O pantagruélico menú de Passagem de Ano do Henrique Leis!
Um pantagruélico menu com estrela Michelin para despedir o Ano de 2014 em glória? Sim, essa foi a experiência esperada no Henrique Leis em Almancil. Mas a noite foi mais do que isso. No acolhedor restaurante do Chalet Suiço, Henrique Leis e a sua equipa receberam-nos com o coração aberto. Foi como ir jantar a casa de velhos amigos. O bom trato, associado a uma seleção irrepreensível de pratos requintados, transformaram a noite num dos melhores jantares de Passagem de Ano da minha vida. Obrigada pela fantástica experiência!
E aqui está o concerto de sabores escolhido pelo chef-pintor (as fotos (mal) tiradas com o Iphone não fazem justiça à beleza da apresentação dos pratos):
O Amuse-Bouche com o Shot de Beterraba, um macarron, uma bolinha de bacalhau e mais qualquer coisa que não me recordo... mas que era igualmente deliciosa! :):):)
Um dos grandes momentos: tartar de atum blue fin com textura de abacate (reparem no rendilhado exterior, coroado com esta violeta comestível)
Variações de Foie Gras de Pato e Ganso, sempre um acerto.
Outro prato favorito: Este blinis esconde salmão fumado e caviar... A estas alturas já começava a ficar cheia, mas a gulodice obrigava-me a comer mais e mais...
Sabores do mar em triologia. A maravilhosa renda feita em tinta de lula esconde um pedaço saboroso de pregado, um polvo tenríssimo e lagosta de Sagres. Talvez o melhor prato do menu. Grandioso.
Eu não gosto de Pombo. Mas provei o peitinho e não estava mal de todo. Agora, a perna do Pombo, foi uma autêntica revelação! O meu estômago ficou a bater palmas... vinha envolta em massa filo crocante e recheada com uma parmentier... extraordinário, um prémio para os cinco sentidos!
Neste cestinho de sobremesa, aguardava entre outras maravilhas, um delicioso (e curiosamente leve) mousse-gelado de after-eight e chocolate branco... oh, Meu Deus!