Lá dentro, apenas uma mesa com 5 velhotes a jogar às cartas. Tudo o resto parecia paralisado no tempo, de repente pensei que estava em Cuba... mas não, aqui mesmo, no nosso Algarve!
Os restantes 3km em direção à Quinta do Lago, foram feitos pela areia, junto ao mar, com direito a pôr-do-sol!
Eu sei que agora a moda é colocar fotos de corpinhos bem feitinhos e de "antes e depois" como inspiração e motivação para fazer exercício. Mas eu acho que a beleza natural do nosso país, deve ser motivação suficiente para sairmos do sofá e investirmos umas horinhas de caminhada... em nós e na nossa saúde física e mental!
Eu demorei uma hora e quarenta e três minutos, incluindo paragem para beber água e tirar fotografias. Mas eu sou, segundo o meu querido marido alemão, uma "Schnecken", ou seja, um caracol... por isso você é capaz de fazer melhor e mais rápido! Vamos lá, anime-se!
Aqui começa o caminho, vamos lá dar corda às sapatilhas!
Estamos em Janeiro: e cá no Algarve já temos florinhas primaveris...
Ladeando o caminho, os pântanos da Ria Formosa. Onde o Céu e a Terra se fundem em pura poesia...
A parte mais "perigosa", mas com uma moldura natural impressionante!
O pitoresco bar da APRAFA na Ilha de Faro. Pit-stop para água fresquinha.
Bonnie e a imensa paz da praia
De volta ao parque de estacionamento da Praia do Gigi. Alongamentos com vistas panorâmicas.